sexta-feira, 17 de outubro de 2014

SUÍÇA - Parte 5 - Zermatt

 ZERMATT

Um pouco confusa a questão de subir aos Alpes Suíços em pleno verão, quando o objetivo é ver neve. Tinha ouvido falar e lido também que era possível ver neve em pleno verão suíço, mas fiquei com aquela desconfiança, “será mesmo?......”.

Lendo aqui, ali e acolá consegui informação de que se fosse a Zermatt com certeza veria neve, então foi para lá que me dirigi em um dia de passeio dedicado a “caça à neve”.

Estando em Zurique, tomei um trem para Visp e lá fiz baldeação em um trem que me levou até Zermatt. A distância é um pouco mais de 160 quilômetros e a duração da viagem em trem com uma baldeação foi cerca de 3hs30min.

Vou fazer um breve relato sobre esta cidadezinha tão pequena e bonitinha, que é a cara dos Alpes Suíços retratados em filmes, fotografias, etc.

Zermatt é famosa pelas atividades de montanhismo e esqui nos Alpes suíços, já que fica em uma região rodeada de picos e montanhas, inclusive as mais famosas do mundo. Até meados do século 19, era uma comunidade predominantemente agrícola. A população local é de aproximadamente 5.800 habitantes, número que pode subir a qualquer momento, já que há uma grande concentração de turistas durante todo o ano. Um dos pilares da economia local é o turismo, que emprega pelo menos a metade da população. O idioma falado ali é o alemão.

A circulação motorizada é proibida, o que preserva sua identidade original, seu acesso é por meio de trem desde Visp, Brig ou Täsch. Você vê circulando um ou outro pequeno veículo elétrico, que são utilizados na prestação de serviços e pelo que li devem possuir licença para trafego.


Zermatt - área central - um dos poucos veículos elétricos

A cidade de Zermatt, é geograficamente pequena, há três ruas principais, as quais são cruzadas por outras ruas, inclusive em torno da estação de trem e da igreja, formando assim o centro de Zermatt. Qualquer deslocamento é feito a pé no máximo em 30 minutos. Várias pequenas aldeias encontram-se localizadas nos vales acima de Zermatt.


Zermatt - área central


Zermatt - área central

Zermatt - área central

Zermat - área central

Zermatt - área central

Dentre as famosas montanhas existentes na região, há a Matterhorn, em cujo sopé Zermatt está localizada, e embora não seja a mais alta da Suíça (possui 4.478 metros) é a mais impressionante, pois devido a sua localização na fronteira suíça-italiana e seu pico de formato piramidal forma uma belíssima vista. Ela se tornou um dos símbolos nacionais. As melhores vistas desta montanha são a partir do centro de Zermatt. A primeira escalada ao topo da montanha ocorreu em 1865. Então uma dos principais objetivos da viagem a Zermatt é avistar a Matterhorn.


Matterhorn - montanha ao fundo
foto:www.myswitzerland.com

Como não poderia ser diferente, um de meus objetivos neste dia de passeio era ver “ao vivo e a cores” a Matterhorn, mas chegando ali me informaram que o dia escolhido para visitar a cidade, não era dos mais propícios, pois a névoa dificilmente permitiria ver a famosa montanha. Mas fiquei firme e forte, na esperança de que eu conseguiria vê-la. Se vi ou não, falarei mais adiante. Vamos criar um suspense.

Em um local em que há neve no verão, desnecessário dizer que no inverno, o atrativo principal da região é o esqui. Então a partir de Zermatt há diversas possibilidades de ascender para os picos e montanhas, com o objetivo de esquiar, por meio de várias opções de trens e teleféricos. Como não tenho conhecimento sobre esta atividade, deixo esta informação aqui, e havendo interesse em esquiar em Zermatt e arredores, você precisará buscar informações precisas a respeito do tema. Eu vou falar somente da minha experiência em visitar Gornergrat.

Durante o verão e outono a região é muito procurada para atividades como caminhadas, ciclismo e excursões ao topo dos Alpes. Os picos com mais de 4.000 metros de altura atraem também os praticantes de alpinismo.

As atrações de destaques na cidade são:

ALPINES MUSEUM (Matterhorn Museum)– ( site ) um museu que documenta a história do montanhismo na região e tem uma mostra especial relativa a Edward Whymper o primeiro alpinista que escalou a Matterhorn em 1865.


Matterhorn Museum
foto:www.panoramio.com

IGREJA PAROQUIAL DE SÃO MAURÍCIO – esta igreja anglicana foi construída no século 19, com a finalidade de atender os alpinistas ingleses que vinham fazer escaladas na região. Esta localizada na praça da cidade.


Igreja Paroquial de São Mauricio

PRAÇA PRINCIPAL - A praça da cidade é cercada de casas históricas e em seu centro possui uma simpática fonte que é adornada por uma escultura que retrata diversas marmotas.


Praça Central - escultura das marmotas


Praça Central - escultura das marmotas


Praça Central - escultura das marmotas

Como a finalidade principal de ir a Zermatt era para ver neve, chegando ali obtive informações que poderia subir até o topo da montanha Gornergrat (3.089 m), pois ali havia neve. Era mês de Junho, ou seja, pleno verão europeu.

GORNERGRAT


O acesso à montanha Gornergrat é feito pela ferrovia Gornergrat, um passeio de 29 minutos para o pico em trem com sistema de cremalheira, ou seja, é tão inclinada a subida, que utilizam este sistema que consiste em “uma esteira de dentes metálicos” existente no centro da linha do trem que se encaixa com outra “ esteira de dentes metálicos” instalada na parte externa do piso do trem, e que dão a segurança para o trem seguir montanha acima, e no caso da descida, controlar a velocidade e oferecendo assim a devida segurança.


Estação e trem de Gornergrat


Gornergrat - detalhe da cremalheria na linha do trem

No topo da montanha, próximos da estação, há um hotel e um restaurante, além de um pequeno centro comercial que oferece o atendimento aos turistas que ali se hospedam ou somente sobem para passar algumas horas apreciando a vista.


Hotel no pico da Gornergrat

O topo da Gornergrat oferece vistas espetaculares da Matterhorn, de geleiras e do Maciço do Monte Rosa (o pico mais alto da Suíça), mas infelizmente como estava com muita neblina, foi possível avistar somente as geleiras e um vislumbre do Maciço do Monte Rosa, quanto a Matterhorn..... nada. Mas minha esperança não havia acabado, pois ficaria até o final do dia em Zermatt, no entanto, o clima estava ficando cada vez mais frio e nublado.

Informações sobre a viagem de trem entre Zermatt e Gornergrat podem ser obtidas no site clique aqui


Gornergrat


Gornergrat


Gornergrat


Gornergrat


Gornergrat


Gornergrat


Gornergrat

Gornergrat

Aconteceu um fato engraçado, e poderia ser cômico se não fosse trágico, para meu bolso...... Uma das coisas que se deve fazer na Suíça, quando se utilizada o passe de trem Swiss Pass, é sempre verificar se o trem em que você embarcará tem a tarifa abrangida pelo pacote do passe, principalmente quando se trata de trens na região dos Alpes, ou seja, os panorâmicos, que em geral não constam do pacote do Swiss Pass. Eu descobri isto, no susto, e foi assim:

Quando cheguei a Zermatt me informei sobre o horário de saída do próximo trem para Gornergrat e no horário estabelecido estava devidamente instalado no trem. Como disse anteriormente, na Suíça você chega, embarca e quando o trem já está em movimento é que aparece o fiscal para conferir o bilhete. Quando a fiscal chegou eu apresentei o passe Swiss Pass e ela educadamente me disse que a viagem do trem para Gornergrat não estava abrangida pelo passe. Então perguntei “Quanto devo pagar?”, ela me disse o valor em francos suíços, equivalente a 105 euros, em resumo foi um valor próximo de 400 reais (levando-se em conta o câmbio da época) para subir e descer a montanha !!!!!!!!!... Gente eu fiquei paralisado com a informação sobre o valor, ah! Detalhe: ainda tinha que ser em dinheiro.... a sorte é que eu sempre que viajo, por precaução tenho dinheiro de sobra na carteira. Naquele momento a única parte de meu corpo que se movimentou momento foi as mãos para tirar meu “suado dinheirinho” da carteira e pagar as passagens.

É claro que viajei alguns minutos em estado de choque, mas depois pensei “Vão-se os anéis e ficam os dedos, vamos apagar este episódio e curtir o passeio!”.

Mas digo que no final das contas valeu a despesa, pois o passeio foi ótimo e a vista é magnifica.


Paisagem na descida do trem de Gornergrat


Paisagem na descida do trem de Gornergrat - cidade de Zermatt ao fundo


Paisagem na descida do trem de Gornergrat - cidade de Zermatt ao fundo

Depois da visita a Gornergrat desci para a cidade de Zermatt, e fiquei circulando por ali até o horário de retornar. Foi muito bom ter passado aquelas horas ali, vendo vitrines, comendo guloseimas e curtindo o clima alpino. E a todo o momento olhando para os lados da Matterhorn.

Já quase no horário de me dirigir para a estação e pegar o trem de volta a Zurique, eis que de repente, vejo as pessoas que vinham na minha contramão, olhando e apontando para o que estava às minhas costas e sacando máquinas fotográficas, quando olho para trás, olha quem deu o ar da graça: A MATTERHORN...... mas foi uma coisa tão rápida, que só deu tempo de sacar a máquina da bolsa e fazer a foto que publico. Mas valeu a pena, ao menos não voltei frustrado por não ter dado pelo menos uma espiada na principal atração de Zermatt.


Centro de Zermatt com Matterhorn ao fundo - bem longe mas está lá...rs.rs.rs...


Matterhorn ao fundo - pico nevado

Finalizo por aqui meu relato a respeito da Suíça, se você acompanhou as publicações anteriores, viu que tive a oportunidade de conhecer Zurique, Genebra, Montreux, Lausanne, Lucerna e Zermatt. Mas há muito e muito mais a conhecer no país, lugares belíssimos e diferentes. Sempre que leio algo a respeito da Suíça, penso “tenho que voltar para fazer outra super viagem para lá!”.... e assim será !!

Um abraço,

Benevide




Paisagem na subida para Gornergrat


Arredores de Zermatt


Paisagem na subida para Gornergrat



Nenhum comentário:

Postar um comentário