quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

PERU - Parte 3 - CUSCO e MACHU PICCHU


Machu Picchu

CUSCO
E lá vamos nós falar um pouco sobre um dos roteiros turísticos mais importantes, conhecidos e desejados do mundo. “MACHU PICCHU”.

Em geral perguntam se você conhece ou não Machu Picchu, ninguém te aborda e pergunta “Você já foi a Cusco?”. Fica-se a impressão de que Machu Picchu é um local independente de Cusco.

O que acontece é que você vai para Cusco e estando lá há muitos passeios para se fazer na cidade e arredores e dentre eles o mais famoso, que é a ida até Machu Picchu.

Sendo assim, vou procurar falar de modo geral sobre o que Cusco oferece em matéria de diversão/passeios e como se faz para chegar a Machu Picchu.

Cusco é uma cidade muito agradável de visitar, pois ela é pequena, graciosa, muito colorida enfim um lugar ÚNICO.

Em minha opinião ela só tem uma coisa negativa, a questão da ALTITUDE, pois está a mais de 3.000 metros do nível do mar. Boa parte das pessoas que vão para lá, não ficam totalmente OK na questão saúde, já que o mal de altura conhecido ali por “sorochi”, causa dores de cabeça, falta de ar, náuseas, etc. Mas tudo controlável.

Eu tenho problemas com altitude e descobri isto quando cheguei a Cusco, durei apenas 10 minutos, comecei a passei mal dentro do aeroporto e dali fui direto para o hotel, cheguei lá e fiquei deitado durante 2 horas, até que me recuperei um pouco para começar a passear.

Fiquei muito doente todo o período que estive lá, pois não tomei as pílulas para evitar o “sorochi”. Estas pílulas são vendidas em qualquer farmácia de Lima ou de Cusco, chamam-se “SOROCHI PILLS”. Sabendo disto, quando fui ao Equador, via Lima, já sai do aeroporto de Lima tomando as pílulas e foi tranqüilo. Então recomendo que em Lima já comprem as tais pílulas e tomem quando estiverem no avião.
Pilulas contra o mal de altura

Na chegada a Cusco é recomendável que se faça refeições com alimentos leve, isto para aliviar o mal estar.

Hospedagem - procure ficar hospedado na área central de Cusco. Quando fui, fiquei hospedado fora da área central e não foi legal, pois tinha que ficar pegando táxi toda hora para ir ao centro, apesar de baratos incomoda ficar dependente deles para toda saída. Além do mais o centro de Cusco é muito bonito e o movimento é muito interessante, já que há turistas de todo o mundo circulando para lá e para cá, dia e noite.

Fotografia – O que você mais irá ver em Cusco são as típicas índias locais, conhecidas como “cholas” e muitas crianças indígenas, todos com seus trajes típicos e muitas vezes acompanhados de llamas. Se quiser fotografá-los, peça autorização e pague, pois se você tirar fotos e não quiser dar uma contribuição é uma confusão dos diabos. Mesmo usando zoom, você precisa ser muito discreto, para que não percebam que estão sendo fotografados sem remuneração...rs.rs....



Passeios – São muitas as opções de passeios em Cusco, tanto na cidade como em seus arredores. Quando estive lá fiquei 5 dias e foi muito pouco, deixei muita coisa por fazer. Além dos passeios citados neste Post, você poderá fazer outros tours, caso seja de seu interesse, para isto na internet há um vasto material a respeito de informações sobre Cusco. Eu estou passando aqui o que considero como principais passeios.

Boletos Turísticos – Antes de começar seus passeios, verifique se não é interessante comprar o Boleto Turístico, pois é uma forma econômica de visitar diversos museus e sítios arqueológicos, os quais se encontram no “pacote” oferecido pelo boleto. Ele é valido por vários dias (informe-se) e há vários circuitos. Então veja o que melhor te atende. Eu recomendo que você compre lá em Cusco, quanto aos locais que os vendem, no centro de Cusco você verá identificações ou no hotel poderão te informar. Segue o site onde constam informações - http://www.cosituc.gob.pe/tarifas.php (clicar aqui). Vale esclarecer que os valores cobrados para os peruanos são diferentes dos cobrados dos turistas estrangeiros, a diferença é a indicação de “turismo interno”, ou seja, o valor cobrado dos peruanos, para os demais é “tarifa general”. Acho legal este tipo de incentivo ao turismo interno, que ocorre por lá em diversos setores.

City tour – Caso seu tempo esteja escasso ou você queira, há possibilidade de fazer o city tour oferecido pelas agências de turismo em Cusco. Em geral eles abrangem conhecer a Plaza de Armas, La Catedral, Iglesia de la Compañia, Koricancha, Mercado de Artesanato, etc. Mas como são passeios de fácil acesso, minha recomendação é fazê-los por conta própria e deixar os tours guiados para locais mais específicos que exigem este tipo de visita.

A seguir, vou citar alguns passeios que você pode fazer por conta própria na região central.

Plaza de Armas – é a praça principal de Cusco, estar ali já é um lindo passeio, pois a mesma está rodeada por belos prédios tais como a Catedral e Igreja da Companhia, além de outros com a arquitetura típica de Cusco (portais) que abrigam lojas, restaurantes, etc.

Plaza de Armas

Plaza de Armas

Plaza de Armas

Plaza de Armas - vista de um mirante

La Catedral e Iglesia de la Compañia - São duas igrejas vizinhas que estão alocadas na Plaza de Armas, possuem uma arquitetura lindíssima e diferente. A visitação interna é imperdível.

La Catedral

Iglesia de la Compañia

Iglesia de la Compañia

Iglesia de la Compañia


Koricancha - Templo del Sol – Trata-se das ruínas do templo do Sol, que estão localizadas no centro de Cusco.
Koricancha

Koricancha

Koricancha - vista externa

Mercado de Artesanato – artesanato é algo que você verá em cada esquina de Cusco, no entanto, há um mercado de artesanato que reúne diversos artesões, onde fica mais fácil fazer as compras ou mesmo apreciar a arte cusquenha, pois fica tudo concentrado em um único local. Comprei várias coisas ali.

Para fazer os passeios citados a seguir, recomendo que você os faça por meio de tours guiados, já que salvo engano, não é possível fazê-los por conta própria. Trata-se de ruínas, portanto a explicação dos guias faz com que você entenda melhor qual era a finalidade do local e a história em geral.

Sacsayhuamán * Q”enqo * Pucapucara * Tambomachay – o tour abrange os quatro locais que são muito diferentes um dos outros. São ruínas e locais sagrados. Fica próximo da cidade de Cusco.
Sacsayhuaman

Sacsayhuaman

Sacsayhuaman

Q'enqo

Q'enqo

Puca Pucara

Puca Pucara

Tambomachay

Tambomachay

Valle Sagrado (Pisac – Ollantaytambo – Chinchero) – o tour abrange os três locais. Estão localizados afastados da cidade. Eu não consegui fazer este tour, porém meus amigos Gustavo e Isabel, fizeram e contribuem com estas informações:

“Vale Sagrado
Fechamos o passeio com uma empresa turística que nos pegou no hotel. O ônibus saiu da Plaza de Armas, no centro histórico de Cusco por volta das 9hs. O tour é de um dia inteiro e passa pelos seguintes locais: Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero.

O que mais impressiona nesse passeio é a grandeza e a maravilhosa visão dos Andes. Todo o trajeto feito pelo ônibus passa pelo vale dos Andes, de modo que, tanto de um lado como do outro vemos paisagens deslumbrantes.


Vale de los Andes

A primeira parada (cerca de 30 minutos) foi em uma feira de artigos de artesanato. Na minha opinião os artigos das feiras de Cusco são mais interessantes. De qualquer forma valeu a parada para ver como os artesões fundem os anéis, brincos e colares de prata. Segundo o guia são matérias-primas puras dos Andes.

Na sequência seguimos para Pisac, que fica num pico dos Andes. A paisagem é composta por diversos platôs encravados nas montanhas, os quais eram usados para plantação. Dessa foram a água das chuvas era coletada/armazenada para utilização no plantio. Também é possível ver antigas residências. Por ser um local elevado, servia como posto de guarda.

Pisac

Pisac

Pisac

Pisac

Seguimos para o almoço em Urubamba.

Após, fomos para Ollantaytambo. Que também é uma ruína em forma de platôs. Para conhecer o local é preciso ter bastante fôlego (assim como em Pisac), pois é necessário subir toda a ruína. Porém, quando se chega ao topo tudo é recompensado diante da vista que o local oferece.

Esse local é um ponto muito especial no Peru, pois lá do alto é possível ver as formações rochosas que dividem os Andes em norte, sul, leste e oeste. Daquele ponto os Incas podiam se orientar para ir para a selva amazônica, área litorânea, em direção a Cusco, ou seguir para o norte em direção à América Central.

Dali podemos ver uma pedra gigantesca retangular que segundo consta séculos atrás os incas a levaram até lá. Não consegui encontrar uma explicação para que tal pedra fosse deslocada para lá, nem mesmo com a tecnologia dos dias atuais.

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Algumas pessoas ficaram em Ollantaytambo para seguirem de trem até Machu Picchu. Provavelmente chegaram lá à noite para fazer o passeio no dia seguinte. É uma opção interessante também. Nós seguimos para Chinchero.

Em Chinchero paramos em uma pequena aldeia nativa, onde vimos todo o processo de tingimento da lã de alpaca. Eles demonstram que as cores saem das ervas e plantas dos Andes. Havendo interesse é possível comprar o material oferecido pelos nativos, que é bem rústico.

Chinchero

Chichero

Chinchero

De lá retornamos para Cusco, aonde chegamos lá por volta das 20hs. É um passeio longo, mas não cansativo, pois paisagem deixa o tempo passar bem rápido.”

San Blás – Bairro muito próximo do centro, onde você pode fazer caminhadas por suas ruas cujas casas são construções do estilo cusquenho e abrigam muitas lojas de artesanato, galerias de arte, restaurantes, etc. É um bairro muito colorido e gostoso para passear.

San Blás

Iglesia de San Blás

San Blás

Museus – Cusco conta com uma grande variedade de museus, vários voltados para a cultura inca. Alguns deles são: Museo Histórico Regional, Museo de Arte Contemporâneo, Museo de Arte Popular, Museo Inka, etc. Sugiro que você procure material informativo nos guichês de informações turísticas que estão espalhados por toda Cusco, recepções dos hotéis ou guias específicos. Caso você compre um dos Boletos Turísticos poderá obter informações no material recebido.

Danças Típicas – Há um espetáculo de danças típicas/folclóricas de Cusco e região, que é muito lindo e baratinho. É um show que vale a pena conhecer, pois permite entender melhor a região de Cusco e o próprio cusquenho. O nome do local é CENTRO QOSQO (clicar aqui), localizado na Av. el Sol 604 - Cusco Fica na região central e o show é no horário noturno.
Show no Centro Qosqo

Show no Centro Qosqo

Show no Centro Qosqo

Comidas - você terá a sua disposição uma gama enorme de pratos e guloseimas típicos da região cusquenha, portanto deixo a seu cargo conhecê-los e prová-los. Minhas dicas são: não deixe de provar o “choclito” que é um milho cozido, cujos grãos são claros e enormes. Prove também a carne de alpaca que é servida em bons restaurantes. Ela é parecida com a carne de porco.
Carne de alpaca

Choclito

Artesanato - os produtos de Cusco são diferentes dos de Lima, é claro que há muita coisa semelhante, mas a padronagem e cores muda um pouco, eu acho os de Cusco mais coloridos, tenho muitas coisas de lá. Pelo fato de Cusco ser mais turística que Lima, os preços costumam ser mais altos.

Lãs – os artigos de lãs são muitos, inclusive com lã de alpaca. Ela tem uma textura muito interessante que proporciona à peça leveza e suavidade. Caso queira algo mais fino, porém mais caro, veja as peças em lã baby-alpaca. Como o próprio nome diz, são lãs extraídas dos filhotes de alpaca, que gera produtos de extrema qualidade e bom gosto. Eu tenho “trocentas” peças de ambos os tipos de lã....rs.rs.rs.rs.....

MACHU PICCHU

Para conhecer o “umbigo do mundo” é necessário comprar o tour oferecido pelas agências de turismo, aonde já vem tudo incluído e você se preocupará somente com as fotos que irá tirar e o visual que irá apreciar.

Machu Picchu está localizado em um povoado chamado Águas Calientes e para chegar lá, será por meio de trem.

O roteiro dos tours é o seguinte:

Bem cedo o transporte (van/microônibus/táxi) passará no hotel/pousada para pega-lo e levá-lo até o terminal ferroviário.

Já no terminal ferroviário você embarcará no trem com destino a Águas Calientes.

Trem para Machu Picchu

Trem para Machu Picchu

Se possível procure sentar-se do lado esquerdo do trem, pois assim terá uma visão melhor da paisagem que irá se descortinar durante a viagem, inclusive, quando a via férrea começar a margear o Rio Urubamba. O tempo entre Cusco e Águas Calientes é de aproximadamente 4 horas.
Rio Urubamba

Rio Urubamba

Rio Urubamba

Chegando em Águas Calientes, você será guiado para a área de embarque nos microônibus que te levarão até o complexo arqueológico de Machu Picchu. Se puder sente-se do lado direito do ônibus, pois a vista é melhor. O trajeto dura cerca de 20 minutos.
Aguas Calientes

Após uma grande subida, você chegará ao complexo, onde lhe serão dadas orientações quanto ao melhor caminho para adentrar no sitío arqueológico. Você estará na companhia de um guia que irá explicar ponto a ponto as atrações do complexo.

Quando você der conta, estará em um ponto no alto, tendo a seus pés toda a beleza do complexo de Machu Picchu. A sensação nem vou comentar, quando você chegar lá, sinta e se quiser me conte depois.

Eu me senti muito feliz e realizado quando me dei conta que estava ali, pois inicialmente a sensação era de que eu estava vendo mais uma foto do complexo e não vivendo aquela situação. Nossa, acho que já falei demais...rs.rs.rs....
Machu Picchu

Machu Picchu

Machu Picchu

Machu Picchu

Machu Picchu

Machu Picchu

Machu Picchu

Finalizado o tour guiado, você terá um tempo livre para ficar curtindo o ambiente e fixarão um horário máximo para a descida.

Neste tempo, você poderá comprar lanche/bebidas e fazer seu almoço ali mesmo entre as ruínas, ou se quiser, pode já tomar o microônibus e descer para almoçar ou simplesmente zanzar em Águas Calientes.

No final da tarde, conforme a orientação recebida você embarcará no trem para Cusco, fazendo o trajeto de volta.

Chegando ao terminal ferroviário de Cusco, haverá alguém escalado para te levar ao hotel/pousada.

O movimento é grande tanto na ida como na volta, pois todo mundo vai para lá e volta praticamente no mesmo horário.

Então, recomendo que quando chegue a Cusco, já faça sua reserva, assim você garante os melhores horários e fica tranquilo a respeito do principal passeio a ser feito em sua viagem a Cusco.

Caso você queira ficar mais tempo em Águas Calientes, há possibilidade de fazer outros passeios a sítios arqueológicos e explorar todos os pontos de Machu Picchu, pois além do passeio tradicional, há pontos onde para se chegar são necessárias horas de caminhada. Basta se informar a respeito.

Puxa vida, agora me deu vontade de largar tudo, pegar minha mochila, embarcar em um avião e ir curtir a vista de Machu Picchu. Local que quero retornar em breve, pois uma visita, não foi o suficiente.

Meu agradecimento para Gustavo e Isabel, pelas informações e fotos cedidas.

Um abraço e até a próxima!

Benevide

Nenhum comentário:

Postar um comentário