quinta-feira, 20 de abril de 2017

FLORIANÓPOLIS e PARQUE BETO CARRERO WORLD




FLORIANO POLIS e PARQUE BETO CARRERO WORLD

A crise fez com que os brasileiros olhassem para o turismo interno, e isto foi bom, porque há lugares belíssimos em nosso país, os quais, as pessoas até ouvem falar, leem a respeito mas na hora de fazer uma viagem optam em ir para o exterior, deixando nossas belezas para uma outra oportunidade, e eis que ela chegou...... E dentre elas a linda ilha de Florianópolis.

Mas Florianópolis está na moda já faz algum tempo, só que este ano foi incrível, pois a quantidade de pessoas conhecidas, ou amigos de conhecidos, que foram passar férias ou dar uma passadinha por lá, foi enorme, inclusive eu apareci por lá e constatei quão cheia estava a cidade.

Florianópolis terra de lindas praias e gente amistosa, local que frequentei direto por mais de dez anos entre as décadas de 80 e 90, viajando para lá diversas vezes no ano, já que tenho amigos que residem ali.

Deste modo, no passado, consegui conhecer praticamente todas as praias da ilha que ultrapassam o número de 40. Mas com a correria da vida fiquei um bom tempo sem ir para lá, e eis que surge a oportunidade de passar por ali uns poucos dias no último Dezembro.

Digo passar porque para quem frequentou tanto o local, quatro dias somente deu para uma rápida pincelada em alguns pontos principais, já que estava em família e meus sobrinhos não conheciam o local, portanto precisavam ver ao menos o principal.

Então vale a pena dizer que este post não vai falar detalhadamente sobre Florianópolis, mas sim dar algumas dicas para quem quer explorar a ilha por conta própria utilizando transporte público.

Também serve para quem tem pouco tempo disponível para visitar o local e quer ver o principal, isto na minha opinião......rs.rs.rs....

Ficamos hospedados no centro da cidade, pois como sabia que há um grande terminal de ônibus ali, isto facilitaria bastante nosso deslocamento pela ilha e realmente foi uma ótima opção.

Boa parte dos hotéis da região central ficam na Rua Felipe Schmidt, creio que seja uma das ruas mais conhecidas do centro e ponto de referência para quem quer explorar a parte central como o Mercado Público, a praça da Figueira, mirante da Ponte Hercílio Luz, etc.

Também na região central fica o terminal de transporte Executivo, com ônibus confortáveis (turismo -  equipados com ar condicionado), a tarifa é mais cara que o transporte comum, mas vale a pena, pois você vai sentado na boa e direto para a praia/local elegido e não precisa fazer baldeação nos terminais.

Ele vai parar nos pontos ao longo do caminho, mas só quando solicitado, e por ser um transporte mais caro, as solicitações de paradas são poucas. Então vale a pena para quem está de passeio.

Mas caso você resolva ficar hospedado em alguma praia ou na lagoa da Conceição, fique tranquilo pois o transporte público está totalmente interligado por meio de terminais, então o deslocamento fica fácil.

Na minha opinião o ideal é a região central onde fica o terminal TICEN, mas se você ficar hospedado na lagoa da Conceição há o terminal TILAG, na parte norte há o TICAN  e na parte sul da ilha o TIRIO (região de Rio Tavares, para quem está hospedado na praia do Campeche, Armação, Açores, Pântano do Sul, etc).

TRANSPORTE AEROPORTO - Pode ser feito em táxi ou ônibus do transporte publico comum ou executivo. Nós optamos pelo táxi, já que tínhamos pressa em chegar ao hotel.

Você pode obter informações sobre horário, itinerários, etc dos ônibus comuns por meio do site (http://www.pmf.sc.gov.br/servicos/index.php?pagina=onibus ) clique aqui.

Como tínhamos um tempo apertado, optei em visitar uma praia do centro da ilha, uma do sul e uma do norte, deste modo, o pessoal teve oportunidade de ter uma rápida visão de como são as  praias da ilha, dependendo da região.

LAGOA DA CONCEIÇÃO e PRAIA DA JOAQUINA

Chegamos no meio do dia e após instalação no hotel, aproveitamos a tarde para conhecer a região central da ilha, cujo passeio consistiu em visitar a Lagoa da Conceição e cruzar as dunas que ligam a lagoa com a Praia da Joaquina, uma das praias mais famosas.

A Lagoa da Conceição é linda e por ali há diversos restaurantes, inclusive as famosas sequencias de camarão, cujo serviço consiste em pratos de camarão frito, ao bafo, a milanesa, peixe ao molho de camarão, pirão, arroz, salada, casquinha de siri e alguma outra coisinha mais, tudo por um preço fixo e barato!!!

Lagoa da Conceição
foto: www.floripahub.com
Para mim é um programa imperdível para quem visita a ilha pela primeira vez, ou mesmo, pela enésima vez.....rs.rs.rs... Sendo assim, nosso almoço foi por ali mesmo.

Lagoa da Conceição



Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição
Em seguida localizamos a entrada para as dunas e seguimos a pé em direção a Praia da Joaquina. A distância é cerca de 3 quilômetros, e recomendo que você siga sempre à sua esquerda, pois desta vez erramos o caminho e começamos a ir pela direita o que resultou em uma grande volta, multiplicando o caminho, mas chegamos sãos e salvos na praia.

Dunas entre a Lagoa da Conceição e Praia da Joaquina


Dunas entre a Lagoa da Conceição e Praia da Joaquina

Dunas entre a Lagoa da Conceição e Praia da Joaquina
A Praia da Joaquina é muito frequentada por surfistas em função de suas ondas, mas é uma praia muito gostosa para ficar. Quando chegamos ali o tempo fechou e a foto ficou muito escura, então para você ter uma ideia de realmente como ela é, estou postando uma foto da internet.


Praia da Joaquina

Praia da Joaquina
foto: www.expedia.com

Se você estiver utilizando o transporte publico, fique atendo ao horário dos ônibus, pois naquela praia eles não são frequentes e nos finais de semana, o horário fica com intervalo maior entre um e outro ônibus. Dependendo, vale a pena ir caminhando pela estradinha que liga a praia até a Lagoa da Conceição, pois ali a frequencia de ônibus é boa.

E assim finalizamos nosso dia, já aproveitando bastante o meio período que tínhamos disponível.

PARQUE BETO CARRERO WORLD

No dia seguinte fomos conhecer o Parque Beto Carrero, que fica no município de Penha, a 115 quilômetros de Florianópolis e 36 quilômetros do Balneário de Camboriu.

O deslocamento para o parque foi feito por meio da contratação de uma van/com motorista, junto a agência LUA TUR, que nos atendeu de forma excelente, desde o momento da consulta até o nosso retorno para o hotel.

Se quiser utilizar o serviço de locação de Vans, recomendo a LUA TUR cujo site é  ( http://www.luaturismo.com.br/ ) clique aqui

O transporte entre Florianópolis e o Parque é complicado, para ir em ônibus da rodoviária, você tem que ir até Piçarras, de lá pega um coletivo até o parque, agora imagina ficar cronometrando todos estes horários de modo a usufruir ao máximo o tempo livre no parque?..... então nos pareceu e realmente assim foi, a melhor opção a contratação de uma van/com motorista para usufruirmos de forma plena o nosso dia no parque.

O motorista nos disse que tivemos sorte pois era dia de Natal, então não havia filas para praticamente nada, e conforme ele disse, podia-se afirmar que o parque estava vazio. Melhor para nós que aproveitamos e conseguimos ver quase tudo e olha que chegamos às 9hs da manhã e saímos às 19:30hs......

Quase tudo mesmo, pois o parque é grande demais e tem muitas atrações, por isto recomenda-se que o conheça em 2 dias, tanto que na venda de ingressos há opção de um dia ou dois.

Para quem vai ficar 2 dias é melhor se hospedar em Penha, nos hotéis que há próximo, ou melhor, em frente ao parque, assim otimiza-se muito a questão de deslocamentos.

Para nós um dia foi suficiente para conhecer e usufruir o que o parque tem de melhor.

Você pode obter informações sobre o parque no site  (http://www.betocarrero.com.br/loja/ ) clique aqui.

Entrada do Beto Carrero World

Beto Carrero World - memorial

Beto Carrero World -Carrossel veneziano de dois andares - um dos poucos existente no mundo

Beto Carrero World

Beto Carrero World

Beto Carrero World

Beto Carrero World - show Natal do Sherek
PRAIA DO CAMPECHE

O terceiro dia da viagem foi dedicado a visitar uma praia do sul da ilha, e escolhemos a Praia do Campeche. Fomos até o TICEN (terminal no centro) e tomamos um ônibus direto para o TIRIO (terminal do Rio Tavares) e de lá um ônibus para a praia do Campeche.

Eu acho esta uma das melhores praias da ilha, faixa larga de areia, água com temperatura gostosa, o visual da ilha do Campeche que fica em frente a praia é demais, enfim passamos um dia excelente, até que um "filhote de tempestade de areia", afugentou boa parte dos banhistas, inclusive nós......rs.rs.rs..... O pior que foi justamente quando estávamos almoçando e como era lanche, houve um ingrediente a mais, ou seja, a areia. Nunca comi um X-Salada tão crocante.......rs.rs.rs...

Praia do Campeche

Praia do Campeche

Praia do Campeche

De volta ao hotel, um pouco cedo, aproveitei para visitarmos nossos amigos que residem na ilha, ocupando assim o final de tarde e inicio da noite.

PRAIA DOS INGLESES

No quarto dia fomos para o norte da ilha, definimos a Praia dos Ingleses para passar o dia e também porque era a praia do norte mais próxima do nosso local de hospedagem. Esta praia é muito frequentada e estava lotada. Comparada com o dia anterior, ficou devendo sua estreita faixa de areia à larga faixa do Campeche, mas em compensação a água no norte da ilha, sempre é mais agradável que no sul, de modo que uma coisa compensou a outra.

Praia dos Ingleses

Praia dos Ingleses

Para chegar até lá pegamos um ônibus no TICEN direto para o TICAN (terminal de Canasvieiras) e lá um ônibus para a Praia dos Ingleses.

No final da tarde, lá vem novamente o vento afugentando o povo, era guarda sol voando para todo o lado, inclusive o nosso....rs.rs.rs.... Só nos restou, juntar os panos e "bora gente...."

Mas com sensação de missão cumprida, pois o dia foi bastante agradável, da minha parte destinado a "lagartixar" ao máximo.

PRAIA DO PÂNTANO DO SUL

Quinto e último dia, e optamos por uma praia bem tranquila, para dar uma compensada na do dia anterior. Então resolvemos ir para o sul da ilha novamente, mas desta vez avançamos um pouco mais e fomos para a Praia do Pântano do Sul.

Esta praia tem como principal característica a tranquilidade da água, onde você avança muito mar a dentro e a água continua rasa. A frequencia é moderada então para quem gosta de tranquilidade é uma de minhas indicações na ilha.

Para quem estiver disposto, dali é possível ir a pé, por meio de uma trilha na montanha, até a Praia da Lagoinha do Leste, um recanto acessível somente pela trilha ou pelo mar.

Recomendo muito este passeio, eu já fui algumas vezes, no passado, e digo que é uma das melhores praias que conheço. No nosso caso, como estávamos em um grupo a fim de descansar, nem pensar em sugerir o tal passeio.....rs.rs.rs...

Praia Pântano do Sul


Praia Pântano do Sul

Praia Pântano do Sul

Praia Pântano do Sul

Retornamos para o centro em ônibus Executivo e foram os reais mais bem gastos na viagem...... pois final de viagem, você já esta cansado demais, para ficar trocando de ônibus, ainda mais em praia.

No dia seguinte, pela manhã retornamos para casa, finalizando assim nossa breve passagem por Florianópolis. Um local que por mais dias que você tenha para visitar, sempre faltará algo para conhecer, pois é uma delicia estar naquela ilha.

Como disse este post foi mais um relato de nossa viagem, quero retornar a Floripa com tempo para coletar informações e fotos, com a finalidade de elaborar um roteiro de dicas bem completo.

Um abraço e até a próxima!


Benevide

Nenhum comentário:

Postar um comentário