sexta-feira, 12 de setembro de 2014

SUÍÇA - Parte 4 - Lucerna



LUCERNA

Minha viagem pela Suíça foi bem descompromissada, no sentido de marcar dia/hora para realizar os passeios desejados. Eu antecipadamente identifiquei as cidades que queria conhecer, de modo que ficassem distribuídas no período em que estaria no país, e iria conhecendo-as na medida que me desse vontade.

Como havia comprado o SwissPass que é o passe de trem livre para circular pelo país, bastava eu decidir o local e para lá iria.

Em um dos dias que estava por lá, acordei de manhã dei aquela espreguiçada e pensei, “aonde vou hoje??”, olhei pela janela para ver como estava o tempo e vi que estava nublado, então de repente me veio à cabeça “LUCERNA”. Pronto estava decidido, e foi para lá que fui passar o dia.

Embarquei na estação de Zurique e em menos de uma hora estava desembarcando em Lucerna.

Foi paixão à primeira vista, pois ao sair da estação de trem, que é enorme e belíssima, você de imediato já começa a ter contato visual com toda a beleza existente na cidade. Apesar do tempo nublado, a quantidade de flores existentes, iluminava o local, permitindo assim você até se esquecer de que por trás daquilo tudo havia um céu cinzento.

Estação de trem Lucerna

Antes de começar a narrativa do passeio vou comentar um pouco sobre a cidade.

Lucerna (em alemão Luzern) é uma cidade que possui cerca de 76.000 habitantes (2009), está distante de Zurique aproximadamente 50 km, e fica situada às margens do rio Reuss, também é banhada pelo Lago Lucerna. Tem como língua oficial o alemão. É uma cidade industrial e considerada um dos principais centros turísticos do país. É sede de festivais internacionais de música.

Rio Reuss

Rio Reuss

Lucerna é mais uma das cidades que expressam fortemente a imagem que temos da Suíça, pois o conjunto composto por sua localização às margens do Lago Lucerna, suas ruas estreitas e floridas, suas praças, suas igrejas, os prédios históricos e as montanhas que fazem fundo à paisagem, a tudo isto agregue organização, limpeza e simpatia de seus moradores, fazem desta cidade um dos melhores locais para se conhecer e estar, tornando-se assim o destino perfeito para turismo em grupo ou individual.

Sem contar que você pode conhecê-la tranquilamente a pé, tendo oportunidade de ir vendo à sua frente pontes cobertas, fontes, prédios com pinturas que os tornam verdadeiras obras de arte a céu aberto, torres, etc. Desta forma mantendo um contato muito próximo com a cidade.

Lucerna - área central

Lucerna é rodeada por várias montanhas, algumas com topos cobertos com neve, tal como o Monte Titlis, que oferece neve ou pelo menos gelo o ano inteiro. O acesso a estas montanhas são a partir de Lucerna, ficando mais tempo na cidade, basta buscar informações quanto a forma de acesso. Outras montanhas são: Pilatus, Rigi, Stanserhorn – que são acessíveis por teleféricos, e oferecem vistas panorâmicas das regiões em torno de Lucerna.

Lucerna - área central

Encontrei um mapa bem bacaninha que mostra toda a área central de Lucerna, fiz algumas indicações a respeito das atrações, de modo que seguindo o roteiro indicado neste post, você conseguirá fazer todo o roteiro a pé, visitando todas as principais atrações. O mapa tem como finalidade principal mostrar o quanto é fácil visitar a pé esta cidade tão linda, ai segue ele:


Legenda
A - PONTE DA CAPELA (Kapellbrücke)
B - ST. PETERSKAPELLE
C - ALTES RATHAUS
D - PRAÇA WEINMARKT
E - SPREUERBRÜCKE
F - IGREJA JESUÍTA (Jesuitenkirche)
G - IGREJA FRANCISCANA – (Franziskanerkirche)
H - MUSEGGMAUER
I - LÖWENDENKMAL (Monumento do leão ferido)
J - BOURBAKI PANORAMA
K - HOFKIRCHE
L - LAGO LUCERNA
M - MUSEU DOS TRANSPORTES SUÍÇO (Verkehrshaus der Schweiz)
N - CENTRO DE CONVENÇÕES E CULTURA (KKL)
O – ESTAÇÃO DE TREM
P - RICHARD WAGNER-MUSEUM

A ordem do passeio, foi praticamente a que cito a seguir, somente com um ou outro ajuste de modo a facilitar e otimizar o roteiro.

PONTE DA CAPELA (Kapellbrücke) – É a peça central da paisagem urbana desta cidade, sendo considerada o cartão postal de Lucerna. É uma grande e linda ponte de madeira coberta, que atravessa o rio Reuss, sendo considerada como uma das mais antigas pontes de madeira cobertas da Europa, datada do século 14. Ela é toda ladeada por flores coloridas, que contribuem para embelezar a atração.
Durante sua passagem pela ponte, em seu interior, poderá observar 112 pinturas do século XVII, restauradas no século XX, que retratam a história da cidade.

Na parte central da ponte, encontra-se a Torre de Água (Wasserturm), que já foi utilizada para diversas finalidades, dentre elas: prisão, câmara de tortura e torre de observação.

Ponte da Capela

Ponte da Capela

Ponta de Capela - com Torre de Água

Ponte da Capela

Ponte da Capela

ST. PETERSKAPELLE – é uma capela do século 18, que está localizada onde anteriormente havia uma igreja do século 12, a primeira a ser construída em Lucerna. Algo que chama a atenção desta capela é um relevo de 1513, que fica na parede dos fundos da capela. Ele mostra uma cena em que Cristo e seus discípulos estão no Jardim de Gethsêmani, quando visitei o local, se não tivesse lido a respeito nem teria notado esta obra de arte.

St. Peterskapelle

St. Peterskapelle - escultura na parede dos fundos - formato de um quadro

ALTES RATHAUS – Local onde funciona a atual prefeitura, trata-se de um edifício renascentista, construído na margem do Rio Reuss entre 1602-1606, cuja lateral possui uma grande torre de relógio. O edifício oferece vista para o centro histórico e para as margens do rio Reuss.

Altes Rathaus

Altes Rathaus

Altes Rathaus - parte voltada para o Rio Reuss

PRÉDIOS COM FACHADAS DECORADAS POR PINTURAS – Na área central, geralmente em volta das praças, o que você mais verá são prédios/casas históricas, cujas fachadas possuem pinturas com afrescos tridimensionais, os quais causam efeito de profundidade e relevo, de modo fantástico. Muitos deles, quando vistos de uma certa distância, passam a impressão de que são totalmente cheio de detalhes, entalhes, recortes, mas na verdade possuem a superfície lisa e todo o efeito é causado pela pintura. São verdadeiras obras de arte.

Lucerna - pinturas nas fachadas dos prédios

Lucerna - pinturas nas fachadas dos prédios

Lucerna - pinturas nas fachadas dos prédios

Lucerna - pinturas nas fachadas dos prédios

Lucerna - pinturas nas fachadas dos prédios

Lucerna - pinturas nas fachadas dos prédios

PRAÇA WEINMARKT – Nesta praça se vendia vinho, hoje é rodeada de belas casas, as quais no passado funcionaram como guildas.

Significado de Guilda: s.f. Associação de pessoas com um interesse comum existente na Idade Média. Formavam-se, assim, guildas de caridade, religiosas, e de fins sociais. Mas as mais importantes eram as constituídas por associações de mercadores e de artesãos.

Praça Weinmarkt

SPREUERBRÜCKE – é uma ponte de madeira coberta, construída em 1408, sobre o rio Reuss. Seu telhado é ladeado por painéis pintados por artista do século 17.

Spreuerbrücke

Spreuerbrücke

IGREJA JESUÍTA – JESUITENKIRCHE – A Igreja de São Francisco Xavier, é um marco às margens do rio Reuss, em pleno centro de Lucerna. Ela foi construída entre 1666 e 1673, exceto pelas torres que foram concluídas no século 19. Estilo barroco e ricamente decorada. É uma das igrejas mais bonitas que já conheci, inclusive pela localização às margens do rio.

Igreja Jesuíta

Igreja Jesuíta - interior

Igreja Jesuíta - altar principal

Igreja Jesuíta

IGREJA FRANCISCANA – FRANZISKANERKIRCHE - A igreja foi construída pelos franciscanos e teve sua construção original iniciada no século 13, chegando a estrutura atual após várias reformas e restaurações. Ainda conserva a área do coral e várias partes em madeiras do século 17.

Igreja Franciscana

MUSEGGMAUER – é uma muralha construída em 1331, que se mantém quase na totalidade com sua estrutura original preservada. Possui 9 torres, sendo que destas apenas 3 estão abertas à visitação. Quando se visita o topo das torres, você tem uma linda vista da cidade e do lago.


Museggmauer
foto:www.luzern.com

Vista do lago Lucerna a partir das murallhas Museggmauer

Vista do lago Lucerna a partir das murallhas Museggmauer

Vista do lago Lucerna a partir das murallhas Museggmauer

LÖWENDENKMAL - MONUMENTO DO LEÃO FERIDO – A bela figura do leão moribundo, entalhada em um bloco de arenito, é um dos monumentos mais conhecidos na Suíça. É uma homenagem aos soldados suíços que morreram em 1792, no Palácio das Tulherias – Paris, defendendo Luís XVI. Foi inaugurado em 1821. O espelho d’água que limita a proximidade do público com a escultura, embeleza ainda mais o trabalho do artista.

Löwendenkmal

Löwendenkmal

Nas proximidades há um museu chamado de Jardin des Glacier (Jardim da Geleira) -clique aqui , onde você tem acesso a uma atração geológica, descoberta em 1872, que são 32 grandes caldeirões que se formaram pela ação da água e de pedras que caiam da geleira que existia no local. Você também terá acesso a outra atrações.

BOURBAKI PANORAMA ( Site ) – trata-se de um centro cultural que reúne cinema, museu, galeria de arte, restaurante e lojas. Além disto, o local abriga uma das poucas pinturas panorama existentes no mundo. A impressionante pintura que Edouard Castres, pintou em 1881, mede 10 m de altura e 112 m de circunferência. Ele retrata um episódio da Guerra Franco-Prussiana de 1870-1871.


Bourbaki Panorama
foto:www.panoramio.com


Bourbaki Panorama - pintura de Edouard Castres (1881) mede 10m altura por 112m de circunferência
foto:www.dieterichfotografie.de

HOFKIRCHE – Destaca-se na paisagem da cidade, por ter duas torres muito altas e pontiagudas. Elas são remanescentes do incêndio que destruiu quase a totalidade da igreja em 1633. Seu interior é decorado em estilo renascentista. Quando visitei esta igreja, tive uma visão muito linda, pois havia ocorrido um evento matinal, onde jogaram pétalas de rosas em toda parte dianteira da igreja. Isto resultou em belas fotografias.

Hofkirche

Hofkirche - interior

Hofkirche - um dos altares laterais

Hofkirche - interior

Hofkirche - em meio a área central

LAGO LUCERNA – a beleza deste lago pode ser apreciada de vários pontos da cidade, e você poderá optar por um dos diversos passeios de barco, que são oferecidos à sua volta. Apesar, que caminhar ao seu redor já é um passeio ótimo.
Lago Lucerna

Lago Lucerna

Lago Lucerna

MUSEU DOS TRANSPORTES SUÍÇO – Verkehrshaus der Schweiz ( Site ) É um local muito procurado para visitas. Carros antigos, locomotivas a vapor, cremalheiras e diversos tipos de transportes, compõe o acervo que mostra a história do transporte ferroviário, rodoviário, aquático, ferroviário e até espacial.


Museu dos Transportes Suiço
foto:www.myswitzerland.com

CENTRO DE CONVENÇÕES E CULTURA (KKL)( Site ) É uma estrutura futurista que consiste em um grande auditório para concertos, centro de convenções e um museu de arte o Kunstmuseum. Ali também são realizados festivais internacionais de música. Fica localizado ao lado da estação de trem.


Centro de Convenções e Cultura - KKL
foto:www.luzern.com


Centro de Convenções e Cultura - KKL - interior
foto:www.obrassoconcerts.ch

Centro de Convenções e Cultura - KKL

RICHARD WAGNER-MUSEUM( Site ) É um museu instalado na vila onde viveu o compositor Richard Wagner, seu acervo é composto por móveis originais e itens ligados à vida do compositor. O local fica nas margens do Lago Lucerna.

Richard Wagner Museum
foto:www.der-neue-merker.eu/richard-wagner-liebte-luzern-2 

E assim finalizo mais uma parte relativa a minha viagem para a Suiça com esta linda e simpatica cidade que é Lucerna, ao escrever este post me bateu uma vontade enorme de reve-la, quem sabe em minha próxima circulada pela Europa.......

O próximo e último post sobre a Suiça será sobre Zermatt, o lugar onde em pleno verão você tem oportunidade de visitar um lugar totalmente nevado.

Um abraço e até a próxima,

Benevide

Nenhum comentário:

Postar um comentário