sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

AUSTRÁLIA - parte 4 - TASMÂNIA



TASMÂNIA

A Tasmânia é uma ilha que forma um estado da Austrália,  esta localizada a 240km ao sul do país, e ali cerca de 45% do território é formado por reservas naturais e parques nacionais, isto devido a grande diversidade natural existente por lá. Sua capital é Hobart e foi nesta cidade que ficamos hospedados. Vale destacar que o estado foi criado em 1803 e era uma colônia penal do Império Britânico

HOBART é o pólo cultural da Tasmânia, às margens do rio Derwent, uma cidade pequena onde a mistura do moderno com o antigo, atrai gente de todo o mundo, inclusive para visitação da natureza local e seus arredores.
Área central de Hobart
Nossa estadia foi muito tranquila e nos limitamos a conhecer a área central de Hobart, o Monte Wellington, Wineglass Bay na península de Freycinet e um santuário ecológico.

Na área central os cafés, restaurantes, lojinhas e galerias de arte localizados em antigos armazéns com vista para o porto, criam uma atmosfera muito agradável  e dão o charme para o local. Podemos resumir isto em SALAMANCA PLACE, uma área voltada para o entretenimento turístico e local.
Salamanca Place

Salamanca Place

Salamanca Place

Salamanca Place

Salamanca Place

Porto de Hobart

Porto de Hobart
Próximo a Salamanca Place, está BATTERY POINT, um bairro histórico com ruas estreitas e vários chalés da época colonial.
Battery Point, com o monte Wellington ao fundo
Há diversos museus espalhados pela cidade, onde é possível conhecer a história local, inclusive no que diz respeito aos aborígenes, no entanto nosso tempo não possibilitou visitá-los. Fica a recomendação.

MONTE WELLINGTON - de toda Hobart se tem vista desta montanha que compõe o plano de fundo da paisagem. Ela tem 1270 metros acima do nível do mar e fica a aproximadamente 22km do centro de Hobart. O cume dela está dentro da reserva do Parque Wellington, e seu acesso pode ser feito por automóvel ou por trilhas demarcadas dentro do parque. Nós fizemos o passeio em veiculo. No cume há um grande mirante com área fechada e aberta, de onde se avista toda a cidade abaixo. Para quem vai de automóvel e quer explorar um pouco mais o local, do mirante saem diversas trilhas demarcadas.

Monte Wellington - mirante

vista de Hobart a partir do Monte Wellington

Monte Wellington
WINEGLASS BAY - em algumas pesquisas é considerada uma das melhores praias do mundo, encontra-se na península de Freycinet, Tasmânia. O que faz esta praia ser tão especial é seu formato em curva, praticamente perfeita, lembrando a boca de uma taça de vinho, com uma areia muito branca e a cor do mar um azul safira, que chega a doer nos olhos. A transparência da água é algo impactante. O local é considerado um dos mais belos da Austrália.  O acesso se dá por meio do Freycinet  National Park, que está a aproximadamente 2 horas de carro a partir de Hobart (168km). Para chegar a praia você pega uma trilha sinalizada dentro do parque e quando  chega no topo da montanha, se tem vista da praia por meio de um rústico mirante. Confesso que a primeira vista fiquei decepcionado com a paisagem, pois do mirante se vê somente parte da praia, conforme pode ser visto na foto publicada, pois a vegetação tampa a visão, no entanto há uma outra trilha que vai do topo da montanha até a praia, e parte do grupo decidiu encarar a descida até lá. E te digo que valeu muitooooooo a pena, pois somente quando fomos chegando é que realmente contemplamos a plena beleza do local. Um passeio que recomendo a quem vá conhecer Hobart. Este passeio foi feito em carro.

Trilha no Freycinet National Park

Wineglass bay - vista a partir do mirante

Wineglass Bay

Wineglass Bay - a transparência da água
BONORONG - Santuário Ecológico - é um local de administração privada que com suas habilidades e recursos gerados pelo santuário, abordam proativamente a causa de animais que já foram extintos em algumas partes da Austrália e dos que necessitam de um cuidado a mais. É uma oportunidade única para estar frente a frente e em alguns casos, ter contato direto com estes animais.

Ali foi onde tivemos contato mais próximo com animais como os cangurus e coalas,além de muitos outros, inclusive aves exóticas. Também tivemos a oportunidade de ver o tão famoso e falado Diabo/Demônio da Tasmânia, um animalzinho tão fofo com fama tão agressiva.....rs.rs.rs..... Em seu roteiro pela Austrália, inclua ao menos uma visita a um santuário ecológico, vale muito a pena.



Cangurus

interagindo com Cangurus

Canguru

Canguru

Demônio/Diabo da Tasmânia

Demônio/Diabo da Tasmânia

Canguru

Coala


Demônio/Diabo da Tasmânia

Demônio/Diabo da Tasmânia

E depois desta tranquilidade toda, nosso roteiro nos levou para um local agitado, fomos para a maior cidade do país SYDNEY. Para acessar o post sobre este trecho CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário