sexta-feira, 19 de setembro de 2014

GOIÂNIA - GO


foto:http:/pt.wikipedia.org

GOIÂNIA

Quando ouvimos falar de Goiânia, automaticamente o ocorre associação com duplas sertanejas famosas, fazendas, águas termais (que apesar de estarem em Caldas Novas, ou seja, distantes de Goiânia, quando somos de fora, a impressão que temos é de que são ao lado ou em Goiânia), pequi e outras coisas ligadas ao estado de Goiás.

É claro que Goiânia tem tudo isto, exceto as águas termais, mas também é uma cidade que oferece diversos atrativos para turismo que muita gente desconhece.

Você sabia que Goiânia possui o segundo maior conjunto arquitetônico do mundo, quando se trata de Art Déco? Eu notei que a influência do estilo Art Déco na arquitetura da capital goiana era forte, desde a segunda vez que estive na cidade, mas não me passou pela cabeça em momento algum que fosse de tamanha proporção. Os principais pontos na cidade em Art déco são patrimônios tombados pelo IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico.

Quando estive em Goiânia pela primeira vez, confesso que sai de lá decepcionado, na verdade detestei a cidade, pois fugia completamente do que me haviam falado sobre a mesma. Ocorre que descobri que fui apresentado à cidade de forma, totalmente errada, e como sempre a primeira impressão é a que fica.

Posteriormente, uma colega que reside na cidade, me apresentou a cidade por um outro ângulo e na ocasião, comentei com ela, que ai sim poderia dizer que estava conhecendo a tão falada Goiânia. A partir daí a cada ida que faço à cidade, vou conhecendo e aprendendo um pouco mais sobre sua história, costumes e cultura.

Como sempre, vou falar um pouco sobre a história da cidade e aproveito para avisar que no final do post , também falarei sobre o conceito de Art Déco, já que este termo será bastante citado na narrativa.

Goiânia é a capital do estado de Goiás, distante de Brasília apenas 209 quilômetros, portanto a capital estadual mais próxima da capital federal.

É a cidade com maior população do Centro-Oeste, excetuando-se Brasília, o que a torna um importante centro para áreas da indústria, medicina, moda e agricultura.

Até a sua criação, a capital do estado de Goiás era a Cidade de Goiás, também conhecida como Goiás Velho. A nova cidade foi planejada e construída para ser a capital politica e administrativa do estado.

A ideia em transferir a capital de Goiás para um novo local, entre idas e vindas, durou cerca de 180 anos, até que Pedro Ludovico Teixeira, nomeado interventor federal por Getúlio Vargas, no final de 1932, tomou as primeiras providências para que Goiânia fosse construída. A proposta de Pedro Ludovico estava em consonância com a Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro.

Estátua de Pedro Ludovico Teixeira - Praça Cívica

Após a criação de uma comissão para definir o local onde seria construída a nova capital, chegou-se a conclusão de que seria na região de Campinas. Seguiram-se os trabalhos para realização do plano diretor da cidade, por Atílio Correia Lima, que definiu o traçado de ruas/avenidas e o planejamento arquitetônico. Para escolha do nome da capital, um jornal da época, promoveu um concurso que definiu o nome de Goiânia.

O planejamento de sua arquitetura teve influência do estilo Art Déco, que caracterizou o padrão dos primeiros prédios da cidade.
Em 24 de outubro de 1933, no local onde atualmente é localizado o Palacio das Esmeraldas, na Praça Cívica, Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental da nova cidade.

Em 2 de agosto de 1935, por força do disposto no artigo 1° do decreto estadual número 327, deu-se a denominação de Goiânia à nova capital.

A partir de 1935 começou a transferência dos órgãos governamentais da cidade de Goiás para Goiânia que já contava com os prédios governamentais erguidos em conformidade com o projeto.

A efetiva transferência da capital do estado foi oficializada em 1937, através do decreto número 1816. Contudo, a inauguração oficial de Goiânia só aconteceria em 5 de julho de 1942, quando foi realizado, no Teatro Goiânia, o batismo cultural da nova capital de Goiás.

