sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

ARGENTINA - Palácio Barolo (Buenos Aires)



PALÁCIO BAROLO


Buenos Aires é uma daquelas cidades que você pode voltar inúmeras vezes e sempre haverá algo para se conhecer ou revisitar.

Como eu já fui diversas vezes, posso dizer que conheço todos os pontos turísticos, então na última vez que estive por lá, pesquisei a respeito de passeios/atrações que não são destaques na lista dos pontos turísticos recomendados, mas que são bacanas e frequentados pelos argentinos.

Dentre eles encontrei informações sobre o Palácio Barolo, as quais me interessaram muito, e me fizeram realizar este tour, o qual recomendo a você que vai a Buenos Aires e quer conhecer algo diferente.

Palacio Barolo
foto: www.iso.edu.ar

Palacio Barolo - com farol aceso
foto: www.arcondebuenosaires.com.ar

O Palácio Barolo encontra-se na região central de Buenos Aires, na famosa Avenida de Mayo, está próximo à praça onde fica o Congresso, mas é um prédio que você passará vezes e vezes por ele, sem dar a devida atenção, já que se mistura aos demais e se você por acaso nota-lo, apenas o classificará como uma arquitetura diferenciada em relação a seus vizinhos.

Saguão principal

Teto do saguão principal

Vista da recepção a partir do 3º andar

Saguão - escultura relativa a obra de Dante Alighieri - A Divina Comédia

Ele é um edifício de escritórios e quando foi construído era o edifício mais alto da cidade e da América do Sul. Este prédio tem o seu irmão gêmeo, em estilo eclético, construído pelo mesmo arquiteto em Montevideo, é o Palacio Salvo.

Palacio Salvo em Montevideu-Uruguay

O Palácio Barolo foi construído pelo arquiteto italiano Mario Palanti, a pedido do empresário Luis Barolo. Teve inicio em 1919 e sua inauguração foi em 1923. Até 1935, foi o edifício mais alto da cidade de Buenos Aires.

Seu criador tinha uma grande admiração por Dante Alighieri, sendo este o motivo que faz com que a edificação apresente diversas analogias e referências à Divina Comédia.

Neste sentido, a divisão do Palacio Barolo possui três partes, da mesma forma que a obra de Dante: Inferno, Purgatório e Céu. O farol existente no topo do prédio representa os "Nove Coros Angelicais”. A estrutura tem aproximadamente 100 metros de altura, o que corresponde ao mesmo número de cantos que tem a Divina Comédia, e 22 andares, que é o mesmo número de estrofes dos versos desta obra.

Foi o primeiro edifício argentino construído com concreto armado, suas escadas possuem 1410 degraus revestidos com mármore de Carrara. A decoração é composta por grades trabalhadas, vitraux, luminárias e molduras. Suas paredes e colunas são cobertas por granito.

Luminária

Lustres

Piso em mosaico - ceramica e latão

Escadaria com luminária e grades trabalhadas

Lustres

Luminárias e esculturas

Sua cúpula é em estilo hindu da região de Budanishar, e na vinculação com a obra Divina Comédia, representa a união tântrica entre Dante e Beatriz. O farol que se encontra instalado na cúpula conta com uma vista livre de toda Buenos Aires, especialmente do Congresso e da Casa Rosada.

Vista do Congresso - a partir do mirante da torre

Vista panoramica de Buenos Aires

Vista da Av. de Mayo a partir do mirante da torre

Desde 1997, o Palacio Barolo é declarado Monumento Histórico Nacional.

Quando visitei o local, escolhi o horário noturno (sábado), pois ao ler o roteiro, achei que seria mais interessante.

Ao chegar à portaria do prédio, um dos vigilantes me atendeu, pois a porta fica fechada, devido tratar-se de um prédio comercial, me pediu que aguardasse junto a outras pessoas que fariam o tour. Detalhe: todos eram argentinos, inclusive, vários residentes em Buenos Aires e que não conheciam o local.

Saguão principal - visitantes aguardando o inicio do tour

Eis que chega Tomás, o guia que nos acompanharia durante o passeio. Realizamos o pagamento do tour e em seguida começa-se a apresentação do prédio, pelo andar térreo. Faço uma breve descrição do roteiro na parte deste post que falo sobre as visitas guiadas.

Saguão principal - Tomás cobrando os ingressos na charmosa bilheteria

Como era o tour noturno, este tem duração um pouco maior que o tour diurno, inclusive o preço é diferenciado (mais caro), e finaliza no escritório da família do Tomás, onde é servida uma taça de vinho acompanhado de alguns petiscos locais.

A quantidade de informações é bastante extensa e interessante, pois na medida em que vamos passando pelos setores, o guia vai fazendo as vinculações com a obra de Dante e nos mostrando os detalhes que foram feitos durante a construção e que são relativos à Divina Comédia.

Lustre


Adorno de parede, com escultura que retrata uma máscara estilizada

VISITAS GUIADAS

Miqueas Thärigen e seu irmão Tomás Thärigen por meio da PALACIO BAROLO TOURS, oferecem as visitas ao edifício. As visitas são somente guiadas e devem ser agendadas por meio de e-mail ( info@palaciobarolotours.com )

Visitas Diurnas (aproximadamente 45 minutos)
• Segunda-feira e Quinta-feira às 16hs, 17hs, 18hs e 19hs
• Sábado às 15hs, 16hs, 17hs e 18hs

Visitas Noturnas (estas tem duração maior que as diurnas, pois finalizam com a degustação de uma taça de vinho e petiscos locais, além de que, durante o acesso ao farol, o mesmo será acesso com os visitantes a sua volta)
• Quarta-feira, Sexta-feira e Sábado às 20hs
• Quinta-feira às 20hs30

A visita segue o seguinte roteiro:
• mostra-se todo o andar térreo;
• o 3º e 4º andar;
• os mirantes da torre no 20º andar;
• o farol no 22º andar, com vista livre de toda a Buenos Aires.

Você pode obter mais informações nos links:

www.palaciobarolotours.com (clique aqui )

www.pbarolo.com.ar/sitio/ ( clique aqui )

Então quando estiver em Buenos Aires e quiser fazer um roteiro noturno, bem diferente, está poderá ser uma ótima opção. Eu fui e recomendo.

Um abração,

Benevide


Nenhum comentário:

Postar um comentário