sexta-feira, 12 de maio de 2017

DUBAI






Sabe aquela frase "Do lixo ao luxo!", pois é, não desmerecendo a Índia, mas senti na pele o que é isto, porque depois de dez dias circulando pela Índia cair em Dubai, é simplesmente ir do lixo ao luxo literalmente.

Dubai é quase "a última bolacha do pacote", e é muito boa............ História praticamente não há, pois é uma nação super jovem, e o que se pode ver de história está em um ou outro prédio na parte antiga da cidade e no museu de Dubai, pequeníssimo por sinal.

Mas estar ali é muito bom e na medida que for descrevendo você vai entender o porque.

Dubai é um dos 7 emirados que formam o país chamado de Emirados Árabes Unidos, além disto é a capital do país. Ali  era um deserto onde havia um povoado cuja principal atividade comercial era a pesca de pérolas. A riqueza do local veio com a descoberta do petróleo, que com o enriquecimento gigantesco e rápido, exigiu a construção de uma cidade para acomodar tudo aquilo.




Tudo que existe por ali foi construído e trazido de fora. Os prédios, avenidas, jardins, lagos, terra, etc. tudo foi planejado e instalado no meio da areia. Quando se faz a visita ao topo do prédio mais alto do mundo o Burj Khalifa, você tem uma noção exata disto, pois é muito clara a visão de que aquela é uma cidade realmente instalada no meio do deserto.

Burj Khalifa

Como já disse anteriormente, se você busca história esqueça, pois ali o que se vê é um show arquitetônico, uma explosão de centros comerciais, inclusive muitos de puro luxo, um show de riqueza inimaginável.

Dubai é dividida em 5 regiões, algumas delas são tão próximas que se intercalam e você nem percebe mudança quando passa de uma para a outra, como é o caso de Deira e Bur Dubai.

  • DEIRA - um mundo totalmente diferente dos prédios modernos que compõe o outro lado da cidade, nesta parte lotada e caótica, com seu porto repleto de barcos que recebem mercadorias vindas de todas partes do oriente e seus muitos souks (mercados), você consegue viver algo mais próximo do mundo árabe que conhecemos. Região onde vivem muitos estrangeiros que trabalham na cidade, é um bom local para se hospedar com bons hotéis e preços convidativos. Os preços em Deira são baixos em relação a outras regiões. Eu fiquei hospedado ali.
  • BUR DUBAI - podemos chamá-la de parte antiga da cidade de Dubai pois abriga áreas/bairros/monumentos históricos, além de estar  muito próxima ao canal Creek que divide a região de Deira e Bur Dubai.
  • SHEIKH ZAYED ROAD - a avenida que dá nome a esta região é um dos eixos principais de Dubai, nesta região encontram-se vários famosos e modernos edifícios, além de principais atrações como o Dubai Mall, Dubai Fountain e o prédio mais alto do mundo o Burj Khalifa.
  • JUMEIRAH - é considerada a "praia" de Dubai, já que ali se encontram as principais praias publicas da cidade, também duas principais atrações da cidade localizam-se aqui, o famoso hotel Burj Al Arab e o complexo Madinat Jumeriah.
  • NOVA DUBAI - nesta área repleta de lindos e modernos edifícios, localiza-se a Dubai Marina, um local de instalações sofisticadas como hotéis, sede de empresas internacionais, shoppings, restaurantes, etc. 

Deira
A minha postagem tem como finalidade principal, dizer que é possível sim conhecer Dubai, vendo praticamente tudo de bom que a cidade oferece, sem gastar os tubos de dinheiro, já que tudo por ali é muito caro.

Eu gastei muito para comer em Dubai, mas isto quando estava em visita a shoppings, no demais fiz várias refeições em Deira, onde estava hospedado e os preços caem muito, já que a maioria dos habitantes daquela região são estrangeiros que vivem no país e claro, não vão jogar seu suado dinheiro ralo abaixo. Os turistas que se hospedam ou circulam por ali, aproveitam para fazer uma economia na hora da alimentação e te digo que a qualidade é ótima e os preços até que justos.

Também parti para os fast foods da vida, afinal quem consegue manter refeição de um bife, batata e saladinha por 140 reais todo dia??????  e uma bola de sorvete por 40 reais? e um sanduíche acompanhado de batatas fritas em uma padaria francesa por 90 reais???........

Mas relaxa, vale a pena fazer algumas extravagâncias..... afinal você esta em Dubai !!!!!

Uma coisa muito interessante foi em matéria de gastronomia, pois várias das melhores padarias, restaurantes, lanchonetes, sorveterias que conheci/vi na Europa e EUA possuem filiais nos shoppings e outros pontos comerciais da cidade. Matei a vontade/saudade de frequenta-las nos dias que estive por ali.

Tudo é muito caro e eu até entendo que seja desta forma, pois quando você conhece o local, e descobre que até a água que você bebe, vem de fora e os custos que isto implica, entende melhor o custo de vida local. Mas para os emiradenses isto não é problema, haja vista a quantidade de sacolas que eles carregam em suas andanças pelos shoppings (mall's) de marcas como Dior, Cartier, Valentino, Prada e outras de mesmo nível.



Paradas de ônibus climatizadas - pensa no gasto com ar condicionado.....

Antes de começar a falar sobre minha andança por lá vale a pena citar várias informações importantes para melhor conhecimento de como as coisas funcionam ali.

AEROPORTO - O maior aeroporto do mundo é o de Dubai, então se prepare para ver um local muito, mas muito grande, cheio de conforto e modernidade. Como Dubai é o HUB da Emirates Airline, quem viaja para a Ásia com esta companhia, faz uma parada em Dubai para conexões. As vezes estas duram várias horas, mas fique tranquilo o aeroporto é muito confortável e oferece comodidade para você passar estas horas de forma tranquila e sem stress.

Aeroporto de Dubai

Aeroporto de Dubai

Aeroporto de Dubai
O traslado aeroporto/hotel/aeroporto eu fiz por meio de táxi comum, não é caro e super seguro. Existe uma estação de metrô que interliga o aeroporto a vários pontos de Dubai, dependendo do horário, disposição e localização, vale a pena utilizar o transporte público.

TRANSPORTE - Várias atrações em Dubai podem ser feitas por meio do metrô, que é bastante agradável. As estações são verdadeiros museus com obras de arte moderna, são espaçosas, confortáveis e lindas. As informações são em árabe e inglês, então você se vira na boa. Inclusive há uma estação de metrô no aeroporto e dependendo de onde você se hospede, poderá fazer este percurso em trem. Há somente um inconveniente, como tudo é muito grande por lá, as distâncias entre as estações de metrô e atrações, muitas vezes são muito distantes para se fazer a pé debaixo daquele sol e calor de aproximadamente 40 graus, dependendo da época do ano. Fora isto, andei bastante de metrô durante o período que estive ali.

MOEDA - a moeda do país é o DIRHAM, eu levei dólares americanos e fiz o câmbio na medida que ia precisando de dinheiro. Paguei bastante coisas com cartão de crédito. O primeiro contato com o dinheiro local, foi na minha ida para a Índia, quando fizemos a conexão em Dubai, eu fiz uma compra em dólares e me deram o troco em moedas de dirham. Quando olhei as moedas para saber quanto me haviam dado de troco, fiquei sem saber, pois é tudo em árabe. De imediato segui para a Índia, e minha preocupação era como eu ia me virar com o dinheiro se não sei ler árabe. Mas quando desembarquei para visitar o país, fiquei aliviado pois nas notas consta o valor em inglês. Ai tive que pedir uma "aulinha" na recepção do hotel para que me informassem quanto valia cada tipo de moeda (por tamanho) e decorei os símbolos.

VISTO - é necessário visto para a estadia em Dubai, mas você deve consultar a tabela de tipos de vistos para saber qual se adequará a sua situação. Dependendo do período em que ficará no país o valor altera. Eu fiquei próximo de 96 horas. O visto é obtido pela internet, quando você compra passagem se for pela Emirates Airlines, há um link direcionando para a empresa encarregada do processo de vistos. Você faz tudo eletronicamente (envia documentos, foto, paga taxa), inclusive a resposta com o visto vem por email. O meu saiu bem rápido, de um dia para o outro.

IDIOMA - o idioma oficial do país é o árabe, mas se fala inglês por toda parte, uma vez que o percentual de estrangeiros residentes é ENORME. Os cidadãos emiradenses são poucos e como são muito ricos, você dificilmente tem contato com deles, já que os que trabalham geralmente tem empregos públicos. Para falar a verdade meu contato com emiradenses foi somente no aeroporto na parte de vistos/alfândega. No demais os contatos foram sempre com estrangeiros. Mesmo com meu inglês macarrônico, me sai muito bem por lá.....rs.rs.rs...

ROUPAS - Sempre que possível usei calças compridas e camisetas de mangas curtas. Vi muitos estrangeiros usando shorts, bermudas, regatas, etc. Mas preferi respeitar os costumes locais e vestir-me de modo a não ser barrado ou importunado em situação alguma. Usei bermuda somente um dia, quando fiz um passeio em ônibus turístico e sabia que não teria problema nos locais de visita.

CITY TOUR - Quando cheguei fiquei em dúvida se realizaria os passeios por meio de metrô ou por um dos ônibus turísticos. Mas após avaliar o tempo que tinha disponível, as distâncias entre estações de metrô e atrações, a dificuldade de comunicação e outros fatores, optei pelo ônibus turístico, e te digo que foi a melhor opção, pois consegui conhecer toda a Dubai, de modo tranquilo e no meu tempo. Ah! detalhe: e tudo com áudio em portugues.

Minha opção foi pela empresa BIG BUS (www.bigbustours.com ) clique aqui, comprei um ticket válido para dois dias. Eles oferecem  3 rotas de tours, que são:

  • City Tour - abrange muito da área antiga da cidade e o bairro de Deira (duração 2 horas - sem descer do ônibus)
  • Beach Tour - a maioria dos principais pontos turísticos da cidade encontram-se nesta rota (duração 3hs20min - sem descer do ônibus)
  • Marina Tour - dos três é o menos interessante, porém com vistas arquitetônicas modernas belíssimas, vale muito a pena conhecer. (duração 1h30min - sem descer do ônibus).
Deve-se ler com atenção o material recebido, pois há várias atrações/ingressos gratuitos que estão inclusas no ticket, então vale a pena usufruí-las.

Bom agora vamos falar de como foi minha estadia em Dubai e os locais que conheci nos quatro dias que por ali estive.

Cheguei depois do almoço e segui do aeroporto direto para o hotel, em táxi comum. Tinha como meta já conseguir encaixar-me em um tour para aquela tarde, uma vez que os quatro dias reservados para minha estadia naquele país tinham que ser muito bem aproveitados.

Fiquei hospedado em uma das unidades do Ibis, o hotel  HOTEL IBIS DUBAI AL RIGGA (http://www.accorhotels.com/pt/hotel-6685-ibis-dubai-al-rigga/index.shtml ) clique aqui, que além de ter uma localização excelente, muito próximo a estação de metrô, ainda tem um preço muito bom. Dubai é lotada de hotéis de luxo com preços razoáveis, mas como minha intenção não era ficar dentro do hotel e sim utilizá-los somente para dormir e tomar banho, optei por esta hospedagem que teve um custo beneficio sensacional. Eu recomendo este hotel, tanto que voltando a Dubai vou fazer de tudo para ficar hospedado novamente ali.

Hotel Ibis Dubai Al Rigga
Por sorte no hotel que fiquei hospedado havia um agente de turismo e consegui um tour para o deserto, que se chama DESERT SAFARI, de modo que cheguei e foi o tempo de acomodar a bagagem, tomar um banho e descer para o passeio.

Havia lido que o tour para o deserto, "era um mico, mas mesmo assim tem que fazê-lo". Era exatamente assim que descreviam, então comprei o mesmo, sabendo que estava embarcando em um mico, e realmente concordo com a opinião da escritora..... É uma farofada só....... mas recomendo a todos que o façam, pois é uma farofada saborosa......kkkkkk.

O tour promete um  mini rally nas areias do deserto, tatuagem de henna, narguilé (sheesha), churrasco árabe, dança do ventre, tanoura (dança folclórica árabe), passeio de camelo e outras coisinhas mais. Tem tudo isto, mas tudo muito fraquinho...... exceto pela dança do ventre e tanoura.

Após reunir o grupo, o guia nos conduziu para o deserto, onde é realizado o mini rally, que funciona assim: você se segura e o motorista/guia vai dirigindo muito rápido pelas dunas, e de certa forma "apostando corrida" com os outros motoristas/guias que vão fazer o mesmo roteiro.
Mini rally no deserto
Depois paramos em uma fazenda de camelos, onde descemos para tirar algumas fotos dos camelos e da paisagem.
Fazenda de camelos

O deserto
Na sequencia chegamos até o local onde é realizado os demais eventos, uma grande área cercada no meio do deserto.

Base para realização de eventos no deserto

Base para realização de eventos no deserto
Aproveitei para fazer algumas fotos do por do sol nas dunas e depois fui dar uma voltinha de camelo, mas voltinha mesmo, pois você monta faz um grande circulo e pronto acabou o passeio.



Depois aproveitei para ver o que estava rolando nas barracas, onde o pessoal fazia tatuagem de henna (só mulheres), praticavam falcoagem (pagamento extra), barracas de venda de souvenirs, etc.

Aproveitei para experimentar o narguilé (sheesha), e não é que gostei!...........rs.rs.rs.....

Depois disto, já noite, iniciou-se o churrasco árabe, o qual devorei pois como não havia almoçado direito, estava faminto, então nem sei dizer se a comida era boa ou não.
Churrasco árabe

Houve a apresentação da tanoura e depois a dança do ventre (bailarina russa......... aliás lá tudo é terceirizado por estrangeiros).

Plataforma de show


Tanoura - dança folclórica

A dança do ventre em pleno deserto

A dança do ventre em pleno deserto
Continua o churrasco e depois o aviso de "bora gente.........". Voltamos para a cidade e assim passei meu primeiro dia em Dubai. Nem decepcionado, nem feliz em excesso, somente satisfeito!

Como disse anteriormente, optei em conhecer Dubai por meio do ônibus turístico da empresa BIG BUS, sendo que no primeiro dia fiz o circuito City Tour, sem descer do ônibus para ambientar-me com a cidade, depois fiz o Beach Tour com poucas paradas.

No dia seguinte refiz o Beach Tour com paradas e também o Marina Tour - sem paradas.

Na rota City Tour você fica olhando o tempo todo para cima, pois os prédios com arquitetura fantástica vão desfilando diante de seus olhos e você fica perdido no quesito escolher o mais bonito e interessante, pois realmente são um show arquitetônico, acho que um arquiteto "pira na batatinha" quando visita aquela cidade.



Vale ressaltar que grande parte das atrações visitei de modo panorâmico, ou seja, do ônibus mesmo era possível vê-las e não vi necessidade de fazer as paradas para conhecê-las, afinal meu tempo era curto e queria ver o máximo possível de coisas.

Sendo assim, nos dois dias que fiquei rodando/descendo no ônibus turístico conheci muita coisa, vou falar sobre as atrações que achei mais significativas.

DUBAI MALL - Trata-se do maior shopping center no mundo com mais de 1.200 lojas, fui três vezes ali e não consegui visitá-lo inteiro. Sua principal atração é o DUBAI AQUARIUM, um aquário gigante, no andar térreo, onde você pode apreciá-lo a vontade de modo gratuito, somente há necessidade de pagar ingresso caso você queira cruzar o túnel que atravessa o mesmo, ou mergulhar com os tubarões. Além de lojas, restaurantes este shopping possui várias atrações de entretenimento muito atrativas, tornando-se assim um dos melhores locais para diversão.

Dubai Mall - Dubai Aquarium

Dubai Mall

Dubai Mall - Dubai Aquarium

Dubai Mall

Dubai Mall

Dubai Mall

Dubai Mall - Dubai Aquarium

DUBAI FOUNTAIN - quer ver um espetáculo gratuito e lindo? Vá até a Fonte de Dubai, que fica entre o Dubai Mall e o Burj Khalifa. Instalada em um lago artificial as águas são elevadas com movimentos lindos, os quais acompanham as musicas que ali são executadas, estes movimentos podem alcançar até 150 metros de altura. São diversos os pontos para assistir tão lindo espetáculo, desde  o terraço no Dubai Mall até uma linda ponte que liga o Dubai Mall a um centro comercial em estilo árabe contemporâneo. Eu fui no inicio da noite, quando as luzes acentuam ainda mais a beleza do local. Os espetáculos acontecem a cada 20 minutos e vão alternando. Recomendo verificar os horários, pois mudam de acordo com o dia da semana.

A Fonte de Dubai

A Fonte de Dubai

A Fonte de Dubai



Um dos pontos para assistir o espetáculo das águas da Fonte de Dubai

BURJ KHALIFA - Também é por meio do Dubai Mall que se tem acesso ao edifício mais alto do mundo o Burj Khalifa, que é uma das grandes atrações de Dubai. Com seus 828 metros de altura fica difícil você estar em praticamente todos os pontos de Dubai e não ver ao menos uma pontinha do mesmo,  o interessante é subir até o mirante que há no 124º andar, ela é paga e um pouco cara, mas  vale a pena, eu fui, comento mais adiante de modo detalhado. Dali você tem vista de toda a Dubai. É fantástico!!!

Burj Khalifa

Burj Khalifa

Burj Khalifa

DUBAI MUSEUM - Fica na parte antiga da cidade e é ali que você pode conhecer um pouco da história do país, ou seja, como era a região, algumas coisas de época, como foi a construção de Dubai, mas não espere grandes obras, afinal como já disse, em matéria de história há muito pouco para se falar e ver, até porque Dubai é muito jovem.

Museu de Dubai

Museu de Dubai

Museu de Dubai

Museu de Dubai

Museu de Dubai

Museu de Dubai

OLD SOUK - como não podia deixar de ser, já que o próprio nome orienta, o mercado antigo também fica na parte antiga da cidade. É um mercado como outro qualquer, onde se compra de tudo, e está lotado de artigos chineses.....rs.rs.rs..... comprei um lenço e como em todo o mundo árabe, há que se negociar muito para chegar a um bom preço. No meu caso o cara havia pedido cerca de 100 reais no lenço, levei o mesmo por 12 reais.....rs.rs.rs...

Old Souk - mercado antigo
Na parte antiga da cidade é possível visitar diversas atrações, dentre elas o Gold Souk ( o famoso mercado do ouro), o Shindagha Museum e Heritage Village. Circular por ali aleatoriamente também é uma ótima opção, em uma circulada destas dei de cara com um lindo prédio estilo árabe.

parte antiga da cidade de Dubai

ABRA STATION - Para quem quer ir de um lado a outro do Creek (o canal que passa na parte antiga da cidade) por meio de barquinhos abras (que são utilizados a muitas décadas e que servem como se fossem táxis aquáticos) há uma parada especial do ônibus turístico na principal estação de abras, caso você esteja circulando a pé pela região também poderá utilizar a estação para pegar um abra. A passagem é gratuita para quem esta com o ticket da Big Bus.

uma Abra

Abra Station

Abra Station

CREEK VIEWS - O Creek é um canal de aproximadamente 15 quilômetros que divide os bairros de Deira e Bur Dubai, você tem excelente vistas a partir do ônibus turísticos, havendo diversas paradas que tem o Creek como fundo ou ponto principal. Uma forma bastante tradicional e interessante de cruzá-lo é por meio dos abras (táxis aquáticos)

Vista do Creek

Vista do Creek

DHOW WHARFAGE - Trata-se de um porto em pleno bairro de Deira, onde você poderá ver uma quantidade enorme de barcos de madeira longos e planos, que são chamados de Dhows. Estes são utilizados no Oceano Índico e no Mar Arábico, e trazem produtos de diversas partes do oriente os quais são comercializados em Dubai e reexportados para outros países. Você vê marinheiros que parecem saídos de um livro de contos das "1001 Noites", já que vários vestem as roupas típicas de seus países, um local interessante para visitar. Mas não é necessário descer do ônibus caso não queira ou não tenha tempo, pois você consegue ter uma vista panorâmica muito boa do local e seu movimento.

Vista do Dhow Wharfage

Vista do Dhow Wharfage

Vista do Dhow Wharfage

JUMEIRAH MOSQUE - é a única mesquita aberta para visita de não mulçumanos, mas isto em horário fixado para visita. Havendo interesse você deve verificar o horário e procedimentos para visitá-la.

Mesquita de Jumeirah

Mesquita de Jumeirah

Com relação a mesquitas há projeto para que a cada 500 metros haja uma mesquita e acho que isto em Jumeirah é bem aplicado, pois você vê uma mesquita em cada esquina.

MADINAT JUMEIRAH - um grande complexo de hotéis, compras e entretenimento, tendo como fundo o espetacular edifício do hotel Burj Al Arab. A arquitetura em estilo árabe e seu rico e lindo mercado, fazem deste lugar um ponto especial de visita. Você verá diversas escadas e a dica é: siga por todas que puder pois elas sempre levarão a um lindo terraço ou a beira de um lindo canal que serpenteia pelo local, onde abras, conduzem os hospedes do complexo hoteleiro ou quem queira pagar por um tour no complexo. Este foi o local em que fiz as melhores fotos do hotel Burj Al Arab.

Complexo Madinat Jumeirah - o mercado

Complexo Madinat Jumeirah

Complexo Madinat Jumeirah

Complexo Madinat Jumeirah

Complexo Madinat Jumeirah

Complexo Madinat Jumeirah
BURJ AL ARAB - muito famoso pelo seu formato de vela de um barco e pelo luxo e suntuosidade existente neste hotel de categoria 5 estrelas (que a boca miúda é categorizado como 7 estrelas....rs.rs.rs..), deixa-se de lado algumas características que fazem dele uma obra arquitetônica de peso. Ele foi construído em uma ilha artificial a 280 metros da costa e seu acesso é por meio de uma passarela elevada, sendo esta a sensação de que ele está flutuando no mar. Dizem que vale a pena a visita, mas para isto é necessário ao menos tomar um chá no local, tudo feito por meio de reservas, com preços na estratosfera. Para melhor orientação recomenda-se consultar o site do hotel e ver as possibilidades. Eu me contentei com a vista à distância, pois não estava a fim de gastar mais de 400 reais em um chá da tarde.....

Burj Al Arab

Burj Al Arab - vista a partir do Complexo Madinat Jumeirah


PRAIAS EM JUMEIRAH - As praias publicas e privadas, ficam nesta região de Dubai, bem próximo ao Hotel Burj Al Arab há um trecho de praia muito bonito e tranquilo e ali há praia publica, onde você pode usufruir do ambiente sem pagar nada. A cor do mar é linda e a areia muito clara, eu fiquei com vontade de entrar no mar e ficar um meio período na praia, mas não consegui encontrar tempo para isto, vai ficar para a próxima estadia. Se você quiser usufruir de uma praia particular, na verdade um clube de praia, basta escolher entre as diversas opções oferecidas e desembolsar seus dirhams.

Praia em Jumeirah

Praia em Jumeirah
Praia em Jumeirah

PALM JUMEIRAH - é aquele famoso projeto de ilha em forma de palmeira, cuja vista mais bonita é sempre a aérea, mas visitá-la é sensacional, pois se tem a dimensão do local e imaginar que aquilo tudo foi construído pelo homem dentro do mar, com um bilhão de metros cúbicos de areia e pedra escavada....... e a questão de que é seguro...... enfim, uma obra arquitetônica assombrosa. O ônibus turístico atravessa  toda a palmeira que finaliza em um crescente onde fica o famoso hotel ATLANTIS THE PALM HOTEL.

Palm Jumeirah
foto: www.dubai travel-culture.com
Para quem quer acessar o Atlantis the Palm Hotel e não esteja fazendo o passeio no ônibus turístico, há acesso por meio de metrô com conexão a um monotrilho cuja estação final te deixa no Atlantis.

Quem estiver com o ticket do ônibus turístico, deve prestar atenção que há um ingresso para entrada gratuita no oceanario existente ali. Vale a pela a visita pois o resort Atlantis  é um local muito bonito, também oferece agitada vida noturna e atrações aquáticas interessantes, recomenda-se consultar a programação no site do hotel.

Atlantis the Palm Hotel

Atlantis the Palm Hotel - oceanario

Atlantis the Palm Hotel - oceanario

DUBAI MARINA - como o próprio nome indica, um local repleto de iates e amplos espaços para caminhar e se divertir. Local de instalações sofisticadas como hotéis, sede de empresas internacionais, shoppings, restaurantes, etc. Muito luxo para uma área tão pequena.....rs.rs.rs... as vistas são impagáveis!!!!
Dubai Marina

Dubai Marina

Dubai Marina

Dubai Marina
No meu terceiro e último dia de viagem várias surpresas desagradáveis me esperavam, eu havia programado fazer o tour para Abu Dhabi, um outro emirado que faz parte do país Emirados Árabes Unidos e esta cerca de 140 quilômetros de Dubai, ali dentre as diversas atrações está a maior mesquita do mundo, que é aberta para visitação ao publico e era um dos meus objetivos principais conhecê-la.

Acontece que não sabia que no dia reservado para o citado tour era feriado mulçumano, quando então a mesquita não esta aberta para visitação de não mulçumanos. Pronto! ferrou toda minha programação, já que eu não quis ir para Abu Dhabi para conhecer as outras atrações.

Ai decidi reservar para passar a manhã nos mercados do Ouro, Especiarias e de Perfumes.... Surpresa!!! quando cheguei lá tudo fechado, pois era FERIADO MULÇUMANO!!!....

Enfim uma das grandes atrações de Dubai que é o mercado do ouro, ficou fora do meu roteiro, mas deu para ter uma idéia de como é, pois no dia anterior ao final do city tour, passei de ônibus ao lado do mercado do ouro e de longe vi o brilho ofuscante das vitrines de suas lojas, já que se misturava o brilho do ouro com a iluminação noturna. Por este e outros motivos sou "obrigado" a voltar para completar minha visita a Dubai.....rs.rs.rs....

Bem, após estes dois furos, eu decidi passar o tempo em uma visita bem tranquila no Dubai Mall e aproveitei para fazer a subida até o topo do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo.

VISITA AO TOPO DO BURJ KHALIFA - O acesso foi por meio do shopping Dubai Mall, saindo do terraço do shopping, você atravessa a área da Fonte de Dubai e entra na portaria principal do Burj Khalifa.

Compra o ingresso, que é um pouco caro, mas vale a pena, e fica aguardando o horário para a subida, no meu caso o horário que comprei era próximo, então dei uma rodada na lojinha de souvenires e na exposição da entrada e logo segui para o aceso aos elevadores que levam para o topo.

Há um esquema de segurança forte, algo comum quando se trata de visita de tão grande público a monumentos famosos como aquele.

Após andar por vários corredores, onde você vai tendo informações sobre a construção do edifício, chega-se aos elevadores.

O AT THE TOP BURJ KHALIFA (mirante) está no 124º andar e devido a modernidade dos elevadores, você sobe rapidamente e nem sente que está em alta velocidade, pois nem vibra. Quando menos se espera as portas se abrem e pronto você está no topo de Dubai.

no 124º andar do Burj Khalifa

Dali a vista é maravilhosa e você enxerga toda, mas toda a Dubai mesmo! Afinal você esta cerca de 800 metros de altura!! É ótimo para ver e reconhecer os locais por onde passou, identifica os monumentos, atrações, a magnitude do deserto e do golfo e tem a dimensão exata do tamanho da cidade. Eu recomendo o tour, você não se arrependerá.

Vista de Dubai a partir do 124º andar do Burj Khalifa - 800 metros de altura

Vista de Dubai a partir do 124º andar do Burj Khalifa - 800 metros de altura

Vista de Dubai a partir do 124º andar do Burj Khalifa - 800 metros de altura
Enfim, meu último dia em Dubai, foi tranquilo e apesar dos contratempos iniciais, muito proveitoso. Este foi um dia que tive muito contato com a população de trabalhadores estrangeiros que vive ali, pois como era feriado parece que a diversão é ir para os shoppings e sendo o Dubai Mall de fácil acesso pelo metrô, o mesmo estava lotado com este público.

Então como você viu no meu relato, é totalmente possível programar uma viagem para Dubai, se divertir e conhecer a cidade inteira, sem gastar demasiado. Eu gostei muito e não vejo a hora de retornar para visitar o que ficou faltando.

Um abraço,


Benevide