Na década de 50, a cidade contava com diversos prédios públicos, construídos no estilo art déco, os quais tinham grande valor significativo para a arquitetura brasileira, deste modo, em 2003, um conjunto de 22 prédios e monumentos públicos localizados no núcleo central de Goiânia e do bairro de Campinas foi incorporado oficialmente ao patrimônio histórico e artístico nacional. Alguns deles são os relacionados a seguir:

Praça Cívica (todo o conjunto de prédios) – centro de Goiânia
Colégio Lyceu de Goiânia – Rua 21, Centro
Delegacia de Administração – Praça Cívica, Centro
Estação Ferroviária – Praça do Trabalhador, Centro
Fórum e Tribunal da Justiça - Av. Anhanguera, Centro
Grande Hotel – Av. Goiás, Centro
Palácio das Esmeraldas – Praça Cívica, Centro
Procuradoria Geral do Estado – Praça Cívica, Centro
Trampolim e Mureta do Lago das Rosas - Setor Oeste
Tribunal Regional Eleitoral – Praça Cívica, Centro

Tribunal Regional Eleitoral - Praça Cívica

Edificio em art déco - Praça Cívica

Grande Hotel - Av. Goiás - art déco

Goiânia é a capital brasileira mais arborizada do país. A cidade possui diversos parques e bosques. Sendo assim vou começar a narrativa sobre suas atrações, por eles.

PARQUES E BOSQUES

PARQUE AREIÃO – Localizado no Setor Pedro Ludovico, é formado por pista de corrida, trilhas ecológicas, estação de ginastica, playground e lago.

Parque Areião
foto:http://pt.wikipedia.org

PARQUE FLAMBOYANT – localizado próximo ao Estádio Serra Dourada, conta com Lagos, pista para caminhada e corrida, jardins, fonte, ponte, mirante, ciclovia e playground.

Parque Flamboyant
foto:www.panoramio.com

BOSQUE DOS BURITIS – localizado no Setor Oeste, conta com grande área verde, possui lago e uma fonte com um dos maiores jatos d’agua do Brasil. Abriga também o Museu de Arte de Goiânia, o Centro Livre de Artes e o Monumento à Paz.

Bosque dos Buritis

Bosque dos Buritis

Bosque dos Buritis

Bosque dos Buritis

PARQUE VACA BRAVA – localizado no Setor Bueno, é considerado um dos cartões-postais da cidade, possui pista de corrida, estações de ginástica e lago.

Parque Vaca Brava
foto:www.goiania.go.gov.br

PARQUE BOTAFOGO – localizado nos Setores Central e Leste, região central da cidade.

Parque Botafogo
foto:www.wikimapia.org

PARQUE MUTIRAMA – é um parque de diversões fixo. Possui réplicas em tamanho real de animais silvestres e pré-históricos.

Parque Mutirama
foto:http://pt.wikipedia.org

PARQUE LAGO DAS ROSAS (ZOOLÓGICO DE GOIÂNIA) – é o parque mais antigo, criado nos anos 40, abrigava um grande canteiro de rosas e faz parte das edificações em Art Déco da época da criação de Goiânia. Atualmente abriga o zoológico da cidade e possui pista de corrida, mirante, playground e lago.

Parque Lago das Rosas
www.flickr.com


 

MUSEUS

MUSEU PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA – Esta instalado no local onde era a casa do fundador de Goiânia, e foi transformado em museu desde 1987. seu acervo é composto com objetos pessoais, fotos, documentos e uma biblioteca. Está localizado na área central, próximo à Praça Cívica.


Museu Pedro Ludovico

MUSEU GOIANO ZOROASTRO ARTIAGA ( site ) Está localizado na Praça Cívica e seu acervo é formado por uma biblioteca e uma ala que trata sobre o folclore, também possui o acervo de história de Goiás. As peças expostas são relativas a arte sacra, arte popular, minerais e rochas, artefatos indígenas, etc. http://museugoianozoroastroartiaga.blogspot.com.br/p/o-museu.html

Museu Goiano - Praça Cívica

Museu Goiano - Praça Cívica

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA – Inaugurado em 1988, é um espaço onde são expostas centenas de obras contemporâneas, inclusive de artistas locais. Esta localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

Museu de Arte Contemporânea
www.ccon.go.gov.br

MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA – Foi criado em 1969, e foi o primeiro museu público municipal de artes plásticas em toda a região centro-oeste, faz parte do Bosque dos Buritis.

Museu de Arte de Goiânia

Museu de Arte de Goiânia

Museu de Arte de Goiânia

MONUMENTOS

MONUMENTO ÀS TRÊS RAÇAS – é uma escultura de 7 metros de altura, realizada pela artista plástica Neusa Moraes, a qual representa as raças que formaram o povo goiano: o negro, o branco e o índio. Está localizado na Praça Cívica.

Monumento às Três Raças - Praça Cívica

Monumento às Três Raças - Praça Cívica

Monumento às Três Raças - Praça Cívica

MONUMENTO À PAZ – é uma obra do artista plástico Siron Franco, possui 5 metros de altura e em seu interior possui amostras de terra provenientes de diversos países.

Monumento à Paz

MONUMENTO AO BANDEIRANTE – Este monumento, inaugurado em 1942, esta localizado na Praça Atílio Correia Lima, mais conhecida como Praça do Bandeirante. Ela esta localizada no cruzamento de duas das principais avenidas da capital, a Goiás e a Anhanguera. O nome oficial da praça homenageia o arquiteto responsável pelo plano piloto de Goiânia e a estátua homenageia o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, fundador da antiga capital de Goiás, a Cidade de Goiás. O monumento é uma escultura em bronze com 3 metros e meio de altura.

Monumento ao Bandeirante
foto:www.skyscrapercity.com

MONUMENTO DA PRAÇA LATIF SEBBA (Viaduto Latif Sebba) – Este monumento ocupa o local onde era a antiga praça Latif Sebba, popularmente conhecida como Praça do Ratinho. Foi construído em 2007, e é um projeto do arquiteto goiano Marco Antonio Amaral. É uma referência aos primórdios da urbanização de Goiânia e suas três pontas estão direcionadas para as áreas que a cidade mais cresceu e está em contínuo crescimento que são as regiões Leste, Oeste e Sul. Sua beleza é notável seja durante o dia ou a noite, tornou-se assim um novo marco na paisagem de Goiânia.

Monumento da Praça Latif Sebba

Monumento e Viaduto da Praça Latif Sebba

Monumento da Praça Latif Sebba

Monumento da Praça Latif Sebba

PARTE DO PATRIMONIO EM ART DÉCO

ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA – Exemplo da art déco, possui murais de Frei Nazareno Confaloni. Localizada no final da Av. Goiás.

Antiga Estação Ferroviária

Antiga Estação Ferroviária

Antiga Estação Ferroviária

RELÓGIO DA AVENIDA GOIÁS – trata-se de uma marcante obra que retrata a influência do art déco na cidade. Foi inaugurado em 1942 durante o Batismo Cultural de Goiânia.

Relógio da Avenida Goiás - art déco

Relógio da Avenida Goiás - art déco

CORETO DA PRAÇA CÍVICA – Também é uma das obras que marcaram o estilo art déco, e junto com o Relógio da Av. Goiás, foi inaugurado durante o Batismo Cultural de Goiânia.

Coreto da Praça Cívica
foto:www.skyscrapercity.com

PALÁCIO DAS ESMERALDAS – Após lançamento da pedra fundamental da cidade, em 1933, Pedro Ludovico Teixeira autorizou a construção deste palácio. É um dos projetos de Atílio Corrêa Lima, cuja construção foi finalizada em 1937. Desde então todos os governantes de Goiás ocuparam suas dependências. Seu nome é devido a cor verde-esmeralda que colore a fachada, cujo material possui pontos brilhosos, causando a impressão de que a decoração foi feita por pedras preciosas. Ele está localizado na Praça Cívica.

Palácio das Esmeraldas - Praça Cívica

Palácio das Esmeraldas - detalhe do vitral em art déco

Palácio das Esmeraldas - Praça Cívica

TEATRO GOIÂNIA – Localizado na região central da cidade, é um dos mais antigos espaços de artes cênicas da cidade. Em estilo Art Déco, este prédio foi construído na década de 40, e faz parte do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Teatro Goiânia - art déco

CENTRO CULTURAL MARTIN CERERÊ – é um complexo com três teatros, sendo dois convencionais com 300 lugares cada um e um de arena que comporta 550 pessoas. Neste local são realizados eventos tais como musicais, teatro, lançamento de obras literárias, etc.

Centro Cultural Martin Cererê - teatro de arena

Centro Cultural Martin Cererê - teatro comum

Centro Cultural Martin Cererê - teatro comum

CENTRO DE CONVENÇÕES DE GOIÂNIA – Este local abriga o Teatro Rio Vermelho, que comporta mais de duas mil pessoas. Ali são realizados diversos tipos de eventos.

Centro de Convenções de Goiânia
foto:arqfigurinhas.blogspot.com.br


CENTRO CULTURAL OSCAR NIEMEYER - ( site ) é um complexo de espaços culturais situado na região sul da cidade, foi inaugurado em 2006 e é composto pela Biblioteca, pelo MAC – Museu de Arte Contemporânea, pelo Palácio da Música e pelo Monumento aos Direitos Humanos.

Centro Cultural Oscar Niemeyer
www.ccon.go.gov.br

CATEDRAL METROPOLITANA DE GOIÂNIA – tudo começou em 1937, quando em um terreno muito próximo criaram uma capela, que mais tarde se tornaria a Catedral de Goiânia a partir de 1956.

Catedral Metropolitana de Goiânia

Catedral Metropolitana de Goiânia

Catedral Metropolitana de Goiânia

FEIRAS – elas fazem parte das principais atrações de Goiânia, são realizadas em diversos bairros e atraem um grande público, sejam locais ou de outras cidades/estados. As mais conhecidas são:

FEIRA DO SOL – Feira de rua onde são vendidos bijuterias, roupas, produtos artesanais, além de vários de tipos de comidas e bebidas. É realizada aos domingos, na Praça do Sol, Setor Oeste, das 16 às 22hs.

FEIRA DA LUA – Feira de rua com venda de roupas, calçados, artesanato, produtos místicos e produtos alimentícios. É realizada aos sábados, na Praça Tamandaré, Setor Oeste – das 17 às 22hs.

Feira da Lua

Feira da Lua

FEIRA HIPPIE – considerada a maior feira da América Latina, é realizada aos domingos, na Praça do Trabalhador, Centro (ao lado da Rodoviária), das 07 às 14hs.

FEIRA DO CERRADO – Ali são vendidos produtos típicos do cerrado. É realizada aos domingos, no Parque da Criança (ao lado do Estádio Serra Dourada) , a partir das 9hs.

GASTRONOMIA - a culinária goianiense possui as mesmas características encontradas nas demais partes do estado de Goiás. Ela tem grande influência das cozinhas mineira e baiana. O pequi e a guariroba são bastante utilizados. Muito comuns na capital goiana são a pamonha, a galinhada e o empadão goiano. É muito frequente a presenta de pão de queijo, cuscuz e biscoitos fritos nos cafés da manhã.
As opções para se comer bem em Goiânia são tantas e diversificadas que deixarei você se aventurar e conhecer/provar o que há de bom por lá. Só vou deixar umas dicas, bem de leve, por exemplo, quando ver estes nomes por lá fique atento: HAKONE ( site ) (Restaurante Japonês que já foi considerado o melhor oriental do centro-oeste - Fantástico), CARNE DE SOL 1008 ( site ) (cara de botecão, mas uma carne e acompanhamento indescritíveis, o prato para 1 serve 2, o para 2 serve 4, o para 5 serve 8...rs.rs.rs... verdade!!), bem vou parar por aqui.

Hakone

Hakone

Carne de Sol 1008

Carne de Sol 1008

POLO DE CONFECÇÕES

Goiânia possui fama por ser um polo confeccionista com ótimo produtos, muito procurado pela população. As concentrações de lojas mais conhecidas e frequentadas são as seguintes:

AVENIDA 85 – com comércio variado, inclusive roupas, concentram-se entre as Avenidas T-9 e T-10.

RUA 44, CENTRO – grande variedade de roupas a preços populares.

ESTAÇÃO GOIÂNIA – especializado em roupas, acessórios e moda praia, está localizado ao lado do Terminal Rodoviário.

AVENIDA BERNARDO SAYÃO – considerado o maior shopping a céu aberto da América do Sul, está localizado no Setor Fama. A última vez que estive em Goiânia fui conhecer esta avenida, e para você ter uma ideia, em apenas 40 minutos de caminhada eu sai de lá com 9 peças de roupas!...rs.rs.rs... Isto porque eu fui somente dar uma volta para conhecer o local.

ENTRETENIMENTO - Em matéria de lazer e entretenimento, Goiânia oferece inúmeras opções relativas a bares, restaurantes, cafés, danceterias, feiras, teatros, shoppings, etc. que atendem a todos os públicos e bolsos. Geralmente os hotéis possuem mapas à disposição do público, onde além de orientações de como se locomover na cidade, eles estão repletos de informações a respeito de restaurantes, bares, compras, etc. Basta dizer que há mapas específicos para atividades gastronômicas, de compras e turismo. Aproveite e escolha o seu, ou faça como eu, pegue todos.

HOTÉIS – Em geral fico hospedado nos seguintes hotéis: são HOTEL AUGUSTUS, HOTEL KANANXUÊ, HOTEL RIO VERMELHO, HOTEL PLAZA INN e IBIS HOTEL. O que prefiro é o Ibis Hotel, pela localização, qualidade, atendimento, preço. Mas como disse estes são os que utilizo, pois em Goiânia há muitos outros excelentes hotéis para se hospedar, pesquisando na internet você encontrará o que melhor lhe atende.

Eu sou suspeito para falar de Goiânia, pois gosto tanto da cidade, que quando começo a falar dela não para mais, procurei citar aqui tudo que sei ou conheço a respeito da mesma e espero que você tenha gostado e que se interesse em conhecer mais esta parte do nosso Brasil. Com certeza voltarei em breve para fazer alguns ajustes com acréscimo de informações, pois já estou marcando data para retornar à cidade.

Faço o encerramento da matéria sobre Goiânia por aqui, e caso você não conheça ou queira saber um pouco mais sobre o estilo de design Art Déco, aproveito o momento e na sequencia faço um breve comentário sobre a matéria. Meus agradecimentos ao amigo Wellington de Goiânia que me ajudou bastante na coleta de informações e fotos locais.

Um abraço e nos encontramos em um novo post.

Benevide


Falei tanto sobre Art déco neste post, que por certo gerou a seguinte pergunta: “O que vem a ser exatamente o Art déco?”.

Deste modo, faço um resumo sobre este estilo de design, que surgiu na década de 20.

Art déco, trata-se de um movimento popular internacional de design, ocorrido entre 1925 e 1939, que afetou as artes decorativas, a arquitetura, design de interiores, desenho industrial, artes visuais, moda, pintura, artes gráficas e cinema.

Sua popularidade na Europa ocorreu durante os anos 20 e continuou fortemente nos Estados Unidos durante a década de 30. Este movimento não guardou intenções politicas ou filosóficas, o foco foi meramente decorativo, tendo sido visto como um estilo elegante, funcional e muito moderno.

Utilizando os princípios do cubismo, os edifícios, esculturas, joias, luminárias e móveis são geometrizados, sem perder o requinte, mesmo quando são utilizadas bases simples, tais como concreto armado e compensados de madeira. Também podem ganhar ornamentos em matérias nobres como bronze, mármore, prata, marfim, etc. A art déco possui simplicidade em seu estilo e pode-se dizer que foi vista como uma tentativa de modernizar a art nouveau.

O estilo deve o seu nome à Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas (em francês: Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes), realizada em Paris, em 1925.

Arquitetura - Na arquitetura pode-se observar que o estilo art déco, busca uma tentativa de racionalização dos volumes e dos elementos de ornamentação. O art déco é marcado pelo rigor geométrico e predominância de linhas verticais, havendo a tendência de tornar, através da percepção, o edifício mais alto. Os volumes arquitetônicos são também marcados pelo escalonamento.

Existem duas principais vertentes do art déco dentro da compreensão da arquitetura: o estilo usado em Miami e o estilo usado em Nova Iorque e Chicago. O estilo de Miami é marcado por formas mais puras e pouca ornamentação. O outro estilo é marcado fortemente por uma rica ornamentação e o uso de elementos metálicos. Como exemplos, temos, em Nova Iorque, o Empire State Building e o Chrysler Building.

Art déco em Miami

Art déco em Miami

 Empire State Building - Nova York - art déco
foto:http://en.wikipedia.org

Chrysler Building - Nova York - art déco
foto:www.urban75.org

No Brasil, Goiânia reúne grande número de exemplares de edifícios art déco, a começar pelo traçado da cidade, realizado pelo arquiteto Atílio Correa Lima. São Paulo e Rio de Janeiro também tem grandes marcos arquitetônicos do estilo tais como o edifício-sede da Biblioteca Mário de Andrade e o Estádio do Pacaembu em São Paulo, e a Torre do Relógio da Central do Brasil e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Outros exemplos encontram-se espalhados pelo restante do país.

Biblioteca Mario de Andrade em São Paulo - art déco
foto:www.prefeitura.sp.gov.br

Estádio do Pacaembu em São Paulo - art déco
foto:www.visitesaopaulo.com

Cristo Redentor no Rio de Janeiro - art déco
foto:www.amazoniarede.com.br

Torre do Relógio da Central do Brasil - Rio de Janeiro - art déco
foto:http://arqstyles.wordpress.com

No Brasil, o estilo influenciou artistas como o escultor Vítor Brecheret (1894-1955), sendo uma de suas mais famosas obras o Monumento às Bandeiras, em São Paulo, considerado um grande marco arquitetônico do estilo na cidade.

Monumento às Bandeiras em São Paulo - art déco
foto:www.monumentos.art.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário