quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

INDIA - Varanasi - parte 6




VARANASI

E chegamos ao final da viagem, que aconteceu na cidade de Varanasi (Benares),  considerada sagrada pelos hindus, já que ali se realizam os ritos de maior importância para os adeptos da religião hinduísta.

Dentro da cultura hindu todos devem pelo menos uma vez na vida ir a Varanasi para purificar-se nas águas sagradas do rio Ganges, então por ai você pode imaginar a quantidade de visitantes internos que a cidade recebe, isto sem contar os inúmeros estrangeiros que por ali passam.

Ghat em Varanasi

Ghat em Varanasi

Varanasi

Minha chegada na cidade aconteceu no meio da tarde, de modo que seguimos direto para o hotel e no final da tarde, um guia me pegou para conduzir-me em um tour por alguns pontos da cidade, mais precisamente às margens do rio Ganges. Eu não entendi muito bem como seria o tour, mas deixei para esclarecer durante o passeio.

Começamos o passeio por um templo identificado como "Mother India Temple". Eu não notei nenhum caráter religioso por ali, o seu destaque é uma grande maquete da Índia, demonstrando a questão da terra, ou seja, identificando as regiões e como são compostas, por vales, montanhas, lagos, rios, etc. Ela tem toda uma formatação em relevos e segundo informou o guia, segue as medidas reais dos locais, levando-se em conta a regra de escalonamento.

Passando por Varanasi se der de cara com o templo e quiser visitar, ok, caso contrário não vale a pena deslocar-se somente para ver aquela grande maquete.


Mother India Temple - maquete em relevo da Índia

Mother India Temple

Mother India Temple

Saindo dali, seguimos para a parte central de Varanasi, era um sábado a tarde e havia muita, mas muita gente circulando pelas ruas (o guia me informou que estava "praticamente vazio"????), e tudo naquele esquema de gente, gado, motos, bicicletas, riquixás, tuc-tucs, carros, etc.etc. todo mundo andando para lá e para cá, sem semáforo, sem guardas, nada. Segui o que aprendi por lá, "vá caminhando sempre em frente e não se desvie de nada, pois todos se desviarão de você"......rs.rs.rs....  gente, parece loucura, mas dá certo!

Varanasi

Varanasi

Varanasi

Varanasi é muito colorida, e as muitas lojas de tecidos existentes por ali (cuja técnica é dominada pelos muçulmanos locais) tornam o colorido mais intenso. Aliás as melhores sedas do país encontram-se ali.

Varanasi - loja de sedas....... com uma ilustre cliente...rs.rs..

No meio de todo aquele movimento eis que surge o rio Ganges, com seus interessantes "Ghats", que são aquelas escadarias que descem até dentro do rio.

Rio Ganges

Rio Ganges

Sacerdote nas margem do Rio Ganges

Chegando ali o guia falou durante um bom tempo, me explicando como tudo funcionava e ai eu entendi como seria o ponto alto do tour.

Todos os dias os sacerdotes estudantes de um templo que fica nas margens do Ganges, no inicio da noite, descem às margens do rio, em um local já definido e ali realizam o ritual GANGA AARTI .

Local do ritual Aarti

A cerimônia Ganga Aarti - Ritual de Amor e Devoção, realizada todos os dias ao por do sol, tem como significado e essência a crença de que  “Deus” oferece a todos diariamente sua “Luz Divina” e o Aarti é um forma do hindu agradecer a luz recebida. As oferendas ao rio incluem flores, água, fogo, leques representando o ar e incensos.

Pessoas de todos os pontos da Índia, tem como objetivo nas visitas a Varanasi assistir a este ritual (no nosso caso espetáculo, já que é muito bonito), então imagine uma multidão que vai chegando e tomando assento nas escadarias próximas ao local definido para o ritual, aliado a isto começam a chegar embarcações lotadas de gente que vão atracando no rio em frente ao local onde se realiza o ritual, e dos barcos assistem o desenrolar do evento.

Um pouco antes da chegada dos sacerdotes, um grupo de músicos começa a tocar cânticos sacro-hindus, com instrumentos bem diferentes que produzem sons muito envolventes, criando assim uma atmosfera muito propicia ao evento.

E eis que a multidão vai abrindo caminho para a fila de sacerdotes que chega para iniciar o ritual, todos vestidos de laranja. Nada de monges carecas, etc. São jovens comuns, da casta dos sacerdotes que estudam e terão como "profissão" o trabalho de atuar como sacerdotes.

Sacerdotes chegando para o ritual Aarti

Sacerdotes no ritual Aarti

Tive a sorte de ficar em um local, por onde passavam as oferendas, ou seja, os lindos e grandes incensários, as tochas de fogo, etc.




E eis que tendo como fundo a música tocada pelo grupo musical, os sacerdotes começam a entoar os mantras e fazer as oferendas ao rio.

Eu penso que independente da religião de cada um, assistir a um espetáculo e demonstração de fé do povo hindu daquela magnitude, é algo que dificilmente não vá emocionar você.

Oferenda do incenso

Oferenda do incenso

Oferenda do incenso

Oferenda das luzes

Oferenda das luzes

Oferenda do fogo

Oferenda do fogo

Como já disse anteriormente o povo hindu é bastante ordenado para participar de eventos onde envolvam multidões, e ali não foi diferente. Todos sentados e prestando atenção ao desenrolar do ritual, alguns rezando, outros aproveitando e fazendo oferendas diretamente ao rio, enfim foi muito bonito e tranquilo.







Este evento é muito famoso, tanto que depois assistindo a novela "Caminho das Índias", vi que eles mostram a realização do mesmo. Também em documentários sobre a Índia é comum mostrarem tomadas do Aarti.

Eu realmente estava fechando minha viagem à Índia com chave de ouro.

No dia seguinte de madrugada, seguimos novamente para as margens do rio Ganges, e depois de uma olhada no movimento dos fiéis que estavam se purificando ou preparando-se para purificar-se, durante o amanhecer, adentramos em uma barca para navegação pelo sagrado rio Ganges para ver os "Ghats", os banhos rituais e os lugares de cremação.


Contemplar os fiéis banharem-se e adorarem o rio é uma das experiências mais extraordinárias que um turista pode desfrutar na Índia, pois a demonstração de fé é muito grande e bonita. Olha, precisa ter fé mesmo para entrar naquele rio, pois ele é muito poluído........

Muita poluição nas margens do rio Ganges







Este homem não esta fazendo banho ritual, ele é um trabalhador
que passa o dia todo dentro do rio, sua profissão é lavador de roupas

Milhões de peregrinos vão ao rio para purificar-se nas suas águas, assistir a antigos rituais, consultar astrólogos e expulsar o "karma" negativo.

Ver o amanhecer navegando pelo rio Ganges, foi uma das coisas mais bonitas que aconteceu na viagem, e para nossa felicidade naquele dia o amanhecer foi simplesmente "the best"!

Rio Ganges

Rio Ganges

O final da navegação ocorreu ao lado de uma das áreas destinadas à cremação, de onde se tem uma vista panorâmica do negócio, pois não se aproxima do local. A visão não é das melhores, portanto para mim foi suficiente ver algumas piras funerárias fumegando com os cadáveres que naquele dia estavam sendo cremados.

Local de cremação de cadáveres - uma pira abaixo da coluna de fumaça

Local de cremação de cadáveres - na pira funerária (fogueira)

Local de cremação de cadáveres - na pira funerária (fogueira)
Depois disto o guia fez uma rápida passada por alguns pontos da cidade, inclusive pelo campus da Universidade Hindu Benares e retornamos ao hotel, encerrando assim minha viagem por aquele país.

Poderia ter feito mais alguma coisa em Varanasi, mas como estava muito cansado, era final da viagem, estava muitooooo quente e Varanasi, excluindo o que já havia visto, não me pareceu interessante para explorá-la sozinho, resolvi ficar descansando no hotel e me preparando para a continuação da viagem que teria inicio no dia seguinte.

Deste modo, posso dizer que a viagem para a Índia, foi uma das melhores experiências que me proporcionei até o momento. Voltei de lá um pouco mudado, pois passei a enxergar várias coisas de um modo diferente, a valorizar novos pontos e desvalorizar outros que até então eram tão importantes para mim e descobri que para nada serviam. Entendo que muita gente volte de lá dizendo-se "melhor espiritualizado", não sei se chega a tanto, mas alguma mudança você deve sentir sim, no meu caso entendo que foi para melhor....... pois mexeu com o meu lado humanitário!

Tentei passar o máximo de informações e da forma mais descontraída possível, espero que você tenha gostado e que já inicie um projeto para visitar aquele país tão diferente.

Namastê!!


Benevide 

Nenhum comentário:

Postar um comentário