sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

AUSTRÁLIA - parte 1 - Aspectos gerais e BRISBANE




AUSTRÁLIA

Conhecer este país sempre fez parte de meus planos, porém ele estava lá no final da fila. Mas eis que surge uma oportunidade de viajar para lá, diante do  convite de uma amiga, cuja filha estava residindo naquele país. O convite para viajar com sua família foi feito, aceito e em tempo recorde, me vi seguindo para visitar esta parte do outro lado do mundo.

O país mais distante que havia visitado era o Japão e ai descubro que a Austrália está mais a frente, logo o voo iria demorar mais ainda, já que fomos via oriente médio. Quando se viaja no sentindo contrário , ou seja,  via Santiago do Chile, pela companhia Quantas, a viagem é mais rápida, no entanto na época estava bem mais cara. Assim optamos em viajar pela companhia ETIHAD, via Abu Dabi.

Eu sempre cuido da organização total das minhas viagens, mas nesta foi diferente, uma das filhas de minha amiga cuidou de tudo, atuou como uma verdadeira agente de viagens e fez um excelente roteiro/reserva de voos/hospedagens/passeios. Meu trabalho foi somente transferir o dinheiro das despesas.

Nosso roteiro consistiu em visitar as cidades de Brisbane, Hamilton Island, Melbourne, a ilha da Tasmânia e Sydney. Os deslocamentos foram feitos exatamente nesta ordem e todos via aérea.

As hospedagem foram em apartamentos alugados, o que me rendeu uma ótima experiência de acomodação. Eu adorei este tipo de hospedagem, tanto que já apliquei em  viagens mais recentes.

VISTO - para fazer turismo na Austrália, o visto pode ser obtido por meio eletrônico, basta acessar o site da Embaixada da Austrália e seguir as orientações. O processo é simples, tanto que a filha da minha amiga foi quem solicitou os vistos da família e o meu .

MOEDA - a moeda é o dólar australiano, não compramos a moeda aqui, porque como disse, a filha da minha amiga que estava morando lá, se encarregou de fazer os nossos pagamentos. A opção foi transferir um montante para sua conta na Austrália, por meio de operação de câmbio e ai ela sacava/pagava nossas despesas na moeda local.

Não foi difícil se apaixonar pela Austrália de imediato, pois ele é um país onde tudo funciona, pessoas educadas, padrão de vida bom, comida boa, lojas maravilhosas, transporte público excelente, prédios lindos, a natureza é exuberante, então entendi porque lá é considerado um dos países com a melhor qualidade de vida.

O engraçado é que a gente realmente sente isto quando se visita os locais, principalmente no final de tarde/inicio de noite, quando praticamente todos os dias os trabalhadores australianos, fazem o seu happy hour.

Como viajamos para locais muito diferentes entre si, isto foi ótimo para termos uma boa idéia de como é a vida do povo que vive ali. Não vou dizer dos australianos, porque em um país que abriga uma quantidade tão grande de imigrantes, fica estranho falar "o povo australiano", acho que falar "o povo que vive ali", cai melhor.

Vamos então começar a falar de como foi nossa viagem, ressaltando que há muito mais para se conhecer em todas as cidades visitadas, mas dentro do tempo disponível fizemos o que foi possível  e como dito, vou relatar o nosso roteiro.

BRISBANE

Talvez você pergunte: por que visitar Brisbane?. Até então, eu nunca tinha ouvido falar desta cidade, e começamos a viagem por ali, pois a filha da minha amiga morava lá. Brisbane é uma importante cidade australiana, com a 3a. maior população, é a capital do estado de Queensland.  Eu gostei muito de lá, pois a cidade é linda, organizada, tem um rio que corta a cidade (e dá todo o charme ao local, já que em sua orla há vários pontos de entretenimento), também porque é uma cidade de clima quente,  e como fomos em pleno verão, ai tudo fica melhor.
Brisbane

Brisbane

Brisbane
Brisbane
Iniciamos os passeios  visitando o :

MONTE COOT-THA (Mount Coot-tha), que é uma montanha e de lá se avista a área central da cidade, pois ali é o pico mais alto da área urbana de Brisbane. O local possui trilhas, parques e uma cachoeira, ali também estão os Jardins Botânicos  e o Planetário da cidade.
Vista de Brisbane a partir do Monte Coot-tha

Monte Coot-tha

Monte Coot-tha
Dali seguimos em direção a Gold Coast (Costa Dourada), que esta a aproximadamente 100km de Brisbane,  um local incrível cheio lindas praias, e o local escolhido para parada foi:

COOLANGATTA - que fica ao sul da cidade de Gold Coast. Um local com belíssimas praias e uma estrutura turística nota 1.000. As fotos falam por si no quesito visual e apesar de termos aproveitado bastante o nosso dia, digo que foi pouco para aproveitar a exuberância e comodidades que o local oferece.
Coolangatta
Coolangatta

Coolangatta

Coolangatta

Coolangatta



















O dia seguinte foi dedicado a visitar a área central de Brisbane e passeamos a pé, tendo como ponto alto do dia a visita aos PARQUES DE SOUTH BANK  (South Bank Parklands), uma área cheia de atrações turísticas populares às margens do Rio Brisbane, em pleno centro da cidade. Os parques contam com diversos restaurantes, bares, cafés e pontos turísticos como o Queensland Conservatorium, o Wheel of Brisbane (uma roda gigante), Streets Beach (área de natação artificial livre e gratuita) e varias outras atrações. O que fazer não falta por ali, seja durante o dia ou a noite. O acesso que utilizamos foi por meio de barcas que cruzam o rio e fazem parte do transporte público local, já que estávamos na outra margem, o que não deixa de ser um passeio, pois as vistas a partir das barcas são lindas.


Streets Beach - South Bank

Whell of Brisbane - South Bank

Whell of Brisbane - South Bank

South Bank

South Bank

Depois de um dia circulando pela cidade, merecíamos mais um dia de praia e foi o que fizemos, nos dirigimos para conhecer:

BYRON BAY - uma cidade muito graciosa que na década de 70 foi um reduto da cultura hippie e hoje conta com o turismo como sua principal fonte de renda. Esta a aproximadamente 165 km de Brisbane, um local com praias de areia branca e águas quentes, onde o surfe é bastante praticado. Ali também há um lindo farol, cujo local oferece lindas vistas das praias e é uma das atrações turísticas da cidade. Byron Bay, um local para passar um dia bem tranquilo e agradável. 
Byron Bay

Byron Bay

Byron Bay

Byron Bay
Nosso último dia em Brisbane, começou com uma visita à:

CITY HALL (Prefeitura de Brisbane) - Localizada em um dos edifícios considerado como dos mais belos da cidade, esta aberto para visitação diariamente. Foi construído entre 1920 e 1930 e abriga espaço para exposições, o Museu de Brisbane, a Torre do Relógio de onde se tem uma vista incrível da cidade e outros atrativos que podem ser vistos durante a visita guiada.
City Hall

Vista a partir da Torre do Relógio - City Hall

Vista a partir da Torre do Relógio - City Hall
Finalizada a visita aproveitamos para fazer um mini cruzeiro pelo rio Brisbane, a bordo de uma das embarcações da KOOKABURRA SHOWBOAT CRUISES (https://showboat.net.au/), onde almoçamos e navegamos durante algumas horas pelo rio, aproveitando as vistas maravilhosas e conhecendo um pouco mais da cidade.



Brisbane também conta com ônibus turístico, que facilita muito o deslocamento de turistas pela cidade.

Nosso próximo destino foi HAMILTON ISLAND (a Grande Barreira de Corais), para acessar o post sobre este trecho CLIQUE AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário