sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CHILE - Santiago - ( complemento )



SANTIAGO DO CHILE


E lá chego eu pela enésima vez a Santiago.... Mas que bom, pois eu gosto muito desta cidade e estar ali é sempre um prazer.

Quando cheguei já tinha alguns planos em mente, mas não imaginava que mudariam tanto, pois como disse no post de San Pedro do Atacama, ali encontrei um casal de amigos chilenos, que vive em Santiago, os quais conheci em Búzios/RJ, e sabia que no sábado ou domingo iria com eles visitar Viña del Mar e Valparaiso, então tinha tudo mais ou menos programado. Mas estes amigos inventaram programações para o sábado, então acabei alterando o roteiro inicial.

Cheguei em uma sexta-feira após o almoço e utilizei o serviço de traslado shuttle do Aeroporto de Santiago até o hotel. No desembarque havia várias opções de transporte mas optei pela empresa TRANSFER DELFOS (site: clique aqui – reservas@transferdelfos.cl) e gostei do atendimento prestado por eles, inclusive é possível agendar o retorno, basta ligar para o número informado por eles e passarão para te levar ao aeroporto. É uma boa forma de se locomover do/para o aeroporto/hotel sem gastar muito, já que o preço cobrado é justo.

Fiquei hospedado no Hotel Ibis Providência, já que a localização é bastante central e próxima a estação do metro MANUEL MONTT. Nos arredores você tem mercado, restaurantes, lanchonetes, bares, cafés, farmácias, enfim tudo muito facilitado. Sem contar com a segurança que a região oferece.

Como já fiz um post sobre Santiago, neste irei falar somente dos novos lugares que conheci, se você quiser informações gerais peço que acesse o post inicial, basta clicar aqui (clique aqui).

Iniciei “os trabalhos” pela QUINTA NORMAL, que é um lindo parque com acesso direto pelo metro e que reúne 05 museus, são eles:

Museo de Arte Contemporaneo - Quinta Normal
• Museo Nacional de Historia Natural
• Museo de Ciencia y Tecnología
• Museo Ferroviario de Santiago
• Museo Infantil

Quinta Normal

Quinta Normal

Quinta Normal


Quinta Normal

Quinta Normal - Museo de Ciencia e Tecnologia


Quinta Normal - Museo Ferroviario de Santiago

Quinta Normal - Museo Ferroviario de Santiago

Quinta Normal - Museo Ferroviario de Santiago

É um passeio interessante que deve ser feito com tempo, pois além do parque ser grande, é muito museu para se visitar de uma tacada só. Eu visitei internamente só o Museu Nacional de Historia Natural.

Museo Nacional de Historia Natural


Museo Nacional de Historia Natural - cenários


Museo Nacional de Historia Natural - cenários


Museo Nacional de Historia Natural


Museo Nacional de Historia Natural

Museo Nacional de Historia Natural

Muito próximo, melhor dizendo, ao lado da Quinta Normal, esta instalado outro museu, é o ARLEQUIN. A visita é imperdível mesmo que seja somente para ver o prédio, pois é um estilo art noveau muito bonito. Ele possui tantos detalhes em sua parte externa que você fica olhando tanto para eles que resolve entrar pois pensa “se por fora é assim, imagine internamente”. Mas te antecipo, ele é mais bonito por fora do que por dentro. Seu acervo é composto de trabalhos, cuja elaboração tem como base algumas obras famosas, para ser sincero achei a mostra um pouco complicada e não entendi muito bem a proposta. Mas como disse, pela arquitetura recomendo a visita, deixando claro que se você não quiser entrar, não perderá grande coisa, mas se for como eu...... prefiro me arrepender de ter entrado do que depois pensar arrependido “ porque não entrei...”.


Museo Arlequin


Museo Arlequin - parte interna


Museo Arlequin - parte interna

Museo Arlequin - exposição

A visita ao ARLEQUIN, pode ser feita combinada com a Quinta Normal, pois se você for de metro, entrará pela entrada principal, e no decorrer de sua caminhada pelo parque, acabará chegando a uma entrada lateral (do lado esquerdo), basta sair por ela e já estará diante do Arlequin, depois você pode voltar para o parque Quinta Normal, e retornar para a entrada principal, onde pegará o metro para retornar ao centro da cidade ou se dirigir a outro local de interesse.

Eu fiz questão de conhecer a Quinta Normal, pois ela é citada em várias musicas típicas chilenas, trata-se de um local muito tradicional para o “santiaguino”.

O dia seguinte foi dedicado a conhecer e rever atrações turísticas na área central histórica de Santiago, então comecei por uma visita ao CENTRO CULTURAL LA MONEDA e depois segui para a Plaza de Armas, onde visitei o MUSEO HISTORICO NACIONAL.

Centro Cultural La Moneda


Centro Cultural La Moneda

Centro Cultural La Moneda

MUSEO HISTORICO NACIONAL – É um local muito interessante, ali você tem oportunidade de conhecer muito sobre a história do Chile. Possui uma mostra bastante completa de objetos de época. Também é possível acessar a torre de onde se tem uma vista privilegiada da Plaza de Armas e arredores.

Museo Historico Nacional

Museo Historico Nacional

Museo Historico Nacional - patio interno

Bem próximo dali, encontra-se o MUSEO CHILENO DE ARTE PRECOLOMBINO, aproveitei e fui revisita-lo.

MUSEO CHILENO DE ARTE PRECOLOMBINO – Eu revisitei este museu e fiquei surpreso com as mudanças ocorridas, apesar que vale esclarecer que a última visita que fiz ao mesmo foi a 15 anos atrás...rs.rs.rs...... Seu acervo está completíssimo e traz mostra de toda a arte precolombina abrangendo todos os países das Américas. Tudo muito bem catalogado e organizado por setores. Fiquei surpreso e feliz com isto, pois acabou que aprendi um pouco mais sobre a cultura precolombina e me proporcionou aprender sobre a diferença dos diversos estilos de trabalhos entre as culturas indígenas. Merece ser visitado.

Museo Chileno de Arte Precolombino

Museo Chileno de Arte Precolombino

Museo Chileno de Arte Precolombino

Museo Chileno de Arte Precolombino

Saindo dali, tentei visitar o MUSEU DE SANTIAGO, mas infelizmente não foi possível pois o mesmo encontrava-se fechado para reforma/restauração. Pelo que li parece ser bastante interessante, acho que deve ser visitado. Ele está localizado próximo da Plaza de Armas, basta perguntar e lhe informarão.

Museo de Santiago


Museo de Santiago

Sem ter muito o que fazer até o próximo compromisso, acabei tomando o ônibus que faz o city tour por toda a Santiago, e fiz o circuito completo de modo que, por mais que se conheça uma cidade, neste tipo de tour você sempre acaba obtendo informações diferenciadas sobre a cidade, e foi o que aconteceu.

Acabei passando pelo Centro Cultural Estacion Mapocho, que fica na área central, porém desconhecia sua localização e importância, está listado para eu visita-lo em minha próxima estadia pela cidade, vi o prédio que será o mais alto da América do Sul o GRAN TORRE COSTANERA (finalizando as instalações), além de rever todas as partes modernas da cidade de Santiago.

Centro Cultural Estacion Mapocho

Gran Torre Costanera - será o edificio mais alto da América do Sul

Parte moderna de Santiago

Após o city tour a bordo do ônibus turístico, me dirigi para o PALACIO LA MONEDA, sede do governo chileno, onde tinha agendado uma visita interna ao palácio.

Palacio La Moneda - parte externa

Conheço o Chile a mais de 15 anos e nunca tinha tido a oportunidade de conhecer o palácio governamental internamente, conheço de diversos países, pois este é um tipo de tour que me interessa, então quando chego a um novo país, sempre procuro saber quanto a possibilidade de realizar a visita.

Posso dizer que o tour é interessante, e que internamente o Palácio de la Moneda é bastante austero. Eu imaginava que fosse totalmente o contrário, mas não, ele é muito bonito porém de uma forma simples e clássica. Rebuscado é o que não se vê por ali.

A visita é bastante rápida e os turistas tem acesso somente a algumas partes, notei muita restrição e o controle dos carabineiros é bastante forte. Devem ter lá seus motivos. Mas independente disto, se você tiver tempo recomendo, lembrando que a visita é somente por meio de agendamento e deve ser feita com antecedência de pelo menos um mês. Basta você solicitar por e-mail ( visitas@presidencia.cl ), mais informações podem ser obtidas direto no site do Governo Chileno (clique aqui ).

Palacio La Moneda - Patio de los Naranjos


Palacio La Moneda - parte interna


Palacio La Moneda - parte interna


Palacio La Moneda - Capela


Palacio La Moneda - Salão onde são realizados eventos importantes e pronunciamentos


Palacio La Moneda


Palacio La Moneda


Palacio La Moneda

Palacio La Moneda - Patio interno

De modo bastante resumido, foi isto que fiz de diferente, nesta minha estadia em Santiago, é claro que fui a restaurantes modernos sensacionais, almocei no Mercado Central, não podia deixar de comer várias vezes os deliciosos “pasteles de piña”, na verdade bolos de abacaxi, muito comum por lá.

"Pastel de Piña" - bolo de abacaxi

Mas para finalizar toda esta maravilhosa viagem pelo Chile, não poderia faltar o PISCO SOUR, então me despedi assim:

Pisco Sour

Encontramos-nos em um novo país, por meio do próximo post.

Um abraço,

Benevide

Simples portal em edificio público na área central de Santiago......

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CHILE - VINÃ DEL MAR e VALPARAÍSO



VINÃ DEL MAR e VALPARAISO


Como disse anteriormente um casal de amigos chilenos, que moram em Santiago me convidou para ir a Viña del Mar e Valparaíso. Eu fiquei muito contente, pois já estava em meus planos revisitar estas duas cidades do litoral chileno, já que havia estado ali a mais de 15 anos e queria revê-las com mais detalhes.

Tinha pesquisado bastante sobre a ida por meio de tour ou por conta própria e contratar um guia turístico local para me levar em visita ao todos os pontos turísticos.

Porém eu não contava com a possibilidade de um morador local, e que conhece muito bem aquela região me levar para conhecê-la.

Nossa! eu sou muito grato ao Javier e a Soledad que dedicaram seu domingo nesta empreitada e me propiciaram um dia maravilhoso, com um detalhe, eu vi tudo sob a ótica do olhar de um chileno, o que me proporcionou conhecer muito mais a respeito da região.


Eu e meus amigos chilenos Javier e Soledad


Soledad, Javier e Euzinho

Bom, eles me pegaram cedinho no hotel e disseram para eu não tomar café da manhã, pois eles iriam me levar para um café da manhã campestre. Então seguimos viagem e eles optaram em não ir pela estrada principal que liga Santiago a Viña, seguiram por uma estrada alternativa, que vai por uma serra e passa por vilarejos, cidadezinhas, enfim uma vista totalmente diferente.

Já na serra pararam em um local chamado de TIL TIL, onde pude aproveitar um gostoso café da manhã campestre. Um local com várias barracas, onde o café é servido de forma bastante simples, porém apetitosa. As empanadas são assadas em forno rústico e eu tive o privilegio de comer uma saída do forno diretamente para meu prato. Puxa, que experiência bacana.


TIL TIL - local onde servem o café da manhã campestre

TIL TIL - empanadas saindo diretamente do forno para nossos pratos 

Na sequencia seguimos a estrada a caminho de Viña e paramos no topo da serra de onde se tem uma vista linda de toda a região.

Vista da estrada em direção a Viña del Mar

Depois de muito conversar, rir e apreciar a paisagem, quando menos espero, já estávamos entrando em Viña del Mar, que é um dos ou o mais elegante balneário chileno. Mas falarei de lá mais para frente.

Ao entrar em Viña já se nota todo o seu luxo e glamour, mas tratando-se de um passeio diferenciado, eles rapidamente tomaram uma estrada que segue para uma praia fora de Viña e de lá voltaríamos para Viña parando de praia em praia.

Então seguimos direto para CON CON, que é uma praia praticamente deserta quando comparada a Viña. Deserta talvez não seja bem o termo, pois é um local rodeado de casas de moradores e algumas casas de veraneio, ou seja, um clima bastante praiano sem nada que seja vinculado a cidade.

Muito tranquila, com um mar lindo Con Con é procurada para prática de suf. Caminhamos pela praia e seus arredores e depois paramos em um local para comer uma empanada sensacional, já que a região de Con Con é famosa pelas empanadas que se serve ali.

Con Con


Con Con


Con Con

Con Con

Dali seguimos pela via costeira rumo a Reñaca que é a praia entre Con Con e Viña.

Praia no caminho entre Con Con e Reñaca


Praia no caminho entre Con Con e Reñaca


Praia no caminho entre Con Con e Reñaca

Praia no caminho entre Con Con e Reñaca

Ali a coisa muda de figura, pois REÑACA já tem estilo de “cidade praiana”. Possui uma excelente estrutura para veraneio, com vários residenciais construídos nas colinas que ficam às suas costas. Eu já vi este tipo de construção em Ubatuba (Praia das Toninhas) e amei. Ao chegar em Reñaca e ver tantos, nossa eu fiquei encantado. Os de Reñaca possuem um funicular ao lado de cada residencial que facilita a locomoção dos moradores.

As pessoas em Reñaca parecem muito felizes e nota-se que curtem muito viver/estar ali. A quantidade de restaurantes/bares é grande, enfim já decidi: vou passar uma temporada de verão em Reñaca.

Reñaca


Reñaca

Reñaca


Reñaca - condominios cuja construção acompanha a inclinação do morro

Reñaca

Ela lembra os balneários europeus, e quem conhece, sabe do que eu estou falando. O clima, a energia o comportamento das pessoas é muito parecido. E se tem uma coisa que gostei foi de passar umas férias de verão no litoral francês e italiano.

Então Reñaca..... me aguarde!!!

Reñaca

Depois de circular um bocado por Reñaca, seguimos na direção de Viña del Mar, mas fizemos somente uma rápida parada na praia e continuamos rumo a Valparaíso, pois iriamos almoçar ali e no retorno é que visitaríamos Viña detalhadamente.

O que falar de VALPARAISO........... É uma cidade muito interessante, com sua área portuária, seu centro histórico, suas ladeiras, seus funiculares, suas casas coloridas, seu passado histórico, enfim um lugar para se ficar pelo menos 2 dias para conhecer e absorver tudo com calma.

Valparaiso - área central


Valparaiso - área central

Funicular em Valparaiso


Valparaiso - vista panoramica da cidade e região portuaria

Valparaiso - suas ladeiras e casarios coloridos

Almoçamos em um restaurante que fica próximo a Caleta Portales em Valparaiso, dali seguimos para o “final” da cidade de onde se tem uma linda vista do mar e uma vista panorâmica completa da cidade.

Caleta Portales

Valparaiso - vista a partir de um mirante fora da área central

Valparaiso - vista a partir de um mirante fora da área central

Em seguida tomamos o rumo das ladeiras para que eu tivesse uma ideia completa dos bairros que formam a cidade. Paramos em um mirante de onde se tinha uma vista completa da cidade. Aliás, o que não falta em Valparaíso são mirantes, então você consegue ver a cidade de diversos ângulos.

Depois fomos descendo pelo meio de um bairro até chegarmos a um mirante que considero o principal, já que é ali que os tours deixam os visitantes para tirarem fotos panorâmicas da cidade, comprar souvenirs, apreciar a vista, etc. Também muito próximo encontra-se o Museo Maritimo Nacional.

Valpaaraiso - casario tipico

Valparaiso - mirante com panoramica da cidade ao fundo


Valparaiso - vista panoramica da cidade com destaque para região portuaria


Valparaiso - o mirante mais conhecido, pois é aqui que os tours param para os turistas tirarem fotos e apreciar a vista panoramica da cidade

Museu  Maritimo Nacional

Neste local você vê o casario tradicional de Valparaiso com seu colorido forte e a riqueza dos detalhes arquitetônicos que caracterizam de modo tão forte as construções tradicionais daquela cidade.

É incrível como duas cidades vizinhas, tão próximas que até parecem única, já que de Viña se vê Valparaiso e vice-versa, possam ser tão diferentes. Enquanto Valparaiso guarda muito da cultura/história/identidade do país, Viña del Mar, tem toda uma semelhança com os ricos balneários espalhados pelo mundo, onde o glamour e luxo abundam. É muito interessante.

Depois de muito explorar Valparaíso, chegamos a VIÑA DEL MAR, que encanta seus visitantes com seus jardins, largas avenidas, seu Casino, seu Relógio de Flores, os restaurantes luxuosos, suas vitrines, enfim um mundo todo a parte.

Um local para se passar dias somente disfrutando o que a vida oferece de melhor.

Viña del Mar - Relógio de Flores

Viña del Mar

Viña del Mar

Viña del Mar

Viña del Mar

Casino Municipal de Viña del Mar

Casino Municipal de Viña del Mar

No quesito praia, a estrutura é excelente e muito bonita, já que adotaram a construção de jardins, que contrasta bastante com os prédios de um lado e a areia/mar do outro, criando uma linda linha divisória.

Praia em Viña del Mar


Praia em Viña del Mar

Praia em Viña del Mar


Praia em Viña del Mar

Praia em Viña del Mar

Depois de muito nos divertimos, a natureza nos brindou com um lindo pôr-do-sol, indicando que já era hora de pegarmos a estrada de volta a Santiago.

Viña del Mar

Este foi um dos melhores dias que tive em minha viagem ao Chile, que foi de norte a sul como você que acompanhou todos os posts deve ter notado.

O Chile é um país maravilhoso para se visitar, já que possui de tudo. Eu ouvi de uma guia uma história bem interessante/alegre. Ela disse que “Quando Deus fez o mundo o último país que ele criou foi o Chile. Por que? Ele olhou e viu que tinha sobrado praias, deserto, geleiras, montanhas, vales, rios, lagos, gêiser e outras coisinhas mais, ai olhou viu que não havia mais espaço terrestre, pegou tudo isto e ajeitou em uma linha comprida à esquerda da América do Sul e assim criou este país tão diversificado e tão lindo.”

Adorei a colocação, pois é realmente assim que o Chile se apresenta ao mundo.

Um abraço,

Benevide Rocha