ASSUNÇÃO e LAGO YPACARAY
Depois de 30 anos retorno a Assunção no Paraguai, melhor dizendo, vou para conhecê-la de novo, pois imagine quanto uma cidade pode mudar em 30 anos..........
Nos últimos anos, os blogs e páginas de viagem tem comentado muito a respeito do quanto é ótimo visitar Assunção, e isto acabou despertando a vontade, no meu caso, de retornar e de um amigo em conhecê-la. Tenta daqui, tenta dali e nunca havia espaço em nossas agendas para realizar o passeio, já que no meu caso, não é uma viagem com tamanho suficiente para férias e nem dá para fazer um bate-volta. Mas eis que surge a oportunidade de passagens e hotéis com preços mais que convidativos e pronto, ai estávamos nós de mala e cuia arrumada para ir ao Paraguai.
O país realmente mudou muito nas últimas décadas, tanto que não reconheci nada......nem o lago de Ypacaray,.....rsrsrs, e olha que a natureza não costuma mudar tanto assim.
Encontramos uma cidade pequena e acolhedora, muito tranquila durante o final de semana.
Como ficamos hospedados na região central, o movimento por ali para totalmente no final de semana, então inicialmente fiquei até preocupado com a questão, já que geralmente em capitais da América do sul, as áreas centrais costumam não ser muito seguras a noite. Mas em Assunção isto foi descartado, pois tivemos um final de semana super tranquilo, já que andávamos por todo o centro a noite, de forma despreocupada e não vimos nada que nos causasse qualquer desconforto. A cidade é feita para aqueles que querem um final de semana muito, mas muito tranquilo, com bons restaurantes/lanchonetes, bastante informações sobre o turismo na cidade e arredores, um artesanato muito bacana, enfim atendeu plenamente a nossa expectativa para o fim de semana.
Um dos pontos altos da capital paraguaia são os shopping e centros comerciais, onde se compra produtos importados com preços bem inferiores aos praticados no Brasil, no entanto, este não foi nosso foco, de modo que somente passamos pelos locais destinados a compras, preferimos ocupar nosso tempo com as atividades culturais/turísticas.
Vale ressaltar que as reportagens que havíamos lido, informavam que Assunção estava sendo a "última bolacha do pacote" em matéria de diversão, desenvolvimento, entretenimento, compras, etc....... Olha, aqui neste canal eu comento o que vi e vivi, então te adianto que ela é bacana, tranquila, agradável, mas é uma das capitais da América do Sul, mais simples que conheci. O tom dado nas reportagens está um pouco acima da realidade, então quem quiser conhecê-la vale a pena ir com a expectativa um pouco abaixo do que diz a propaganda.
TRANSPORTE AEROPORTO – Você pode ir de transporte público (ônibus) para o centro de Assunção, no entanto optamos pelo táxi, pois não é caro e é seguro, lembrando que o aeroporto fica em uma cidade vizinha de Assunção, a cidade de Luque.
INFORMAÇÕES TURISTICAS – Você consegue mapas e informações turísticas com facilidade na cidade, mas se puder, veja um posto de informações turísticas que fica no aeroporto, os atendentes são excelentes e muito prestativos, o funcionário que nos atendeu, passou um bocado de dicas para nós aproveitarmos melhor a nossa estadia por lá.
HOTEL – Ficamos hospedados em um hotel muito legal, o HOTEL EXCELSIOR INN (http://www.excelsiorinn.com.py/) ele é um hotel 4 estrelas, com um mobiliário e instalações antigas, porém muito bem conservado e limpo. O hotel faz parte da mesma rede que o HOTEL EXCELSIOR (5 estrelas), que fica ao lado, e o bacana deste hotel é que você utiliza as instalações do hotel 5 estrelas super bacana, tais como piscina, academia, etc. O café da manhã é servido no Hotel Excelsior, um dos melhores café da manhã que já vi em minhas andanças. Os quartos/banheiros são enormes, o nosso foi pedido com duas camas de solteiro e nos deram um com duas camas de casal, por ai imagina o tamanho do quarto. O melhor de tudo é o preço da diária, uma bagatela. Fiz a reserva pelo www.booking.com. A localização é ótima, fica no centro de Assunção e você pode fazer tudo a pé.
Chegamos em Assunção no horário de almoço e após acomodarmo-nos no hotel, pegamos um mapa turístico e seguimos rumo ao passeio cultural. Como estávamos no centro, e diante de nossa posição no mapa, optamos em começar o passeio pelo:
PANTEON NACIONAL DE LOS HEROES – Foi inaugurado em 1936, sua construção foi baseada no mausoléu Invalides de Paris, em seu interior estão enterrados heróis de guerra paraguaios. Não conseguimos visitá-lo internamente pois estava em reforma.
Panteon Nacional de los Heroes - em reforma |
Panteon Nacional de los Heroes foto: www.panoramio.com |
Panteon Nacional de los Heroes foto: www.printerest.com |
Dali seguimos rumo a PLAZA INDEPENDENCIA onde se encontra várias atrações, e iniciamos pela:
CATEDRAL METROPOLITANA DE ASSUNÇÃO - a cidade de Assunção é sede de um bispado desde 1547, e desde então já possuía sua igreja catedral, ocorre que várias construções antecederam a atual, que teve sua construção iniciada em 1842 e finalizada em 1860. Com fachada neoclássica, em seu interior o retábulo principal é da época colonial e todo esculpido em madeira policromada. No interior da catedral funciona um museu com objetos de arte sacra.
Catedral Metropolitana de Assunção |
|
|
CENTRO CULTURAL DA REPUBLICA – A construção do edifício iniciou-se em 1815 sendo finalizado em 1822, teve como finalidade a instalação do cabildo e arquivo municipal da época. No decorrer dos anos foi utilizado como armazém, palácio governamental e sede do poder legislativo. Em 2004 passou a funcionar como centro cultural. Além da área destinada para exposições temporárias, seu acervo de exposição permanente trata de temas a respeito da história do cabildo, arte colonial, arte indígena, música e cinema paraguaio.
Centro Cultural da Republica |
Centro Cultural da Republica |
PALÁCIO DE LOPEZ – Foi construído entre 1860 e 1892, tendo como inspiração Versalhes de Luis XIV e pertencia a família do presidente Solano López. Atualmente é onde funciona o palácio do governo paraguaio. É possível visitá-lo internamente, mas é necessário solicitar autorização e as visitas quando autorizadas são realizadas durante os dias úteis. Como estávamos ali durante um final de semana, conhecemos somente na parte externa.
Em uma rua praticamente em frente ao Palácio de Lopez, encontra-se o Centro Cultural Manzana de la Rivera.
CENTRO CULTURAL MANZANA DE LA RIVERA – O centro é composto por um conjunto de nove casas de diversas épocas, as quais abrigam museus, salas de exposição de arte, biblioteca municipal e um café. Deste citado café, se tem uma vista fantástica do Palácio de López, um funcionário da área de turismo nos informou que à noite a vista é mais bonita, pois o palácio recebe uma iluminação especial.
Centro Cultural Manzana de la Rivera |
Centro Cultural Manzana de la Rivera |
Centro Cultural Manzana de la Rivera |
COSTANERA ASSUNCION – um projeto que foi inaugurado em 2013, criou um espaço para que os paraguaios utilizem sua extensão, para a pratica de caminhadas, corridas, bicicletas, skates, patins, etc. ou simplesmente apreciar a vista do rio Paraguay. Um local frequentado por famílias nos finais de tarde, enfim um espaço muito tranqüilo para estar.
Finalizada nossa volta pela Costanera, retornamos para a área central, já que queríamos dar uma descansada antes do jantar, e durante o retorno ainda passamos pelo:
MUSEO CASA DE LA INDEPENDENCIA – A construção mais antiga de Assunção, trata-se de um casarão datado de 1722, local onde foi tramada a independência do país em 1811, seu acervo é de caráter histórico.
Museo Casa de la Independencia |
|
|
|
Hard Rock Café Assuncion |
|
Optamos em fazer o passeio para o lago de Yparacay, pois minha opinião é que ir a Assunção e não conhecer o lago de Ypacaray é o mesmo que ir a Paris e não ver a Torre Eiffel, claro que guardadas as devidas proporções......rs.rs.rs..... Não que ele seja espetacular, não é isto, mas eu acho a ida até lá tão agradável, pois é onde você tem oportunidade de ver um pouco do interior paraguaio, que é bastante agradável e acolhedor, além de conhecer este lago que inspirou tantas canções famosas.
O LAGO YPACARAY (Lago do Senhor, na língua guarani), é um dos maiores lagos paraguaios é muito popular entre os turistas e habitantes do país, apesar que atualmente não seja apropriado para banhos face a poluição. No entanto, você vê as pessoas utilizando o mesmo normalmente....rs.rs.rs.rs.
Lago Ypacaray |
Lago Ypacaray |
Lago Ypacaray |
Este tour te pega no hotel e leva até o Lago de Ypacaray que fica em San Bernardino, são cerca de 50 quilômetros.
No trajeto há paradas nas cidades periféricas, sendo elas: Luque (a cidade das jóias) e Areguá (a cidade das cerâmicas), finalizando em San Bernardino que é chique com seus cafés, clubes e restaurantes. Estas cidades ficam ao redor do lago de Ypacaray.
Nós aproveitamos bastante a parada em AREGUÁ, a cidade das cerâmicas, uma pena não poder trazer peças do artesanato local, pois são grandes e pesadas. As cerâmicas produzidas ali são bastante bonitas e interessantes, algumas até pitorescas.
SAN BERNARDINO foi colonizada por alemães, então ela é diferente de tudo o que você imagina em matéria de Paraguai. A organização do povo alemão, passou de geração para geração, resultando em um local muito arborizado, com casas/chalés lindos, muitas flores, etc.
A região é muito procurada por turistas paraguaios e muita gente da capital possui casa de campo para passar ali, finais de semana. É um lugar que te convida ao retorno.
San Bernardino - Lago Ypacaray |
O retorno deste passeio é sem paradas na rota San Bernardino /Assunção.
Foi um passeio muito agradável, pois como disse anteriormente, é possível conhecer um pouco do interior paraguaio.
Neste dia jantamos em outra rede internacional o Friday's, que possui uma filial na cidade, eu e meu amigo que gostamos muito de uma gastronomia local, acabamos optando em comer só nas redes mundiais, mas fazer o que, estávamos com vontade de comer lanches gourmet e por ali foi........... A culinária paraguaia ficará para uma outra viagem.
Na segunda feira, tivemos a oportunidade de dar uma volta pelo centro, já com parte do comércio e escritórios abertos, e constatamos que a cidade é tranquila, mesmo durante os dias úteis.
E assim finalizamos nosso fim de semana paraguaio, com muita tranqüilidade.
Um abraço e até a próxima postagem!!
Benevide