Genebra é uma cidade muito tranquila, inclusive pelo fato de ser uma cidade grande já que é a segunda maior cidade da Suíça. Encontra-se na parte francesa do país e junto com Zurique é considerada como um dos melhores locais do mundo para se viver. Também é uma das cidades mais caras do mundo.
Classificada como uma cidade global, é um dos principais centro da diplomacia e cooperação internacional, motivo pelo qual já foi palco para assinatura de diversos tratados em prol da paz mundial e abriga várias organizações internacionais, tais como: Nações Unidas, Cruz Vermelha, UNESCO, etc.
É também um dos mais importantes centros financeiros do mundo.
A economia de Genebra é orientada principalmente para serviços, sendo que diversas grandes corporações mundiais possuem sede ali.
A grande tradição na área da relojoaria é um dos destaques da cidade.
Durante o processo da Reforma Protestante, esta foi uma cidade que teve grande participação, fazendo com que em 1536 os genebrinos se declarassem protestantes. Ali o líder protestante João Calvino, residiu e participou ativamente do movimento, sendo considerado à época como líder espiritual da cidade. Na Catedral da cidade, esta exposta a cadeira, onde Calvino se sentava para proferir os sermões.
Notei diferença entre as cidades de idioma francês e os de idioma alemão, me pareceu que as pessoas das cidades mais ao norte do país (parte alemã) são mais extrovertidas, alegres, comunicativas. Na parte francesa nota-se claramente a discrição francesa, no entanto não deixam de ser corteses e atenciosas.
Como disse no post inicial sobre a Suíça, esta foi uma viagem em que praticamente não visitei museus e aqui em Genebra não foi diferente. Fiz um passeio de único dia, que ocorreu assim:
• Cheguei pela manhã e fui direto para o hotel, que fica praticamente ao lado da estação de trem. Fiquei hospedado no HOTEL CORNAVIN ( clique aqui), muito bom, recomendo.
Hotel Cornavin |
Hotel Cornavin |
• Saí para passear e me dirigi diretamente ao Lago de Genebra, já que é uma das atrações principais e dali parti para conhecer os arredores (Jardin Anglais, Relógio de Flores, porto, etc).
• Visitei de perto o Jate d’Eau, em seguida embarquei em um tour de navegação pelas águas do lago.
• No retorno segui para o centro histórico onde visitei a Catedral de Genebra e circulei pela área financeira e comercial
• Como já era tarde, não havia tempo hábil para seguir até o Palacio das Nações e Museu Internacional da Cruz Vermelha, então circulei um pouco mais nos arredores do lago e segui para o hotel. Lembrando que tudo isto fiz a pé, já que as distâncias são curtas, a cidade é plana e é muito agradável circular por ali.
• No caminho para o hotel, aproveitei parei para tomar uma cerveja local, estupidamente gelada já que era verão, o que me abriu o apetite, pois não havia almoçado bem, ou seja, no intuito de conhecer a cidade o máximo possível , neste dia cortei o almoço e substitui por um lanche.
• Com o apetite, totalmente escancarado, optei em jantar em um restaurante Paquistanês, onde tive uma das refeições mais saborosas da viagem, além de que o local fez com que eu me sentisse em uma cidade do oriente.
• Segui depois para o hotel já que no dia seguinte, logo pela manhã iria para Montreux.
Esta foi a única noite que passei em outra cidade, durante o período em que estive na Suíça, já que minha base de hospedagem ficou sendo Zurique, conforme já relatei no post inicial.
Resolvi, contar de modo resumido como foi o meu dia, pois agora vou falar um pouco sobre os locais que conheci bem, exceto pelo Palacio das Nações e Museu Internacional da Cruz Vermelha, que apesar de não ter conhecido, são atrações muito recomendadas.
LAGO DE GENEBRA – Na verdade seu nome oficial é Lago Léman, em francês Lac Léman. É o segundo maior lago da Europa Ocidental. Ele é dividido em duas bacias denominadas como Grande Lago e Pequeno Lago (esta se encontra ao Sul junto de Genebra). Na verdade é chamado erroneamente de Lago de Genebra, já que este corresponde somente ao Pequeno Lago. Este lago margeia dois países a Suiça e a França. Na parte suiça, bordeia cidades famosas como Montreux, Lausanne e a própria Genebra.
Com aproximadamente 70 quilometros de superficie, ali todos os esportes e atividades naúticas são praticados.
A Companhia Geral de Navegação sobre o lago Lemano (CGN), realiza passeios turisticos em barcos, e servem tanto o lado frances como o suiço. Informações você pode obter no site ( clique aqui)
Os passeios em barco pelo lago, podem ser contratados no próprio local, próximo ao Jardin Anglais.
Lago de Genebra - Porto |
Lago de Genebra |
Lago de Genebra |
Lago de Genebra |
Lago de Genebra |
JET D’EAU – É uma das atrações principais de Genebra, trata-se de uma grande fonte, situada no ponto onde termina o Lago de Genebra. Ele é visto de todas as partes da cidade. 500 litros de água, por segundo, são jorrados a uma altura de 140 metros. Quando em operação, existe cerca de 7.000 litros de água no ar, o que faz com que visitantes que estiverem próximos ao cais de pedra, que dá acesso ao pé da fonte, podem ficar encharcados após uma pequena alteração da direção do vento.
O primeiro jato foi instalado em 1886 e atingia apenas 30 metros de altura, posteriormente foi ajustado e desde 1891 encontra-se na localização atual. Com esta mudança sua altura passou a ser 90 metros. O atual Jet d’Eau foi instalado em 1951.
Este chafariz opera durante todo o ano, tendo sua atividade suspensa em caso de geada e vento forte.
Jate d'Eau |
Jate d'Eau |
Jate d'Eau - base da fonte |
Jate d'Eau |
Jate d'Eau |
JARDIM INGLÊS – Jardin Anglais – Localizado ao lado do lago, próximo ao porte e da base da cidade antiga. Sua entrada é marcada pelo Relógio de Flores. É um local muito arborizado, organizado e limpo. Ótimo para dar uma descansada e observar o movimento local.
~es |
Jardin Inglês ao fundo |
Adicionar legenda |
RELÓGIO DE FLORES - Horloge Fleurie – Na terra dos relógios, não poderia deixar de existir um relógio de flores e este fica às margens do Lago de Genebra, na entrada do Jardin Anglais.
Relógio de Flores |
CATEDRAL DE GENEBRA - A Catedral de São Pedro ou Catedral de Genebra, (em francês: Cathédrale de Saint Pierre), está localizada no centro histórico, e desde 1535 é a principal igreja protestante da cidade. Antes da Reforma a mesma era um templo católico. O atual edifício teve a maior parte de sua estrutura construída entre 1150 e 1250, já que antes do ano 1000, já funcionava ali como igreja. Desde 2009 a catedral está inscrita na lista de honra do Patrimônio Europeu. Em seu interior fica exposta a cadeira onde Calvino se sentava para proferir os sermões.
Catedral de Genebra |
Catedral de Genebra - interior |
Catedral de Genebra - detalhe no teto |
Catedral de Genebra - portal interno |
Catedral de Genebra |
Catedral de Genebra - cadeira utilizada por Calvino durante os sermões |
Catedral de Genebra - interior |
CENTRO HISTÓRICO – Fica próximo ao lago de Genebra, basta você verificar no mapa local ou perguntar. Trata-se de um local com várias ruas para pedestres, estreitas e muito lindas, compostas por vários prédios antigos e lindas pracinhas. Basta sair caminhando/curtindo/fotografando o local. Há muitas lojinhas, galerias de artes e dentre outras coisas, lojas de chocolate..... Estendendo um pouco mais sua caminhada, você poderá observar locais onde estão instalados museus, teatros e, inclusive, a bela Catedral Ortodoxa Russa, que tem linda cúpulas douradas.
Centro histórico |
Museu Rath - Genebra |
Grand Theatre Genebra |
área central de Genebra |
Catedral Ortodoxa Russa - Genebra |
Cúpulas da Categral Ortodoxa Russa |
área central - Genebra |
PALÁCIO DAS NAÇÕES – É onde esta instalada, desde 1996, a Sede Européia das Nações Unidas. O edificio foi construido entre 1929 e 1937, sendo ali a primeira sede da Liga das Nações e a partir de 1946 passou a ser ocupado pela Organização das Nações Unidas-ONU. O edifício encontra-se situado na Rua da Paz, e ocupa terrenos que pertenciam ao Parque Ariana.
Palacio das Nações - foto: pt.wikipedia.org |
Visitas Guiadas - Os tours estão disponíveis em mais de 15 idiomas e dura uma hora. Entre em contato, antecipadamente para idiomas além do Inglês e Francês.
Dias/horários:
De setembro a março , nos dias úteis (de segunda a sexta-feira):
Manhãs : das 10 às 12 horas ( passeios começam às 10h30 e 12h00 )
Tardes : 14 às 16 horas ( passeios começam às 14h30 e 16h00 )
De abril a junho , dias úteis (de segunda a sexta-feira) e no sábado:
Manhãs : das 10 às 12 horas ( passeios começam às 10h30 e 12h00 )
Tardes : 14 às 16 horas ( passeios começam às 14h30 e 16h00 )
Em Julho e Agosto, dias úteis (de segunda a sexta-feira) e no sábado:
Atendimento initerrupto: 10 às 16hs ( passeios começam às 10h30 , último tour 16h00 )
Palais des Nations
14 , avenue de la Paix
Geneva 10
Email: visit-gva@unog.ch
Outras informações podem ser obtidas no site ( clique aqui)
MUSEU INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA - Musée International de la Croix-Rouge et du Croissant-Rouge - É um museu que trata sobre temas relativos aos trabalhos humanitários realizados pela organização da Cruz Vermelha, ao redor do mundo. Ele está localizado na Avenue de la Paix 17, próximo ao Palacio das Nações, portanto há possibilidade de fazer um tour combinado, aproveitando para conhecer duas das principais atrações de Genebra.
Museu Internacional da Cruz Vermelha - foto: overtheclothes.wordpress.com |
Horários de visita: de terça-feira a domingo a partir das 10h, de abril a outubro fecha às 18h e de novembro a março às 17h.
Demais informações você poderá obter no site ( clique aqui)
Caso você queira conhecer rapidamente Genebra como eu fiz, para um dia é o que dá para fazer, agora havendo interesse e possibilidade de ficar um pouco mais na cidade, há muito que conhecer. Acho valida uma estadia maior em Genebra, até porque não é uma cidade que você volta a toda hora e como disse atrações é o que não falta. Deixo aqui a relação de algumas delas, com os respectivos sites:
Grand Théâtre (opera e ballet) - site
L'Orchestre de Chambre de Genève - site
Comédie de Genève - site
Théâtre de Carouge - site
Théâtre de Saint-Gervais - site
Théâtre Am Stram Gram - site
Museu de Arte e História - site
Museu Ariana - site
Museu Internacional da Reforma Protestante - site
Museu de História Natural - site
Museu de Arte Moderna e Contemporânea - site
Museu Patek Philippe - site
A respeito de Genebra é isto o que tenho a escrever, no próximo post sobre a Suíça falarei sobre Lausanne e Montreux, duas cidades muito lindas com interessantes atrações.
A gente continua se comunicando por aqui.
Um abraço,
Benevide