sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

AUSTRÁLIA - parte 3 - MELBOURNE



MELBOURNE

Das cidades que visitamos durante a viagem Melbourne foi a que mais gostei, não foi a mais limpa e organizada, mas a que senti como a mais vibrante, nota-se que ali as pessoas vivem mais intensamente, tanto que foi considerada como uma das cidades  mais habitáveis do mundo e já obteve também classificação como a melhor cidade do mundo para se viver.

Esta localizada no estado de Victoria, é a segunda cidade mais populosa da Austrália e um dos principais centros financeiros do país.  Considerada um importante centro internacional de artes cênicas e visuais, sendo um importante centro de arte de rua, para comprovar isto basta dar uma volta e verá a quantidade de artes em grafite que decoram a cidade, inclusive os famosos becos grafitados. Muitos museus, parques, edifícios antigos, a Great Ocean Road,  etc. contribuem para tornar esta cidade um importante pólo turístico para o país.





















Começamos a visitar a cidade no mesmo dia da chegada, e nos dirigimos para um dos pontos principais que é a FEDERATION SQUARE, vamos dizer que é uma praça principal da cidade que abriga museu, cinema, teatro e restaurantes criando assim um ponto de lazer importante em Melbourne. É considerado um bom ponto inicial para começar a explorar a cidade. Próximo a ela, e também dentro dela estão:  a estação de trens Flinders Street Station, a catedral St Paul'S, o museu ACMI e também o Centro de Atenção ao Turista, que disponibiliza todas as informações referente a cidade de Melbourne e do estado de Victoria.
Federation Square
Chegamos na rua Flinders e já avistamos a:

FLINDERS STREET STATION - a estação de trens mais antiga do país, aberta em 1854. Com arquitetura clássica, seu planejamento foi inspirado em uma estação de trens de Mumbai. Dali partem trem para diversas partes da cidade.
Flinders Street Station

Flinders Street Station

Flinders Street Station




















ACMI - AUSTRALIAN CENTRE FOR DE MOVING IMAGE (Centro Australiano para Imagem em Movimento) - este museu está localizado na Federation Square e é o museu nacional da Austrália de filmes, videogames, cultura digital e arte.
ACMI

ACMI

ST PAUL'S CATHEDRAL - é uma catedral anglicana, localizada próximo à Federation Square. Em estilo gótico, o edifício foi concluído em 1891, exceto pelas torres que foram construídas posteriormente entre 1926 e 1932. Sua localização marca o local do primeiro serviço cristão realizado em Melbourne.
St Paul's Cathedral

RIO YARRA - a área central de Melbourne é cortada por este rio, que possui 242km de extensão, ele está integrado com a cidade, oferecendo vistas belíssimas, inclusive nos locais de algumas  pontes que são verdadeiras obras de arte.
Rio Yarra

Rio Yarra

Rio Yarra



















Depois de visitar a Federation Square e arredores, seguimos para SOUTH BANK, a exemplo de Brisbane, uma área destinada ao lazer.

SOUTH BANK - localizado às margens do Rio Yarra, este sofisticado bairro central, merece ser visitado, devido às atrações turísticas que oferece tais como casas noturnas,  teatros, restaurantes (vários  ao ar livre), lojas, cassino, bares além de um calçadão nas margens do rio, excelente para caminhadas, sejam diurnas ou noturnas. Neste bairro estão localizados atrações como o Melbourne Recital Centre, a Torre Eureka, Galeria de Arte de Victoria e outros mais.
South Bank

TORRE EUREKA - O edifício mais alto da cidade,  conta com 92 andares elevando-se a 297 metros.  É um prédio residencial e está aberto para visitação por meio do EUREKA SKYDECK 88. Os rápidos elevadores levam  você  para o andar 88, em menos de 40 segundos, e dali se tem vista de toda a cidade de Melbourne, o local conta com indicadores de numerosos pontos históricos e culturais da cidade.
Torre Eureka
Vista a partir do andar 88 da Torre Eureka

Vista a partir do andar 88 da Torre Eureka

Vista a partir do andar 88 da Torre Eureka



No dia seguinte, continuamos visitando a cidade, parte a pé e outra utilizando o transporte publico, que é muito bom. Entre idas e vindas visitamos:

CHINATOWN MELBOURNE -uma região étnica localizada na Little Bourke Street e ruas, vielas e galerias adjacentes, considerada um dos mais longos assentamentos chineses contínuos no mundo ocidental. Desempenha um papel importante na cultura dos imigrantes chineses do país, abrigando vários restaurantes chineses, locais culturais e de culto. Tornou-se uma atração turística com sua arquitetura, festivais e culinárias orientais.
Chinatown Melbourne

Chinatown Melbourne

Chinatown Melbourne



















STATE LIBRARY OF VICTORIA  (Biblioteca Estatal de Victoria)  - Esta gigantesca biblioteca possui mais de dois milhões de livros, incluindo diários dos fundadores da cidade de Melbourne. Ela é a biblioteca central do estado  de Victoria.
State Library of Victoria

State Library of Victoria

QUEEN VICTORIA MARKET  (Mercado Victoria) - O maior mercado ao ar livre da cidade, é uma importante atração turística de Melbourne, oferecendo paisagens urbanas do século XIX, já que muitas das estruturas são originais. Aberto todos os dias da semana, exceto às segundas e quartas-feiras, oferece uma variedade de produtos hortifruti granjeiros , carnes, alimentos gourmet e iguarias especiais. Há uma parte destinada a venda de outros tipos de produtos como vestuário e artesanato em geral. O local oferece diversos locais para alimentação.
Queen Victoria Market

Queen Victoria Market

Queen Victoria Market



















VIELAS (LANES), BECOS E GALERIAS (ARCADES) DE MELBOURNE
Há uma quantidade enorme de vielas e becos na área central de Melbourne, então você com certeza se deparará com várias. Cada uma tem suas particularidades e várias algo semelhante entre si, que é a arte de rua, ou seja, os grafites. Não vale a pena mencionar determinada área para visitar, pois o legal é ir circulando e descobrindo, o que a geografia da cidade ajuda. Nelas você encontra restaurantes, bares, lojas, cafés, etc. ou somente paredes de tijolos a vista coloridas com pinturas de grafites. As mais conhecidas vielas são: HOSIER, RUTLEDGE, UNION e a AC/DC, isto mesmo, em homenagem à banda de rock.
Lane

Lane




AC/DC Lane



Beco

Beco





Em todas as cidades você verá várias galerias, as ARCADES, e em Melbourne não é diferente. São galerias comerciais que fazem a ligação entre ruas,  com belas arquiteturas, são super decoradas e sofisticadas, não deixe de visitá-las.
Arcade


Arcade

Arcade

Arcade

No dia seguinte fizemos o roteiro da Great Ocean Road, que comento mais a frente.

E em nossos dois últimos dias de Melbourne circulamos bastante pela cidade e os destaques foram o Royal Botanic Gardens Victoria e Fitzroy Gardens.

ROYAL BOTANIC GARDENS VICTORIA

Jardim Botânico fundado em 1846 com suas mais de 50.000 plantas individuais forma o lar da coleção botânica do estado. É um dos principais parques da cidade que oferece diferentes tipos de jardins, lagos e áreas que são utilizadas para piqueniques .
Royal Botanic Gardens Victoria

Royal Botanic Gardens Victoria

Royal Botanic Gardens Victoria



















FITZROY GARDENS - um parque publico, muito próximo da área central, de fácil acesso, local perfeito para dar uma fugida do agito da cidade e relaxar um pouco. Área com várias alamedas, jardins, fontes e área para piqueniques. Este parque abriga o Cook's Cottage (Chalé dos Cook), uma casinha onde os pais do navegador/cartógrafo James Cook viveram, foi trazido da Inglaterra nos anos 30.
Fitzroy Gardens

Fitzroy Gardens

Fitzroy Gardens - Cook's Cottage

Fitzroy Gardens

GREAT OCEAN ROAD

É uma rodovia que liga as cidades Torquay e Allansford, no estado de Victoria. A extensão total de aproximadamente 240km percorre a costa sudoeste do litoral australiano, que possui muitas formações rochosas calcárias esculpidas pela erosão ao longo da costa oceânica, sendo a mais famosas os "12 Apóstolos". Estas formações são protegidas pelas regras do Parque Nacional de Port Campbell que abrange esta região.
Portal da Great Ocean Road


É um passeio imperdível, então se você  não tiver um dia livre em sua visitação à Melbourne, sacrifique um dia de passeio na cidade e inclua este no roteiro, pois não pode ficar de fora de sua viagem. Nós fizemos por meio de tour contratado em agência de turismo de Melbourne. Há quem prefira ir de carro parando e pernoitando nas paradas pelo caminho, desta forma apreciam muito mais o passeio, mas a gente que viaja querendo ver tudo ao mesmo tempo, acaba se contentando com umas pinceladas do grande roteiro.

As paisagens da rodovia constituídas por praias, costões rochosos, vegetação nativa, águas cristalinas são simplesmente deslumbrantes. Como dito anteriormente a atração mais famosa é o conjunto rochoso "12 Apóstolos", mas há muitas outras formações que são lindas e que merecem paradas para contemplação e fotos. Vou falar um pouco sobre a formação dos "12 Apóstolos" e mostrar fotos de algumas das outras formações que visitamos durante o roteiro, lembrando que vimos somente algumas, pois o tempo não permitiu parar nas demais.

12 APÓSTOLOS (TWELVE APOSTLES) - são formações rochosas que adquiriram a forma atual devido ao efeito da erosão das águas do mar e do vento. Na medida que ocorriam foram sendo formadas torres de calcário isoladas do bloco original. Elas são gigantescas chegando a atingir aproximadamente 50 metros de altura. Vale ressaltar que apesar de serem denominadas como 12, ali não constam 12 pilares, um foi levado pelas águas e erosão, e pilhas adicionais - não consideradas parte do grupo - estão localizadas a oeste dentro do parque nacional.
12 Apóstolos

12 Apóstolos

12 Apóstolos



















O local conta com passarelas para melhor visibilidade e há uma escada costeando a falésia, por meio da qual se pode chegar até a praia.

Outras erosões que encontramos no caminho e mereceram vários "click's".
Two Survivors

The Wreck

The Wreck

The Wreck

The Wreck

The Razorback

The Razorback

The Razorback

The Razorback
 Próxima etapa da viagem: TASMÂNIA !! Para acessar o post sobre este trecho CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário