CÓRDOBA
Durante as idas e vindas para Buenos Aires e sul da Argentina, comecei a receber informações a respeito de quão bonito e interessante é o norte da Argentina, que além da beleza natural, arquitetônica e histórica, ainda contava com referência sobre a cordialidade e simpatia de seu povo.
Também, de diversas fontes, ouvi dizer : “Quando você for a Córdoba verá que ali estão as mulheres mais lindas da Argentina”.
Bom, diante de tudo isto, resolvi que iria conhecer o norte argentino, começando por Córdoba, já que era a maior referência, e também porque havia conhecido dois cordobeses em Buenos Aires, que se mostraram muito simpáticos e divertidos, começando assim a conferir as informações que havia recebido anteriormente.
O que dizer de Córdoba??? Um local FANTÁSTICO para se conhecer. Como disse em uma postagem que fiz no Facebook, foi umas das melhores viagens que fiz nos últimos tempos. Gente bonita, cordial, simpática e atenciosa, comida maravilhosa, cidade limpa, monumentos belíssimos, grande facilidade de locomoção, segurança, enfim.....tudo de ótimo!!
Para quem conhece Buenos Aires e gosta de suas lojas, cafés, livrarias, etc. irá se deparar com diversos estabelecimentos tradicionais de BA, que possuem suas filiais ali, com um facilitador, pois pelo fato da cidade ser bem menor que BA, você não precisa fazer grandes deslocamentos (a pé mesmo) para ir de um lugar a outro. Para você ter uma ideia, na cidade de Córdoba há filiais do Café Martinez, Livraria Ateneo, Falabella, e por ai vai. Isto além de outros estabelecimentos locais, com muitos bons produtos/atendimento.
Em matéria de pães e doces, você ficará de queixo caído. Uma das coisas que mais vi na área central, são padarias, do meu ponto de vista, “padarias gourmet” ou “boutique de pães”, tal é a qualidade dos produtos oferecidos, e isto como se fosse um “pãozinho francês ou um simples sonho ” daqui. Com relação às “medias lunas”, os famosos croissants argentinos, eu pensava que havia somente dois tipos, ou seja, o doce e o salgado. Para você ter uma ideia no café da manhã do hotel em que fiquei hospedado, oferecem 5 tipos de “medias lunas” . No primeiro dia em comi 5 delas, e olha que são de tamanho consideráveis,... isto só para começar os trabalhos.....rs.rs.rs....
Medias Lunas - salgadas |
Medias Lunas - doces, inclusive a da esquerda é totalmente recheada com doce de leite... |
Em resumo, Córdoba é uma cidade que visitei (muito rápido, foram somente dois dias), ADOREI e retornarei para desfrutar, um pouco mais, tudo de bom que ela oferece. Procurarei falar de tudo o que fiz e o que há para fazer por lá, e já antecipo, você não se arrependerá quando for visita-la.
Rio Suquia |
Vamos falar um pouquinho sobre as características geográficas e históricas da cidade?
Córdoba é a cidade com maior população, depois de Buenos Aires e encontra-se a 713 quilômetros da capital. Trata-se de uma cidade com diversos pontos que foram de grande importância para a história do país.
Na cidade esta instalada a Universidade Nacional de Córdoba, que é a mais antiga do país. Ela foi fundada em 1613 pela Ordem Jesuíta.
Córdoba é uma cidade com muitas igrejas e historia vinculada fortemente às ordens religiosas, de modo que você encontrará muitos locais para serem visitados, além dos citados neste post, no que diz respeito a igrejas, capelas e museus religiosos.
Consegui um mapa bem legal da cidade (área turística) e nele estão assinalados praticamente todos os pontos turísticos da área central. Nele você poderá localizar as atrações que citarei, além de outras que não comentei, pois não tive tempo para visita-las ou estavam fechadas. Então, segue o mapa para você ter uma ideia de como é fácil fazer turismo, por conta própria, na cidade. Chegando na cidade, recomendo que procure um posto de informações turísticas onde lhe fornecerão um mapa (colorido e completíssimo) e dicas para você aproveitar melhor sua estadia. Há postos turísticos no Cabildo, Terminal de ônibus, Aeroporto e no Patio Olmos Shopping. Também no próprio hotel poderão lhe fornecer o mapa da cidade.
Na descrição dos passeios oferecidos, resolvi dividir da seguinte forma: Centro Histórico, bairro Nueva Córdoba, Região do La Cañada/área cívica, além de falar sobre as Estâncias Jesuíticas e cidades turísticas que estão nas cercanias de Córdoba, e não são poucas.
AEROPORTO – O Aeroporto Internacional Ingeniero Ambrosio L.V. Taravella (clique aqui), conhecido como Pajas Blancas, está localizado 9 km do centro. Fiz o traslado em táxi, contratado no balcão da Global Transfer (reservas e informações: globalremis@gmail.com), no interior do aeroporto. Não optei em pegar táxi comum, pois quando cheguei eram 4 horas da manhã, não conhecia a cidade e queria chegar o mais rápido possível ao hotel. Mas obtive informações de que não há problema em utilizar os táxis comuns. No retorno acertei o táxi no próprio hotel e me parece que há um valor já estabelecido para as corridas do centro de Córdoba para o aeroporto.
HOTEL DE LA CAÑADA – Fiquei hospedado em um hotel muito bom, o Hotel de La Cañada, localizado na Av. Marcelo T. de Alvear, 580, que é a avenida que margeia o corrégo La Cañada. Localização excelente, próxima ao centro histórico e do bairro Nueva Córdoba. Não precisei pegar ônibus ou táxi para nada, fiz todos os principais passeios a pé. É um hotel 4 estrelas, com atendimento e qualidade excelentes, e sendo Argentina para nós o valor da hospedagem fica barata quando comparamos um hotel desta qualidade com um similar aqui no Brasil. Recomendadissímo. Informações podem ser obtidas no site ( clique aqui), fiz reserva pelo www.booking.com .
BUS CITY TOUR – Para se ter uma panorâmica de Córdoba, não há melhor opção. Este ônibus com dois andares faz um percurso completo por todas as principais atrações de Córdoba, de modo que além da área central, também segue para alguns bairros, de modo a completar a experiência de visitar Córdoba. O único inconveniente é que ele faz somente uma parada, onde se pode descer, é na Igreja Sagrado Coração de Jesus, mesmo assim, uma parada rapidíssima. O tour tem duração de aproximadamente 1h30 e o local de saída é ao lado da Catedral de Córdoba, precisamente na Plaza San Martin.
Minha opção foi conhecer toda a área central de Córdoba e no final da tarde fazer o Bus City Tour. Recomendo muito este passeio pois além de rápido, realmente te oferece uma visão praticamente completa de toda Córdoba.
Bus City Tour |
Passeios localizados na região do CENTRO HISTÓRICO
TEATRO LIBERTADOR GENERAL SAN MARTIN – É o teatro mais antigo da Argentina, foi fundado em 1891 e declarado Monumento Histórico Nacional em 1991. O edifício abriga a Sala Luis de Tejeda e o Museo del Teatro y de la Musica Cristóbal de Aguilar. A sala de apresentações tem capacidade para 1.000 pessoas, e as temporadas oferecem espetáculos de ópera, ballet, concertos e demais mostras artísticas.
O Museo del Teatro y de la Música Cristóval de Aguilar, está aberto a visitação de segunda a sexta-feira nos horários das 9h30 às 12h30 e das 15h às 20h.
O teatro está localizado na Av. Vélez Sarsfield, 365, próximo ao Pátio Olmos.
Teatro Libertador General San Martin |
Teatro Libertador General San Martin |
MANZANA JESUíTICA (Mansão Jesuita) - Esta é uma das principais, se não for a principal, atração de Córdoba. Trata-se de um local, que pode ser considerado como a “capital”, ou seja, a base principal da atuação dos jesuítas, que ali chegaram em 1599 para realizar sua tarefa evangelizadora, pedagógica e missioneira. Em 2000 a Manzana Jesuítica foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
É um dos grandes legados, deixados por aquela ordem, sendo que a Manzana Jesuítica é composta por:
• Colégio das Huérfanas (Museo Obispo Fray Jose Antonio de San Alberto)
• Iglesia Compañia de Jesús
• Capilla Doméstica
• Universidad Nacional de Córdoba – é a universidade mais antiga da Argentina.
• Colegio Nacional del Monserrat
Estes três edifícios ocupam todo um quarteirão na área central de Córdoba, e há possibilidade de se fazer uma visita guiada, que ocorre em diversos horários durante o dia e lhe proporcionará a possibilidade de conhecer de perto, o quanto foi importante para o desenvolvimento educacional e cultural dos povos que no passado foram assistidos pelos jesuítas. Recomendo que faça esta visita, pois você conhecerá e verá coisas muito interessantes.
Caso você não queira fazer a visita guiada, há possibilidade de visitar somente a Iglesia Compañia de Jesús que fica aberta durante o dia e a Capilla Doméstica, cuja entrada é na ruazinha ao lado da igreja.
Iglesia Compañia de Jesús |
Iglesia Compañia de Jesús - interior |
Iglesia Compañia de Jesús - parte do teto e abóbada |
Iglesia Compañia de Jesús - altar principal |
Museo Historico da Universidade de Córdoba |
Museo Historico da Universidade de Córdoba - pátio interno |
Capilla Doméstica - entrada |
Capilla Doméstica - interior |
Capilla Doméstica - detalhe do teto |
PLAZA SAN MARTIN – Uma das referências principais da cidade, cuja origem remonta a 1577. É uma homenagem ao grande General San Martin, e a exemplo de outros locais, possui na parte central um monumento em homenagem a San Martin. Ao redor da praça estão localizados o Cabildo, a Catedral, a Passagem Santa Catalina e o Museu de Arte Religioso Juan de Tejeda.
Plaza San Martin |
Plaza San Martin |
Plaza San Martin |
IGLESIA CATEDRAL – Um dos símbolos da cidade, teve sua construção iniciada em 1574 e término 200 anos depois. Devido a este tempo, a mesma tem arquitetura com mescla de estilos, o que talvez tenha contribuído para a sua beleza. Localizada na Plaza San Martin.
Iglesia Catedral |
Iglesia Catedral |
Iglesia Catedral - portal principal |
Iglesia Catedral - interior |
Iglesia Catedral - detalhe do teto |
Iglesia Catedral - uma das capelas internas |
Iglesia Catedral - teto com detalhe da abóbada |
Iglesia Catedral - altar principal |
Iglesia Catedral - vitral |
PASAJE SANTA CATALINA (Passagem Santa Catalina) – Trata-se de uma pequena rua entre a Catedral e o Cabildo, que faz ligação entre a Plaza San Martin e a praça onde fica a Iglesia Santa Catalina. Hoje ali se encontra o Arquivo Provincial da Memoria, que é um espaço destinado a reflexão sobre os períodos ditatoriais e repressivos.
Pasaje Santa Catalina |
CABILDO DE LA CIUDAD – Sua construção data de 1588, possui um padrão de arquitetura simples, considerado como clássico. É possível visita-lo internamente onde se destacam os pátios e o Salón Rojo (Salão Vermelho). É um espaço destinado a mostras, exposições e demais eventos, que o caracterizam como um dos mais atrativos centros artísticos da cidade. Localizado na Plaza San Martin.
Cabildo |
Cabildo |
Cabildo |
CRIPTA DEL ANTIGUO NOVICIADO JESUÍTICO – é um templo subterrâneo do principio do século 18, que pertencia ao Antigo Noviciado da Ordem Jesuíta. Após expulsão dos jesuítas, a construção passou a ser administrada por uma ordem que era encarregada do hospital da cidade e depois passou para administração privada, até que em 1928 teve suas abóbadas demolidas para construção da Av. Colón. O templo ficou sepultado até 1989, quando casualmente os trabalhos de escavações para obras da companhia telefônica, o redescobriram. Pode ser visitado de 2ª a 6ª feira. Uma pena, pois nos finais de semana, quando creio que o fluxo de turistas é maior, o mesmo encontra-se fechado. Consegui tirar uma foto de sua entrada. Localização cruzamento da Av. Colón com Av. Rivera Indarte.
Cripta del Antiguo Noviciado Jesuitico |
IGLESIA SANTA CATALINA – O templo começou a funcionar, por volta de 1613, em outro local, e foi transferido para a localização atual em 1641. Sua fachada é constituída por um estilo neoclássico. Há destaque para a imagem de Santa Catalina de Siena, a padroeira da igreja. O interior tranquilo e escuro é finalizado com uma grade que separa a igreja da parte daclausura, de onde sai o canto das religiosas quando o executam. Localizada na Calle Obispo Trejo, 34.
Iglesia Santa Catalina |
Iglesia Santa Catalina |
Iglesia Santa Catalina - detalhe do teto e lustre |
Iglesia Santa Catalina - interior |
Iglesia Santa Catalina - altar principal |
Iglesia Santa Catalina - vitral |
IGLESIA Y CONVENTO DE LAS TERESAS – Em 1628 foi fundado o monastério, pelas mãos da família Tejeda, que em retribuição a uma graça recebida, resolveram converter a respectiva casa em convento e construir a igreja. Localização cruzamento da Calle Independencia com Calle 27 de Abril, ao lado da Plaza San Martin.
Iglesia y Convento de las Teresas |
Iglesia y Convento de las Teresas |
MUSEO DE ARTE RELIGIOSO JUAN DE TEJEDA – O Monastério San José, se encontra no centro histórico da cidade e pertence à congregação das carmelitas descalças. O edifício construído entre os séculos 17 e 18, e foi adaptado à casa da família Tejeda que a cedeu para o monastério. O museu ocupa o primeiro dos claustros do monastério, que conta com mais 11 claustros que continuam sendo utilizados pelas monjas. As peças expostas no museu em sua maioria são provenientes da Catedral de Córdoba. Localização cruzamento da Calle Independencia com Calle 27 de Abril, ao lado da Plaza San Martin.
Museo de Arte Regilioso Juan de Tejeda |
MUSEO DE BELLAS ARTES “DR. GENARO PÉREZ” – Fundado em 1943, é considerado o “Museu de Córdoba”, já que possui uma das mais completas coleções de arte argentina e melhor conservadas. Esta instalado em uma linda mansão de estilo francês construída em 1910. Quando estive lá havia uma exposição de um atual e famoso artista argentino, que ocupava todo o museu, portanto as obras da exposição permanente não vi, o que lastimo pois me disseram que são belíssimas. Mais informações você pode obter no site (clique aqui ) Localizado na Av. General Paz, 33.
Museo de Bellas Artes Dr. Genaro Perez |
Museo de Bellas Artes Dr. Genaro Perez |
BASILICA SANTO DOMINGO – Quando a ordem dos pregadores se estabeleceu em Córdoba, no século 16, fizeram a diagramação do seminário e da igreja, porém sua construção foi iniciada em 1857 e inaugurada em 1861. Sofreu várias modificações que resultaram em uma fachada simples com características renascentista. Possui cúpulas revestidas de cerâmicas. A peça de maior valor é a imagem da Virgem ali abrigada. Localizada na Av. Vélez Sarsfield, 30.
Basilica Santo Domingo |
Basilica Santo Domingo |
Basilica Santo Domingo |
Passeios localizados na região de NUEVA CÓRDOBA (a maioria encontra-se na Av. Hipólito Yrigoyen).
Av. Hipolito Yrigoyen - bairro Nueva Córdoba |
PATIO OLMOS – É um shopping localizado entre o centro histórico e a área conhecida como Nova Córdoba. Ele está instalado em um prédio de estilo italiano, inaugurado em 1909, que abrigou a Escuela Superior de Varones Gobernador Olmos. Em 1977 o edifício foi abandonado devido a um grande terremoto que danificou a edificação. Em 1992 foi passada a concessão, por 35 anos, para a empresa Patio Olmos. A fachada foi preservada e somente trocaram as antigas janelas por vidros fixos. Um ótimo local para bater perna. Localizado na Av. Vélez Sarsfield, 361.
Patio Olmos |
PASEO DEL BUEN PASTOR – Um local situado na parte inicial da área Nueva Córdoba, que funciona como um misto de centro cultural, turístico, recreativo e de contemplação. O edifício abrigou uma prisão para mulheres, teve sua fachada restaurada, com a revalorização da Capela que é um local de alto valor patrimonial e arquitetônico. Dentre as atrações uma das que mais atrai a atenção do público é a fonte de águas dançantes, que oferece apresentações envolvendo movimento de águas, iluminação e música. Localizado na Av. Hipólito Yrigoyen, 325.
Paseo del Buen Pastor |
Paseo del Buen Pastor - Capela |
Paseo del Buen Pastor - interior da capela |
IGLEZIA DEL SAGRADO CORAZÓN DE LOS PADRES CAPUCHINOS – Em minha opinião, uma das construções mais bonitas de Córdoba, quando se trata de igrejas, a mais bonita. De longe já se enxerga suas lindas torres, que ficam com maior destaque devido às construções modernas que a rodeiam. Esta igreja foi inaugurada em 1933, e pelo seu estilo, a impressão é que foi construída a muito mais tempo. É obra de um arquiteto e escultor italiano que aplicou o estilo neogótico, de modo que o templo possui muitos arcos, gárgulas, azulejos coloridos, vitrais e desenhos rebuscados. Realmente muito, muito linda, vale a pena conhece-la. É o local de parada do Bus City Tour. Localização: atrás do Paseo del Buen Pastor.
Iglesia del Sagrado Corazon de los Padres Capuchinos |
Iglesia del Sagrado Corazon de los Padres Capuchinos |
Iglesia del Sagrado Corazon de los Padres Capuchinos - detalhe do portal |
Iglesia del Sagrado Corazon de los Padres Capuchinos |
Iglesia del Sagrado Corazon de los Padres Capuchinos |
Iglesia del Sagrado Corazon de los Padres Capuchinos - interior |
Iglesia del Sagrado Corazon de los Padres Capuchinos - vitral |
Iglesia del Sagrado Corazon de los Padres Capuchinos - altar principal |
Iglesia del Sagrado Corazon de los Padres Capuchinos - interior |
Iglesia del Sagrado Corazon de los Padres Capuchinos - interior |
Iglesia del Sagrado Corazon de los Padres Capuchinos - interior |
Iglesia del Sagrado Corazon de los Padres Capuchinos |
PALACIO FERREYRA – Museo Superior de Bellas Artes Palacio Ferreyra – Como o próprio nome identifica, trata-se de um palácio construído em 1916, que até a década de 90, serviu como residência para uma riquíssima família cordobesa, que pelo fato de não gostarem do inverno, passavam as estações quentes em Córdoba e seguiam para a residência de Paris, para ali desfrutar a estação quente do continente europeu. O projeto foi feito em Paris de modo que a arquitetura e decoração possui elementos franceses. A propriedade está instalada no centro de um lindo parque, que serve de moldura para a linda construção. Atualmente ali esta instalado o Museo Superior de Bellas Artes Palacio Ferreyra, que abriga uma importante pinacoteca que pertence ao Governo da Provincia de Córdoba. Recomendo a visita, tanto pelas obras quanto pela arquitetura. Outras informações acesse o site (clique aqui). Localização Av. Hipólito Yrigoyen, 511.
Dica: Caso você for visitar o Museo Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa, que fica próximo, recomendo que o faça primeiro, pois é possível comprar um ingresso combinado para o Emilio Caraffa e o Palacio Ferreyra, onde o preço deixa praticamente um dos ingressos gratuitos.
Palacio Ferreyra |
Palacio Ferreyra |
Palacio Ferreyra - interior |
MUSEO PROVINCIAL DE BELLAS ARTES EMILIO CARAFFA – Edifício construído no ano de 1916, na parte antiga possui estilo neoclássico e foi construído em linha curva acompanhando a linha da Plaza España, local onde está localizado. Foi ampliado em 1962 e esta nova parte possui estilo moderno. É considerado um dos pontos principais relativo às atividades artísticas da cidade, e tem exposto pinturas, desenhos e esculturas. É diferente, mas na minha opinião as obras são “modernas demais”. Vale a pena conhecer por causa de sua importância no cenário local, mas digo que fiz uma visita muito rápida, já que não me interessaram os trabalhos ali expostos, a arquitetura é interessante. Caso queira saber mais sobre o museu acesse o site (clique aqui). Localizado na Av. Poeta Lugones, 411.
Museo Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa |
Museo Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa |
Museo Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa - interior |
Museo Provincial de Bellas Artes Emilio Caraffa - interior |
PLAZA ESPAÑA – foi inaugurada em 1890, no entanto sua forma atual foi definida em 1980. É um ponto central que possibilita o encontro de diversas ruas e avenidas principais da região de Nueva Córdoba, também atua como elo entre o bairro e o Parque Sarmiento. Foge do padrão de praças que conhecemos, pois é adornada com uns monumentos cúbicos, os quais não embelezam o local como deveriam, isto em minha opinião, mas como já estamos ali, vamos conhece-la.
Plaza España |
Plaza España |
PARQUE SARMIENTO – É um parque localizado no bairro de Nueva Córdoba, local muito frequentado pelos moradores local. É composto por lagos, pontes, jardins, mirantes e largas avenidas. Estive ali no final de semana, e havia uma feira com produtos da culinária local (empanadas, churros, lanches, salgados, doces, etc.), pois havia uma comemoração pelo aniversário da cidade. Aproveitei para almoçar os deliciosos petiscos cordobeses e circular em meio a população local, uma tarde muito agradável. O local é lindo e você não pode deixar de conhecê-lo. O parque também abriga o Farol do Bicentenário (Faro del Bicentenario) e o Zoológico da cidade.
Parque Sarmiento |
Parque Sarmiento |
Parque Sarmiento |
Parque Sarmiento |
Parque Sarmiento |
FAROL DO BICENTENÁRIO – Faro del Bicentenario – É um lindo monumento, localizado na entrada do Parque Sarmiento. Foi inaugurado em 2011 e seu nome é em homenagem ao bicentenário da Argentina. Possui 80 metros de altura e com a inclusão da antena sua medida chega na casa dos 100 metros. Ele faz parte do projeto denominado como Centro de Interpretação do Bicentenário e Arquivo Histórico, que contará com salas de exposições e auditório. Ainda encontra-se em construção, inclusive o revestimento externo do farol ainda não foi aplicado. O farol deverá ser um ícone da cidade de Córdoba, a exemplo de outros existentes no país.
Faro del Bicentenario |
ZOOLÓGICO – Não há muito que se falar de um zoológico, concordam? Então informações sobre horários e preços de ingresso, acesse o site ( clique aqui )
Passeios localizados na região do corrégo LA CAÑADA + área cívica
LA CAÑADA (arroyo/corrégo) – É um dos símbolos da cidade de Córdoba, e apesar de sua aparência de um córrego muito inofensivo, é uma ameaça à cidade com seus transbordamentos que já causaram grandes prejuízos e transtornos no passado. A última grande inundação ocorreu em 1939, e foi a causa que determinou a execução das obras que vemos hoje. Seu curso de água segue pela parte central de Córdoba, criando um local muito bonito para passeios, devido a arborização à sua volta, bem como, as lindas pontes que cruzam o córrego. A Av. Marcelo T. de Alvear margeia boa parte do La Cañada na área central.
La Cañada |
La Cañada |
La Cañada |
PLAZA DE LA INTENDENCIA – É uma praça localizada na área central da cidade e tem instalados em suas laterais o Palacio de Justicia, o Palacio Municipal 6 de Julio e o córrego La Cañada. É um local bonito e em seu centro possui um monumento em formato de pirâmide (em vidro). Também em uma das esquinas há um bonito monumento em homenagem aos heróis da guerra das Malvinas. Um local para se conhecer de passagem.
Plaza de la Intendencia |
Plaza de la Intendencia - Monumento aos heróis da guerra das Malvinas |
PALACIO DE LA MUNICIPALIDAD – Nome oficial Palacio Municipal 6 de Julio é onde funciona a prefeitura de Córdoba, seu nome faz referência a data de sua inauguração. Depois de diversas instalações e tentativas de construção da sede oficial da prefeitura, foi iniciada em 1953 a construção do atual edifício, sua inauguração ocorreu em 6 de julho de 1961. O palácio tem vista para a Plaza de la Intendência e para a Plaza Marques Desobremonte.
Palacio de la Municipalidad |
Palacio de la Municipalidad |
PALACIO DE JUSTICIA – É um edifício que possui uma arquitetura fantástica. Muito belo e conservado, fica localizado entre a Plaza de la Intendência e a Plaza Marques Desobremonte. A parte frontal fica virada para a Plaza Marques Desobremonte. Além de bonita, é realçada pela beleza da praça. Pelo que pesquisei não está aberto para visitação turística, mas vale a pena conhece-lo externamente, durante o passeio pelas duas praças.
Palacio de Justicia |
Palacio de Justicia |
PLAZA MARQUES DESOBREMONTE – Também identificada como Paseo Marques Desobremonte, foi construída no século 18 e é frequentada pelo público local. Seu destaque é a enorme fonte na parte central, que fica um nível abaixo da altura da praça. Ao seu redor tem destacado o Palacio de Justicia, cuja parte frontal adorna ainda mais a vista da praça.
O engraçado é que quando se busca informações sobre atrações turísticas de Córdoba, não se menciona este local, acabei descobrindo por acaso, já que buscava a Plaza de la Intendencia e inicialmente pensei ser esta. É uma das paisagens mais bonitas que vi em Córdoba, acho que deveria ser mais divulgada. Bom, estou fazendo a minha parte.
Plaza/Paseo Marques Desobremonte |
Plaza/Paseo Marques Desobremonte |
Plaza/Paseo Marques Desobremonte com Palacio de Justicia ao fundo |
Plaza/Paseo Marques Desobremonte |
PLAZA ITALIA – à margem do córrego La Cañada e na Av. Marcelo T. de Alvear, está localizada esta praça, que foi inaugurada em 1982 como uma homenagem a comunidade italiana que reside em Córdoba. Possui um grande monumento com desenhos em baixo-relevos, que representam Romulo e Remo.
Plaza Italia |
Plaza Italia |
PASEO DE LAS ARTES – É onde se realiza a maior feira de artesãos da cidade, ela acontece nos finais de semana próximo às margens de La Cañada. O artesanato argentino é muito bonito e de qualidade, então na feira você encontrará excelente produtos para serem apreciados e comprados. Esta feira inicia suas atividades no meio da tarde e segue até 21/22 horas. Eu gostei muito de tudo que vi por ali, e como não podia deixar de ser, comprei alguns produtos em couro, muito BBB (bons, bonitos e baratos). Também, praticamente mesclado com a feira, funciona um mercado de pulgas (antiguidades).
Paseo de las Artes |
Paseo de las Artes |
ESTÂNCIAS JESUÍTICAS
A questão de ordem religiosa, é algo muito forte na história de Córdoba e dentre elas, se não a mais forte porém de grande destaque é a da Ordem Jesuítica, que deixou um extenso legado no que diz respeito a evangelização, cultura e educação. Vale citar que Córdoba, funcionava como “a capital”, ou seja, a principal administração da Compañia de Jesús, que atuou na Argentina, Paraguai e no sul do Brasil, precisamente Rio Grande do Sul, e isto fez que com que desengavetasse meu projeto de conhecer a região das Missões (que engloba o Rio Grande do Sul e Paraguai). Citei vários pontos, no centro histórico de Córdoba, que podem ser visitados e onde você conhecerá bastante sobre a mencionada ordem. No entanto, há uma parte que funcionou fora da cidade, e que consiste em locais imperdíveis para passeios, que são denominadas como Estâncias Jesuíticas.
Elas ficam em povoados/cidades próximas a Córdoba, e recomendo que ao visita-las o faça por meio de tours oferecidos pelas agências de turismo da cidade, já que pelo que notei, visita-los por conta própria não deve ser interessante, pois os deslocamentos parecem ser complicados e são em áreas rurais, além de faltar as explicações feitas pelos guias turisticos.
As principais Estâncias Jesuíticas são:
Estância Alta Gracia – localizada na cidade de Alta Gracia, a 39 km de Córdoba.
Estância Caroya – localizada na cidade de Colonia Caroya, a 50 km de Córdoba .
Estância Jesús María – localizada na cidade de Jesús María, a 50 km de Córdoba.
Estância Santa Catalina – localizada na região de Ascochinga, a 70 km de Córdoba.
Estância La Candelaria – localizada na cidade de Cruz del Eje, a 74 km de Córdoba.
Eu tive oportunidade de conhecer as Estâncias Caroya e Jesús Maria, então vou falar um pouco sobre como é o tour para visita-las. Em um único tour é possível conhece-las, incluindo uma parada em Colonia Caroya, onde é possível comprar salames artesanais, os quais são feitos ali, e são considerados os melhores da Argentina. Comprei e comprovei a qualidade dos mesmos.
ESTÂNCIA CAROYA – Após sairmos de Córdoba, pegamos a estrada rumo à Colonia Caroya que fica distante de Córdoba, aproximadamente 50 quilômetros. Chegando ali nos dirigimos diretamente para a Estância Caroya que fica em uma área rural do povoado.
A construção é colonial e muito bonita de se ver, ao adentrar no edifício já se sente uma mudança climática, devido a espessura das paredes, construídas com finalidade de aplacar o calor durante o verão e manter a temperatura mais agradável durante o inverno. Geralmente as estâncias consistem em uma entrada para um grande pátio, sendo que as construções são feitas ao redor deste.
O guia vai explicando a finalidade de cada aposento/parte da estância, e informando como funcionava durante a permanência dos jesuítas.
A Estância Caroya é simples, foi a primeira instalação rural organizada pela Companhia de Jesus em 1616.
Estancia Caroya |
Estancia Caroya |
Estancia Caroya |
Estancia Caroya |
Estancia Caroya |
Estancia Caroya |
Após a visita, passamos pelo local onde se vendem os salames e de lá seguimos para a cidade de Jesús María, que praticamente é colada a Colonia Caroya. Chegando ali nos dirigimos direto para a Estância Jesús María.
ESTANCIA JESÚS MARÍA – Linda construção! Ao chegar ali, de imediato, já se nota a importância desta estância em relação à visitada anteriormente. Foi a segunda instalação rural da Companhia, cuja construção foi iniciada em 1618. A construção segue o padrão das estâncias que era a construção dos edifícios/cômodos, ao redor de um grande pátio. Nesta estância encontra-se a sede do Museo Jesuitico Nacional.
Não é permitido fotografar a parte interna (cômodos), somente dá para fotografar a parte externa e os pátios, mas já vale a pena.
Estancia Jesús María |
Estancia Jesús María |
Estancia Jesús María |
Estancia Jesús María |
Eu recomendo a visita a pelo menos uma das estâncias, pois assim você terá um entendimento melhor a respeito da importância da ordem jesuítica, por aquelas bandas.
CIDADES TURISTICAS
Córdoba esta cercada de cidades turísticas, com destaque para a região serrana. Portanto, querendo fazer uma viagem, com estadia maior na região, vale a pena consultar e conhecer as cidades que oferecem atrativos turísticos e estão localizadas nas cercanias da capital da província de Córdoba. As agências de turismo oferecem diversas opções, fiz passeios com uma delas e gostei bastante do atendimento prestado, é a Nativo Viajes, você pode obter informações no site ( clique aqui ).
Região serrana |
Região serrana |
Dentre as cidades mais visitadas encontram-se Villa Carlos Paz, Alta Gracia e Villa General Belgrano, no entanto, além destas há muitas outras. Pelo pouco tempo que tinha disponível, pude conhecer somente Villa Carlos Paz, a qual descrevo a seguir:
VILLA CARLOS PAZ – É uma cidade localizada nas serras cordobesas, está muito próxima da capital, portanto é um destino muito procurado pela população local, nos finais de semana, que para ali se dirigem para tomar seu mate ou fazer seu churrasco na beira do famoso Lago San Roque, ou simplesmente ficar ali zanzando e observando o movimento que se forma às margens da avenida que circunda o grande lago.
É uma cidade muito graciosa, e possui muitas atrações, principalmente noturnas tais como bares, restaurantes, discotecas, etc. Um de seus pontos fortes são os teatros, que se concentram em uma única rua, provocando junto com o comércio ali instalado, um movimento constante, inclusive durante o inverno. Esta rua é similar a Av. Corrientes em Buenos Aires, local com a maior concentração de teatros do país.
O movimento noturno de Carlos Paz é tão bom, que no verão, durante toda a noite, há transporte a cada 15 minutos entre Córdoba e Villa Carlos Paz, que possibilita os moradores da capital, irem e voltarem com total segurança, já que podem beber o quanto quiserem sem se preocupar com o volante. Minha próxima ida a Córdoba será no verão, para comprovar isto...rs.rs.rs...
Há possibilidade de ir a Villa Carlos Paz, por conta própria, basta pegar um ônibus no terminal rodoviário da cidade e seguir para lá. Chegando em Villa Carlos Paz, você pode começar a caminhar para conhecer o local, já que a cidade é bem pequena e o movimento se concentra em volta do lago San Roque.
Villa Carlos Paz |
Villa Carlos Paz - Lago San Roque |
Villa Carlos Paz - Lago San Roque |
Villa Carlos Paz - Lago San Roque |
Villa Carlos Paz - Lago San Roque |
Villa Carlos Paz |
Uma das atrações é o Relógio Cuco gigante, que fica instalado no centro de Villa Carlos Paz, a cada 15 minutos (salvo engano) o passarinho dá o ar da graça, e vários turistas ficam no local esperando ele aparecer para dar o seu clique fotográfico. Eu fui um deles e consegui....rs.rs... olha o mico!!!
Villa Carlos Paz - Relogio Cuco |
Villa Carlos Paz - Relogio Cuco |
Villa Carlos Paz - Relogio Cuco |
Devido a minha curta estadia, tive que ir a Villa Carlos Paz por meio de tour, o que foi muito superficial, mas deu para se ter uma boa ideia do local.
Vou voltar a Córdoba, para conhecer um pouco mais dos arredores da cidade e todas as estâncias jesuíticas que não consegui conhecer.
Bom para dois dias de passeio, acho que consegui fazer milagre !! Espero que você tenha curtido as informações que apresentei e comece a planejar uma viagem para conhecer esta cidade/região maravilhosa. Pela quantidade de brasileiros que vi por lá, ao que tudo indica é um dos roteiros que está entrando na moda.
Um abraço,
Benevide